TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MEDIDAS LEGAIS QUE AS EMPRESAS PRECISAM SEGUIR EM RELAÇÃO À SEGURANÇA DO TRABALHO E A IMPORTANCIAS DAS CAMPANHAS

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

Cornélio Procópio

2014

NIVALDO PRINCIPE

AS MEDIDAS LEGAIS QUE AS EMPRESAS PRECISAM SEGUIR EM RELAÇÃO À SEGURANÇA DO TRABALHO E A IMPORTANCIAS DAS CAMPANHAS

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Segurança no Trabalho da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Legislação e normas técnicas em segurança do trabalho e práticas trabalhistas, Saúde ocupacional e medicina do trabalho, Ética, política e sociedade.

[pic 8]

Cornélio Procópio

2014

INTRODUÇÃO

Esta produção textual apresenta importância das campanhas  realizada pelas empresas sobre a segurança no trabalho para seus funcionários

As organizações estão em fase de transformação a concorrência é cada vez maior e o crescimento da empresa gera também a preocupação com a segurança de seus funcionários.

O comprometimento e interesse dos colaboradores são essenciais para que a segurança aconteça transformando qualquer ambiente de trabalho, em um local seguro para a realização de suas tarefas.

DESENVOLVIMENTO

Hoje o assunto sobre segurança do trabalho tomou conta de todas as empresas, devido ao grande numero de acontecimentos, passou a pensar mais nos meios de se evitar os riscos de acidentes no ambiente de trabalho.

Ao analisar o sistema das empresas em relação a segurança do trabalho, pode-se perceber que é um fator importante para o desenvolvimento da empresa umas vez que o funcionário sentindo-se seguro ele realiza de maneira eficiente seu trabalho, gerando então uma boa produtividade para a empresa.

               A segurança do trabalho é determinada por normas e leis, em nosso país, a Legislação de segurança do trabalho é caracterizada por Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho – OIT, ratificadas pelo Brasil. Os acidentes e doenças decorrentes do trabalho, arrastam um grande números de pessoas a dependerem desse órgão, pois quando acontece acidente com o trabalhador o mesmo deve buscar auxilio na Previdência Social.

A organização deve implantar programas e campanhas de motivação a seus funcionários para que utilizem de forma correta todos os equipamentos de proteção disponíveis na empresa.

                            A divulgação de normas para a  prevenção de acidentes é importante a realização de cursos e palestras ajudam na conscientização dos funcionários quanto a segurança no trabalho.

        No texto segurança na prática é salientado que deve-se lembrar que a boa instrução contribui para a segurança do mesmo se ela não especificamente prática de segurança. A boa instrução faz do homem, um trabalhador melhor, mais satisfeito com seu trabalho e sua indústria, e mais desejoso de acompanhar os programas  implementados pela empresa onde trabalha e seus supervisores.

A implantação de sistemas de segurança no trabalho deve ser parte da constante na política das organizações, os programas preventivos possuem as  vantagens e a minimização dos riscos, associação ainda a autoestima, e melhoria da produtividade e da concorrência das empresas, sendo adequado para se criar uma imagem de responsabilidade para com seus funcionários.

                              A empresa precisa anunciar de forma clara os riscos a que estão sujeitados os funcionários da empresa. Essa conscientização pode ocorrer através de palestras, utilizando a comunicação visual, risco, cuidado, placas de perigo, o Mapa de Risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com