TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO FUNDO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ - FASPM

Por:   •  22/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 7

A INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO FUNDO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ - FASPM

Ângela Oliva[1]

Márcia Teixeira[2]
Maria José Silva²
Moisés Vasconcelos²
Taiana Queiroz²
Silvia Ferreira²
Silene Silva²

RESUMO: O presente artigo estabelece uma reflexão sobre a vivência dos alunos no Fundo de Assistência Social da Polícia Militar do Estado do Pará – FASPM, de forma a evidenciar o método de entrevista do profissional de serviço social em suas demandas cotidianas, objetiva também, à compreensão do método de entrevista, bem como, correlacionaremos com as correntes teóricas ministradas nas aulas de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social – FTMSS I.

PALAVRAS-CHAVE: FASPM; Prática Profissional do Assistente Social; FTMSS I; Fenomenologia; Método de entrevista do Assistente Social.  

ABSTRACT: This article establishes a reflection on the experience of students in the Social Assistance Fund of the State of Pará Military Police - FASPM, in order to highlight the professional interview method of social service in their everyday demands, aims also to understand the interview method as well, we will correlate with the theoretical currents taught in theoretical Foundations classes and Methodological of Social Work - FTMSS I.


KEYWORDS: FASPM; Professional Practice Social Worker; FTMSS I; phenomenology; Interview method of the social worker.

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por objetivo descrever o método de entrevista identificado na vivência do Serviço Social no Fundo de Assistência Social da Polícia Militar do Estado do Pará – FASPM. A trajetória foi conduzida em dois momentos, buscando adequar aspectos teóricos e metodológicos da fenomenologia e a observação da entrevista fenomenológica utilizada como instrumento pelas Assistentes Sociais Marion Martins e Sandra Monteiro.

Para a construção deste, utilizamos pesquisa bibliográfica e reflexão das leituras abordadas em sala sobre as práticas funcionalistas e fenomenológicas no exercício profissional do Assistente Social, visando à compreensão das suas práticas, correlacionando com as correntes teorias ministradas nas aulas de FTMSS I.

Foram realizadas também, 06 visitas de vivência instrucional entre os dias 08/06/2015 à 10/06/2015, que proporcionaram o clareamento das particularidades das práticas fenomenológicas realizada pelas Assistentes Sociais Marion Martins e Sandra Monteiro, bem como subsidiaram a elaboração deste trabalho.

 

1 - INSTRUMENTOS DO ASSISTENTE SOCIAL

A utilização dos instrumentais no cotidiano da prática profissional é um fator preponderante para o assistente social. Como todos os profissionais têm seus instrumentos de trabalho, e sendo o assistente social um trabalhador inserido na divisão social e técnica do trabalho, necessita de bases teóricas, metodológicas, técnicas e ético-políticas necessárias para o seu exercício profissional.  

O instrumental abrange não só o campo das técnicas como também dos conhecimentos e habilidades. Como prática profissional, o Assistente Social deve coordenar e executar programas de enfretamento à pobreza, que assegurem a elevação da autoestima, o acesso a bens, serviços e renda para segmentos mais vulneráveis pela situação de pobreza e exclusão social, desenvolver programas voltados para o atendimento aos grupos de maior risco, realizar e disponibilizar estudos e pesquisas no âmbito das Políticas Sociais.

2 – DEFINIÇÕES E DEMANDAS DO SERVIÇO SOCIAL NO FASPM

O Fundo de Assistência Social da Polícia Militar do Estado do Pará, foi fundado em 21 de julho de 1965, e se apresenta como uma entidade de natureza contábil e financeira autônoma, vinculada à Polícia Militar do Pará, desenvolvendo majoritariamente a Política Previdenciária e Assistencial. De acordo com o Art. 1º do Regimento Interno, “tem por finalidade institucional promover o desenvolvimento do setor de Assistência Social, através de Programas que atendam a essa finalidade, destinado aos associados do FASPM contribuintes da ativa, inativos e seus dependentes. ”

          Os atendimentos que as assistentes sociais do Fundo de Assistência Social da Polícia Militar do Estado do Pará realizam, são exclusivos aos Policiais Militares que são contribuintes/associados e seus dependentes. O Serviço Social no FASPM, objetiva uma investigação nas problemáticas demandadas pelos contribuintes em no contexto contemporâneo, para somar e despertar um novo olhar para a realidade tratada por este Fundo, possibilitando o acompanhamento e proporcionando uma nova perspectiva aos associados e seus familiares, desenvolvendo atividades socioeducativas e sócio-recreativas, bem como a assistência social, afim de lhes proporcionar uma melhoria na qualidade de vida.

As atividades executadas no FASPM se classificam em ações prioritárias e ações complementares, sendo a primeira destinada ao atendimento de programas de assistência nos âmbitos, lazer, religiosa, habitação, pecúlio e auxílio funeral, tais como:

        - Assistência ao lazer - estabelecer parceria com instituições socio-recreativas a fim de proporcionar atividades de lazer aos associados e seus dependentes, entre elas, o Clube Cabos e Soldados da PMPA, o Clube de Subtenentes e Sargentos da PMPA e o Clube dos Oficiais da PM/PA e/ou outras entidades relacionadas com essas atividades e de interesse dos associados do FASPM;

        - Assistência religiosa - compreende a contratação, convênio e/ ou financiamento de cerimônia, com fins de eventos fúnebres, ecumênicos, batizados e casamentos;

        - Assistência à habitação -  compreende o fomento de ações que possibilitem o acesso aos associados e seus dependentes à moradia digna, através da aquisição de áreas para a construção e financiamento imóveis residenciais, financiamento de material de construção e mão de obra para reforma, além de firmar convênios e parcerias com agentes ligados ao Sistema Financeiro de Habitação - SFH, cooperativas habitacionais e de crédito, e demais instituições particulares que atuem na área habitacional e financeira;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com