TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Gerencail

Artigos Científicos: ATPS Contabilidade Gerencail. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 CONTABILIDADE GERENCIAL 5

1.1 O SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL COMO SUBSÍDIO AOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NAS PEQUENAS EMPRESAS. 5

1.1.1 Existe de fato uma Contabilidade Gerencial? 6

1.1.2 Diferenças entre Contabilidade Gerencial e Financeira 6

1.1.3 A importancia de Contabilidade para as funções administrativas 7

1.1.4 Criação de valor 8

1.1.5 Principais diferença entre Contabilidade Gerencial e Financeira 9

1.1.6 Contabilidade Gerencial no processo integrado de administração para a tomada de decisão 10

2 MÉTODO DUPONT E TERMÔMETRO DE INSOLVÊNCIA 12

2.1 MÉTODO DUPONT 12

2.2 TERMÔMETRO DE INSOLVÊNCIA 13

2.3 FLUXOGRAMA 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO

A intenção deste trabalho é apresentar a Contabilidade como um instrumento gerencial que está em contínua evolução, cada vez mais, considerada como ciência auxiliar de projeções para o processo decisório da Administração, que depende de tecnologia para o desenvolvimento de seus projetos. Abordaremos temas como a caracterização da Contabilidade Gerencial, a utilização das informações geradas pelo sistema de informação contábil, Contabilidade Gerencial X Contabilidade Financeira, a importância da Contabilidade Gerencial para administração, a criação de valor, a importância para a tomada de decisão, o Sapiens- Gestão Empresarial, entre outros.

A Contabilidade, como ciência, apresentou muitas mudanças nas últimas décadas, mais do que nunca, deixou de ser apenas um instrumento de escrituração fiscal e histórica para contentar as exigências do estado e passou a ser considerada como uma ferramenta que atua diretamente na tomada de decisão.

Este trabalho está estruturado em dois capítulos onde o primeiro traz uma introdução da Contabilidade Gerencial e sua importância para tomada de decisão. O segundo trata da implantação dos Sistema de Informação e sua real importância. Por fim, são apresentadas as considerações a que se chegou a este trabalho realizado.

1 CONTABILIDADE GERENCIAL

1.1 O SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL COMO SUBSÍDIO AOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NAS PEQUENAS EMPRESAS.

Contabilidade Gerencial significa gerenciamento de informação contábil. Para que a informação contábil seja usada num processo de administração, é necessário que essa informação contábil seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela administração da entidade.

Segundo Iudícibus (1993, p.15) “A Contabilidade Gerencial também se vale em suas aplicações de outros campos de conhecimento não circunscritos à Contabilidade.”. Reconhecendo assim que, o desenvolvimento das áreas tecnológicas como a informática, a logística, os recursos-humanos entre outras, aliados aos conhecimentos sociais, forneceram meios para que a Contabilidade utilize-se de técnicas, informações e relatórios feitos sob medida para favorecer as necessidades gerenciais dos administradores.

As pequenas empresas estão cada vez mais inseridas no ambiente dos negócios no Brasil. Esta inclusão traz significativas contribuições nos aspectos econômicos e sociais do país, uma vez que, são muitas as empresas criadas com este perfil as quais movimentam volume considerável de recursos financeiros e mantêm uma expressiva quantidade de pessoas ocupadas. No entanto, tem-se observado que muitas dessas empresas encontram dificuldades para gerir de forma eficaz as suas atividades, motivo este que vem ocasionando a extinção, na maioria dos casos de forma precoce, dessas organizações. Para que as pequenas empresas possam se consolidar no mercado faz-se necessária adoção de procedimentos que permitam aos responsáveis pela tomada de decisões conhecerem através do planejamento e do controle, a real situação financeira, econômica e patrimonial da entidade, sendo assim, a contabilidade seria o instrumento ideal para atingir os objetivos mencionados. Porém a contabilidade vem sendo utilizada apenas para atender as obrigações estabelecidas pelo fisco, não sendo aproveitadas as informações contidas nos relatórios contábeis que podem auxiliar no processo decisório das empresas. Buscou-se, então, verificar a utilização da contabilidade como ferramenta de apoio à gestão nas pequenas empresas.

1.1.1 Existe de fato uma Contabilidade Gerencial?

A Contabilidade Gerencial representa na atualidade uma das principais ferramentas de que, os desses sistemas decorrem do aumento no volume de dados e informações que permeiam a organização, tornando o ato de administrar bastante complexo. Com efeito, não é mais possível gerenciar eficientemente uma organização sem o apoio da Contabilidade Gerencial.

O estudo da Contabilidade Gerencial,auxilia e da base solida na tomada de decisão, pois nesse mundo globalizado no qual vivemos qualquer erro que cometamos numa tomada de decisão pode significar a perda de muito dinheiro, ou até mesmo a falência imediata da empresa, e para que isso não ocorra é que a contabilidade gerencial surgiu, para que esse risco seja praticamente zero, uma vez que ninguém quer nem pensar em uma eventual falência, também devemos lembrar que a Contabilidade Gerencial pode propiciar mudanças já que seus relatórios são capazes de mostrar com tamanha precisão a situação real da empresa, ate mesmo para fazer previsões futuras para um eventual investimento. A Contabilidade Gerencial preocupa-se com a informação contábil útil a administração. Ela é uma atividade fundamental na vida econômica de qualquer empresa, tem como finalidade fornecer instrumentos aos administradores que os auxiliem em suas funções gerenciais.

1.1.2 Diferenças entre Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira

A Contabilidade Gerencial não é um ramo autônomo da Ciência Contábil, como a Contabilidade Financeira. É a integração dos conhecimentos úteis, sob o aspecto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com