TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MÍDIAS ARTICULADAS A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  10.672 Palavras (43 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 43

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

LUCIA FABER

AS MÍDIAS ARTICULADAS A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Otacílio Costa – SC, 2011


LUCIA FABER

AS MÍDIAS ARTICULADAS A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, da Universidade Federal do Rio Grande, como requisito para obtenção do título de Especialista em Mídias na Educação, sob a orientação da Professora Wanderléa Pereira Damásio Maurício

Otacílio Costa – SC, 2011


LUCIA FABER

AS MÍDIAS ARTICULADAS A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, da Universidade Federal do Rio Grande, como requisito para obtenção do título de Especialista em Mídias na Educação, sob a orientação da Professora Wanderléa Pereira Damásio Maurício.

Rio Grande, RS ____ / _____ /2011.                Nota: __________

Wanderléa Pereira Damásio Maurício

Orientadora

Coordenação de Pós-Graduação

Otacílio Costa – SC, 2011


AGRADECIMENTOS

        A todos que amo. Existem luzes no céu, mas as que brilham com maior intensidade são as que foram acesas no escuro quando as outras não estavam. Um cantinho no mundo está mais brilhante porque vocês contribuíram muito, auxiliaram nos momentos difíceis, me apoiando para alcançar meus ideais.

... No céu projetaram-se cenas da minha vida, em cada cena havia dois pares de pagadas na areia, uma era minha e outra no Senhor Deus, quando a última cena apareceu olhei para trás e notei que muitas vezes havia apenas um par de pegadas na areia, isso aborreceu-me porque justamente eram nos momentos de maior aflição e dificuldade, quando questionado o Senhor Deus me disse, nestes momentos eu te carregava no colo... A Deus, que sempre esteve presente ao meu lado.

Aos meus pais, Pedro e Dirce, que nestes 28 anos, ensinaram-me incessantemente a gostar do conhecimento, do aprendizado e a correr em busca dos meus sonhos nunca desistindo ao deparar-me com obstáculos.

    você em especial, que chegou junto com a primavera, me fez alguém bem melhor do que eu era, me trouxe o sol, me fez amar e ser feliz de novo... obrigada pelo companheirismo e cumplicidade.

A mim mesma, que por vezes me senti sozinha na caminhada e tive garra e coragem de enfrentar os desafios, pois meu objetivo era maior.


        

“O LIVRO DA VIDA ... As páginas da vida são cheias de surpresa... Há capítulos de alegrias, mas também de tristeza, há mistérios e fantasias, sofrimentos e decepções. Por isso não rasgue páginas e nem pule capítulos, não se apresse em descobrir os mistérios, não perca as esperanças,  pois muitos são os finais felizes. E nunca se esqueça do principal: no livro da vida, o autor é VOCÊ...”

(Autor Desconhecido)


RESUMO

Este Trabalho de Conclusão de Curso trata de um estudo com o tema “As mídias articuladas a prática pedagógica como recurso didático: desafios para a formação docente”. Os professores são privilegiados por estarem em companhia de seus alunos a maior parte do tempo, podendo analisar, observar e aplicar suas aulas com tecnologias que melhor se adaptem às suas realidades. Eles devem conhecer diferentes mídias com as quais podem trabalhar com o uso da tecnologia, as novas linguagens trazidas por essas mídias, situando-as no contexto da escola em que atuam. Através do uso de diversos recursos tecnológicos torna-se possível estabelecer trocas de informação, interação entre professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, enriquecendo o conhecimento produzido durante suas aulas. Objetivou-se identificar as mídias como recursos didáticos importantes no processo de ensino e aprendizagem do cotidiano em uma escola estadual, no município de Fraiburgo – SC. No decorrer deste estudo, apresentamos a pesquisa de campo efetuada com vinte professores da referida escola e atuantes no Ensino Fundamental séries finais (6ª à 8ª séries) e Ensino Médio, de todas as disciplinas. Tal pesquisa nos permitiu concluir que as mídias são importantes como recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem do cotidiano escolar, pois os professores apontam que as mídias têm provocado mudanças positivas na participação dos alunos em suas aulas, além do que, procuram realizar seu trabalho da melhor maneira e se interessam em buscar informação e fazer a diferença.

Palavras-chave: Tecnologia. Mídias. Recursos didáticos. Ensino e aprendizagem.


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Utilização das mídias        28

Figura 2 – Plano de trabalho        29

Figura 3 – Articulação das mídias na prática pedagógica        30

Figura 4 – Compreensão das mídias        31

Figura 5 – Mudanças positivas na participação dos alunos        33


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        8

3 REFERENCIAL TEÓRICO        10

3.1 Mídias        10

3.2 A Prática Pedagógica        15

3.3 Algumas reflexões sobre a formação docente e a utilização das mídias        18

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.8 Kb)   pdf (495.5 Kb)   docx (395.9 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com