TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE NÚMERO DE FALTAS NO 2º TRIMESTRE: 6

Por:   •  30/11/2022  •  Dissertação  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 6

NÚMERO DE FALTAS NO 2º TRIMESTRE: 6

“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade” (Lev Vygotsky).

Senhores Pais, o presente parecer discorre sobre o período de 16/05/2022 a 19/08/2022 (2º Trimestre). Visa trazer informações sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, tendo em conta os campos de experiência que organizam os saberes e conhecimentos vividos e construídos pela mesma, de acordo com a BNCC (BRASIL, 2017), propostos e realizados na intencionalidade da prática pedagógica, permeados pelos objetivos propostos para o trimestre.

1. Objetivos do Trimestre no Campo de Experiência “O EU, O OUTRO E O NÓS” - Neste Campo de Experiência, entre outros objetivos, buscou-se estimular o desenvolvimento  da criança quanto a: demonstrar  atitudes de cuidado e solidariedade na interação com  seus pares e adultos, bem como  a capacidade de compartilhar os objetos e os espaços com os mesmos; comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender; perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças; compreender e respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

Percebe-se o progresso de Arthur durante este trimestre em vários aspectos trabalhados. A criança teve um notável desenvolvimento e um bom aproveitamento nas atividades propostas. Arthur demostra alegria ao vir a escola, e se mostra confiante em falar com os colegas e colaboradores. É uma criança muito alegre, comunicativa e disposta a participar de tudo que lhe é proposto. Brinca com toda a turma tendo uma forte característica de liderança. Demonstrou avanços na compreensão e colaboração com os combinados estabelecidos em sala de aula. É prestativo e gosta de auxiliar a servir água, na organização da sala, auxiliar os colegas a pegar suas bolsas, a guardar seus pertences. Demostra alegria quando é dito a ele que será ajudante do dia. A criança tem autonomia para organizar seus materiais e seu lanche, além disso, já desfraldou e fica feliz ao urinar no vaso. Arthur sabe nomear partes do próprio corpo, e compreende algumas diferenças entre ele e os colegas como: “A colega é maior que o Arthur”. Costuma compartilhar os brinquedos quando necessário e colabora com as solicitações da professora. Nesse 2º trimestre a criança foi assídua e pontual.

2. Objetivos do Trimestre no Campo de Experiência “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS” - Neste Campo de Experiência, entre outros objetivos, foi estimulada a capacidade da criança de: deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente/atrás, no alto/embaixo, dentro/fora, ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas; explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações; demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo; desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para rasgar, amassar, folhear, rabiscar, desenhar e pintar.

Arthur apresentou um desenvolvimento bastante significativo nesse segundo trimestre,

mostra grande apreço pelo parque, e gosta de correr livremente, brincando de pega-

pega com a professora. Gosta também dos escorregadores e do volante de um dos

brinquedos, onde imagina que estar em um trem. Participa ativamente das atividades

propostas e demonstra correr e pular sem dificuldade. Aprecia participar de danças e coreografias em sala de aula e tem muita atenção para realizar os gestos de forma correta como: com movimentos para frente e para atrás, para cima e para baixo. Em uma dinâmica no parque onde as crianças deveriam reproduzir o movimento alto e baixo de uma gangorra, Arthur, executou satisfatoriamente ao fazer de conta, assim como imitou os gestos da professora com movimentos espelhados. Em uma atividade realizada no parque da escola “Cabo de Guerra”, Arthur mostrou-se bastante participativo e consentrado em puxar a corda com sua equipe

2.1 Psicomotricidade -  

3. Objetivos do Trimestre no Campo de Experiência “TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS” – Neste Campo de Experiência, entre outros objetivos, foi estimulada a capacidade da criança de: utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (areia e massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

As atividades com massa de modelar e com areia despertam sua curiosidade, suas produções são caprichadas, o que demonstra satisfação em realizá-las. (Ex: aviões, coração, caracóis, castelo de areia). Em experiências que tenham contato com papéis, tinta, giz de cera e de lousa, expressa sua criatividade utilizando cores variadas e manuseia corretamente os materiais. Manipula materiais de diferentes texturas: lisas, ásperas, macias e outras. Cuida e aprecia a sua própria produção e a dos colegas. Aprecia diferentes imagens e elementos tridimensionais (objetos, revistas, fotos, produções coletivas, dobraduras e obras de arte).

4. Objetivos do Trimestre no Campo de Experiência “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO” - Neste Campo de Experiência, entre outros objetivos, buscou-se estimular a capacidade da criança de: dialogar com  seus pares  e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões; demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita); formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos; criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com