TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Projeto de pesquisa: ATPS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.266 Palavras (22 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

Através desse estudo de Análise de Investimentos pretendemos aprimorar e enriquecer o nosso conhecimento, para que no futuro venhamos praticar essa ferramenta importantíssima que é a Análise de Investimentos para melhor gerir uma empresa.

O objetivo do estudo é estimular o trabalho em grupo que envolve boa comunicação e capacidade de cooperação. Aplicar o procedimento que será utilizado na vida profissional dos estudantes. Por meio da elaboração, aplicação e análise os estudantes testarão os conhecimentos adquiridos nas aulas.

Etapa 1 passo 1

Passo 1

Tipos de investimentos

A Caderneta de Poupança

A caderneta de poupança é o tipo de investimento mais popular, por apresentar-se da forma mais conservadora possível, com baixo risco e, consequentemente, baixo potencial de rentabilidade.

A caderneta de poupança calcula o rendimento de uma conta de acordo com o aniversário de cada valor poupado (isto é, período de um mês, decorrido de quando um determinado valor foi depositado até o dia em que o mesmo é remunerado). Um inconveniente percebido é que se você precisar resgatar um valor antes do dia do aniversário estará abrindo mão do rendimento referente a ele, já que o mesmo não terá passado o período mínimo lá.

Uma boa dica é, então, efetuar resgates sempre no dia do aniversário ou depois dele, caso o mesmo não seja dia útil, procurando então sempre fazê-lo em dias úteis.

Infelizmente, como o potencial de rentabilidade da caderneta de poupança é bastante baixo, investir exclusivamente neste não é uma boa ideia para um investidor que queira investir de forma séria e visando bons lucros.

No Clube do Dinheiro, publiquei um artigo chamado A Caderneta de Poupança que descreve em detalhes como a mesma funciona, sinta-se à vontade para lê-lo para maiores informações.

Fundos de Investimento

Um fundo de investimento é formado pela união e organização de vários investidores sob uma mesma pessoa jurídica com o intuito de dividir despesas e receitas geradas com suas aplicações.

De acordo com os tipos de papéis em que cada fundo de investimento investe, podemos ter vários tipos de fundos de investimento, sendo os mesmos comumente divididos em fundos de investimento de renda fixa e fundos de investimento de renda variável.

Os fundos de investimento de renda fixa investem como o próprio nome diz, em papéis de renda fixa, facilitando assim para aqueles que possuem um perfil mais conservador determinarem qual será a sua rentabilidade. Na última vez em que fui a uma agência do Banco do Brasil, analisei os fundos de renda fixas lá disponível e os mesmos apresentavam rendimentos que iam de 8.0% a quase 10% a. a., superior à poupança, por exemplo, que em 2008 fechou o ano com 7,90% a.a.

Já os fundos de investimento de renda variável investem, geralmente, em papéis de renda variável, como a aquisição de ações de empresas. Durante muito tempo, era uma excelente aposta escolher fundos de investimentos de renda variável que adquiriam papéis de empresas de commodities, isto é, que trabalhavam com a extração ou manipulação de recursos energéticos e/ou minerais. Alguns desses papéis chegavam a valorizar-se mais de 100% em períodos menores há seis meses. Entretanto, a crise de 2008 surpreendeu a todos e tais empresas foram as primeiras bem como as que mais sentiram com as alterações no novo panorama mundial, tendo muitas vezes suas ações desvalorizadas em mais de 50%. Em outras palavras, devido ao risco desse tipo de investimento, quem investira em fundos de renda variável poderia sofrer naquele período uma perda de mais de metade do valor investido.

Vale lembrar que a poupança é isenta de imposto de renda, já os fundos de investimento não. Além disso, há uma taxa de administração do fundo que deve ser levada em consideração na hora de verificar se a mesma possui um bom potencial ou não.

Certificado de Depósito Bancário

Um certificado de depósito bancário (CDB) trata-se de um título de renda fixa emitido por instituições financeiras visando captar recursos para a criação de reservas, concessão de empréstimos, etc. Quanto maiores às demandas por crédito no mercado, maiores poderão ser os juros praticados pelas instituições financeiras.

Há várias formas de classificar um CDB, por exemplo, segundo o tipo de renda fixa, isto é, como pré-fixado ou pós-fixado.

Um CDB pré-fixado é aquele cujas taxas de juros já são conhecidas no momento da aplicação, o que permite melhor prever quais serão os ganhos.

Já em um CDB pós-fixado, o mesmo varia de acordo com algum índice de mercado, como o TR (taxa referencial), TBF (taxa básica financeira) e o IGP-M (índice geral de preços do mercado).

Desta forma, caso esses índices apresentem a tendência de subirem no período em questão, um CDB pós-fixado pode ser uma boa opção, enquanto que se o índice em questão apresentar queda ou valor estagnado pode ser uma solução melhor a aquisição de CDB pré-fixado também.

Um CDB pode apresentar liquidez diária e resgate automático (CDB DI no Banco do Brasil oferece isso, por exemplo). O ideal é informar-se no banco ou site do mesmo a respeito de quais as vantagens, desvantagens e taxas que incidem sobre os mesmos.

Atualmente, com o fim do CPMF, incidem sobre os rendimentos do CDB (e somente sobre o rendimento!) o imposto de renda (que é reduzido quanto maior o tempo mantendo o dinheiro no banco) e durante os primeiros 30 dias há a incidência do IOF, cujo valor começará em cobrança de “100%” de cobrança de IOF no primeiro dia e chegando a 0% a partir do trigésimo dia.

Recibo de Depósito Bancário

Um recibo de depósito bancário (RDB) funciona de forma similar ao CDB, com a diferença de que o mesmo não pode ser resgatado antes do prazo para o vencimento, bem como não pode ser transferido para outra pessoa.

Em alguns casos, pode-se negociar o resgate antes do prazo com a instituição financeira, ocorrendo somente o resgate do principal, sem os juros.

Títulos Públicos

Os títulos públicos são outra boa opção de investimento principalmente para aqueles com perfil conservador, uma vez que se trata de papéis de renda fixa com garantia de liquidez oferecida pelo Tesouro Nacional.

Há diversos tipos de títulos públicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com