TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CONSTITUCIONAL

Artigo: ATPS DE CONSTITUCIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS – CONSTITUIÇÃO II

ETAPA – 1

QUESTÃO – 4

COMO SE EXPLICA O FATO DO CONGRSSO NACIONAL REALIZAR ATOS TÍPICOS DO PODER JUDICIÁRIO, QUANDO MENCIONA QUE A CÂMARA DOS DEPUTADOS OU SENADO FEDERAL JULGA SEUS MEMBROS?

A Constituição de 1988, em seu artigo 55, também seu artigo 52 e inciso I, dispõe sobre essas funções Atípicas do Congresso Nacional, que tem natureza jurisdicional para julgar e cassar seus parlamentares. Alem de suas funções Típicas de Legislar, Fiscalizar a contabilidade financeira, orçamentária e patrimonial do Executivo.

O Congresso Nacional julga sim seus membros, seja a Câmara dos Deputados ou Senado Federal, são funções que ao nosso ver, seria do Poder Judiciário, mas a Constituição delegou esse poder aos Deputados e Senadores que, nos casos de infringência das incompatibilidades, falta de decoro parlamentar e condenação criminal em sentença transitada em julgado, a perda do mandato será decidida pala Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto aberto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva mesa ou partido político representado no Congresso Nacional e assegurada a ampla defesa.

Nesses casos, o Poder Judiciário somente poderá analisar a legalidade da medida, pois as medidas políticas sujeitas à discrição de um dos poderes, são incensuráveis, salvo quando tomados com desrespeitos à Constituição ou às leis. Sendo portanto manifestação do Poder Constituinte Originário, que as atribuições dos poderes são indelegáveis, somente podendo fazer este mister a própria Constituição Federal.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância do estudo das organizações dos poderes e suas independências.

A divisão dos Poderes, e suas funções e independência entre si, sua efetividade e relevância no direito Constitucional e na vida cotidiana.

Os temas tratados serão: Organização dos Poderes; a importância de saber as primeiras linhas teóricas a respeito da tripartição dos poderes, no que consiste o chamado “sistema de freios de contrapesos”, e análises de casos sugeridos pelo ilustre Professor.

Para o desenvolvimento desse trabalho, a metodologia utilizada segue em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT; e, também, com as orientações formuladas desta Atividade Prática Supervisionada - ATPS.

CONCLUSÃO

As atividades solicitadas nas etapas 2 e 3 desta ATPS, contribuíram, sobremaneira, para a nossa compreensão acerca da divisão dos poderes; legislativo, executivo e judiciário que são princípios constitucionais, que veio sobremaneira enriquecer nossos conhecimentos que contribui para o nosso desenvolvimento ao longo do curso e da profissão.

Trata-se de um sistema cujo objetivo é fornecer equilíbrio entre órgãos mutuamente independente e funcionalmente diferenciados, no qual os homens que administra cada poder tem os meios constitucionais para resistir aos abusos dos outros poderes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com