TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES DE TRABALHO CAUSADAS PELA INDUSTRIALIZAÇÃO

Dissertações: AS RELAÇÕES DE TRABALHO CAUSADAS PELA INDUSTRIALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

A revolução industrial consistiu na troca das ferramentas pelas máquinas, do trabalho humano pelas máquinas, onde antigamente o trabalhador era quem produzia e agora é apenas quem opera as maquinas, e a transferência do sistema de produção doméstico pelo industrial.

A Revolução Industrial iniciou a partir de 1960 na Inglaterra, encerrando a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção. Alem do surgimento de um novo modo de vida marcada pela expansão das cidades, a produção em larga escala e a divisão da sociedade em burgueses e proletários. Os burgueses eram a classe dominante na era do capitalismo, que era constituída pelos donos das fabricas, comercio, bancos entre outros, enquanto os proletariados eram os grupos de trabalhadores que viviam do salário proveniente do seu trabalho.

O processo de Revolução Industrial se dividiu em três etapas:

• A primeira ocorreu entre 1760 a 1850 restringindo-se somente a Inglaterra, com produção de energia a vapor e bens de consumo;

• A segunda etapa aconteceu durante 1850 a 1900 quando se dissipou pela Europa, Ásia e América. O surgimento de novas indústrias aumentou a concorrência entre elas, o que permitiu o seu desenvolvimento, o aparecimento de novas formas de produção de energia além de provocando a expansão das ferrovias e a inovação no transporte através da criação do barco a vapor em 1807 e da locomotiva a vapor em 1825;

• A última etapa teve inicio no ano de 1900 e permanece até hoje, com o aparecimento de várias empresas dos mais diversos ramos, a difusão do meio de comunicação, surge o novo método de se produzir a produção série além de avanços na indústria química e tecnológica. (CHAVES, 2012).

Com a Revolução Indústria o ritmo de trabalho nas fabricas eram ditadas pelas máquinas e não mais pelo ritmo da natureza, isto fez com que a vida no trabalho fosse mais dura, com jornadas de 14 a 16 horas por dia sem direito a qualquer direito trabalhista.

Em 1824 foi criada a lei que permitiu as primeiras associações operárias legais. Com o surgimento dessa lei varias manifestações e greves ocorreram, porém reprimida com violência. Aos poucos as lutas operárias apresentaram efeitos anos depois melhorando a condição de trabalho nas fabricas e minas.

A Revolução Industrial foi responsável por varias transformações e por reorganizar a economia mundial, apresentando características positiva quando analisado os avanços tecnológicos, porém apresentam-se também pontos negativos quando avaliado as questões ambientais, o que nos faz pensar melhor na relação entre o homem e a natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com