TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTENTE SOCIAL : ECOLOGIA SUSTENTÁVEL, JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA, DEMOCRACIA E PAZ

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 9

UNIDERP - FACULDADE ANHANGUERA POLO SOROCABA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL; SOCIOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Maria Aparecida Celini - RA.8564914631

Gilson Amorim - RA.8526913818

Edna Maria Simões Bueno-  RA.8950196311

Renata Fuentes - RA.8526913709

Adriana Ap. dos Santos Silva - RA.8738106022

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutor Presencial EAD -  Cintia Regina Fernandes Ruberti Demilite.

Professora EAD -  Ma. Mariciane Mores Nunes.

Sorocaba

2014

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................03
  2. CAPÍTULO II DOS DEVERES FUNDAMENTAIS.............................................03
  3. POSTURA DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE OS TEMAS: ECOLOLOGIA SUSTENTÁVEL, JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA, DEMOCRACIA E PAZ.............................................................................................................................04
  4. O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOVAS PRÁTICAS NESTE CONTEXTO SOCIAL ..............................................................................06
  1. RELATÓRIO FINAL ..............................................................................................07
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................08

1 – INTRODUÇÃO

Nosso trabalho está baseado no código de ética da assistência social, onde aprofundamos no Capítulo II dos deveres fundamentais do serviço social, que dentro dos seus artigos visa respeitar toda e qualquer ideologia e filosofia de vida, dentro de suas limitações, preservando assim uma harmonia entre a população. Tendo o compromisso ético-político de preservar as necessidades básicas.
Abordamos a postura do assistente social diante dos temas; ecologia sustentável, justiça social e econômica, democracia e paz. Diante de um momento crítico na história da humanidade, a diversidade de cultura e formas de vida, com a finalidade e destino comum, preservando uma biosfera saudável para todos.
Justificando uma sociedade sustentável, conscientizando o papel de cada um e garantindo seus direitos aos recursos de maior necessidade. Desenvolvendo novas práticas neste contexto sustentável onde o assistente social busca conscientizar a função e dever de cada um na sustentabilidade do meio ambiente. Protegendo e restaurando lugares notáveis pelo significado cultural e espiritual.
Proteger os direitos a liberdade de opinião, expressão e reunião pacifica. Intensificando assim a importância de todo e qualquer ser vivo com respeito e consideração.

2 - CAPÍTULO II DOS DEVERES FUNDAMENTAIS

Art.5° O assistente social deve dentro de suas funções deve respeitar as crenças do atendido, sem que isso o seja um limitador de sua intervenção, saber respeitar ideologias até o limite do bom senso, este respeitar não pode impedir que o profissional deixasse de realizar suas funções ou impeça que seu foco de atendimento seja contemplado com o encaminhamento de possíveis soluções.

Art 6° Neste objeto de atendimento a família deve ser respeitada e protegida muitas vezes, a família deve reconhecer na pessoa do assistente, o direcionador de seus deveres e responsabilidades, e depois de seus direitos, tornar a família conhecedora de suas habilidades e capacidades mesmo que inertes.

Art 7° O profissional da assistência tem por forca da profissão levar o pleno conhecimento dos benefícios trazidos pela integração, a ele e facultado dever de ser esclarecido, a ele cabe a obrigação de reconhecer nas falhas do sistema social e fazer com que seus assistidos caminhem por si só na direção destes benefícios.

Art.14° O assistente social tem por dever ser um facilitador, e para isso deve poder caminhar pelas várias áreas ligadas as necessidades de seus assistidos o respeito as especialidades, o respeito aos demais profissionais que vão atuar nestes processos sociais e para o assistente uma ferramenta de trabalho imprescindível.

3 - POSTURA DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE OS TEMAS: ECOLOLOGIA SUSTENTÁVEL, JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA, DEMOCRACIA E PAZ

"A Carta da Terra está concebida como uma declaração de princípios éticos fundamentais e como um roteiro pratico de significado duradouro, amplamente compartido por todos os povos[...] A Carta da Terra será utilizada como um código universal de conduta para guiar os povos e as nações na direção de um futuro sustentável".

Para chegar a este propósito, e imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa

responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações, a humanidade e parte de um vasto universo em evolução.

A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade

dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos,

uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, aguas puras e ar limpo.

O profissional da assistência tem em sua formação princípios e estes são os que nos ligam a realidade da terra em que habitamos, estes princípios nos lançam diretamente a os desafios da profissão, pois nos dias hoje encontramos dificuldade em exercer regras simples de convivência, respeitando as diversidades existentes, sentimentos como compaixão, amor, são para muitos desconhecidos e impraticáveis muitas vezes, e como ensinar algo que muitos desconhecem no serviço social a construção de conceitos de sociedade justas, sustentáveis, pacíficas e nosso grande desafio, Construir uma sociedade, Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacificas, generosas, sociedades equilibradas ligadas diretamente a forma de vida de nossa civilização capitalista.

Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, conscientizar que justiça social está ligada a tudo neste termo em especial atenção a diversidade biológica e aos processos naturais que sustentam a vida, determinar novos padrões de consumo e reprodução permitir que a sociedade seja responsabilizada para reabilitação de tudo que for possível deve ser também um desafio real da profissão, pois ai também está a justiça social ativa.

Cabe também ao profissional da assistência em nível de política pública fazer zelar e construir mecanismos para garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável, nossa profissão nos permite condição de fazer valer em forma de lei e consciência o direito universal a educação que ao nosso ver e o maior desafio de todas as nações e de toda a humidade, , pois através dela tudo pode ser adequado, mudado, e melhorado, aqui está um grande desafio a sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com