TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Que Administradores De Empresas Precisam Ter Conhecimentos De Econômia?

Trabalho Universitário: Por Que Administradores De Empresas Precisam Ter Conhecimentos De Econômia?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 2

A economia de um país, conhecida como macroeconomia, pode influenciar a situação financeira de qualquer empresa, seja ela grande, média ou pequena. Apesar de que dependendo das transformações econômicas que ocorrem todas sofrem mais ou menos os impactos.Uma crise econômica em um país que está a milhares de distância do Brasil pode afetar a saúde econômica de uma empresa aqui. Hoje isto está cada vez mais frequente devido a conhecida Globalização, a qual tem encurtado as distâncias entre as pessoas e as empresas.

Devido a esta situação contemporânea da economia mundial é que se deve a importância imprescindível ao administrador ficar atento à situação econômica do país, como também a do planeta.

Uma variação na taxa básica de juros, por exemplo, pode influenciar o caixa da empresa e a possibilidade de empréstimos para investir no crescimento desta.Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”

Administração é o conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade para a obtenção de um resultado eficaz.

Simplificando, a administração ocupa-se de maximizar a produção de bens e serviços, segundo o padrão desejado e usando a menor quantidade (ou o melhor conjunto) dos recursos disponíveis. Pode-se dizer que a economia estuda como as pessoas usam os recursos para produzir os bens. Outra definição conhecida de economia é “a ciência da escassez”, ou seja, é a ciência que busca entender o que as pessoas fazem, como elas se organizam, na falta de recursos. Tempo também é uma restrição econômica (orçamentária), é um recurso escasso!

Aqui vai a minha simplificação: O administrador estuda para ser um bom jogador; o economista, para ser um bom árbrito e criador de regras. Mas quão separadas são as coisas? Pensem em futebol. Um jogador de elite que não conhece as regras? Um árbitro, sentado em mesa criando as melhores regras, que nunca jogou futebol? Quão bom podem ser esses profissionais?

Qual o objetivo da administração? É um dos objetivos principais a busca pela maximização do lucro das empresas através da busca da produtividade. Aqui já temos a primeira definição incompleta de um sem o outro. O objetivo do bom administrador é a maximização do lucro econômico da empresa. E isso faz muita diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com