TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Pesquisas Acadêmicas: ATPS DE SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso: Serviço Social

Disciplina: Serviço Social na Contemporaneidade

ATPS De Serviço Social na Contemporaneidade

Professora: MA. Edilene Xavier Rocha Garcia

Tutora Presencial: Aline Loubet

1° Semestre Serviço Social

Acadêmica:

Alessandra Antonia Barbosa Cristtiely da Silva

Leoneidi Rodrigues de Almeida Mariana Vera da Paixão

Oseni da Silva Gusmão

Rio Verde de Mato Grosso MS 12/06/2013

INTRODUÇÃO

Este relatório fala sobre o que é o serviço social. Seu campo de atuação. Quais foram os fatores que ocasionaram o seu surgimento.

As mudanças que aconteceram após a década de 80.

E as principais ocorrências, no campo do assistente social na nossa região.

RELATÓRIO FINAL

O serviço social é uma profissão que se define como característica sócio-político, crítico e interventivo, na qual se utiliza das Ciências Humanas e Sociais como material de análise e intervenção na questão social, ou seja, no conjunto de desigualdades que nascem a partir da incompatibilidade entre a socialização da produção e a apropriação dos frutos do trabalho.

O assistente social é o profissional que, através da pesquisa da realidade social, atua na execução de programas e políticas sociais que tem por objetivo a defesa e ampliação dos direitos humanos e promover a justiça social.

O profissional tem como campo de atuação: empresas privadas, equipamentos da rede de serviços sociais das organizações públicas, organizações não governamentais como: hospitais, clínicas, centros de convivência, creches, escolas, administrações municipais, estaduais e federais, conselhos de direitos e de gestão, dentre outros.

Os fatores que influenciaram o surgimento do serviço social no Brasil, foram no período de industrialização, na qual operários reivindicavam melhores condições de trabalho, pois enfrentavam longas jornadas de trabalho, em ambientes que não ofereciam condições de higiene prejudicando sua qualidade de vida no trabalho.

Não só os operários como a população em geral começou a exigir dos seus governantes melhores condições de vida como, por exemplo: o saneamento básico, reforma no sistema de saúde, ou seja, ideias que amenizariam os problemas que enfrentavam.

Outro fator que ocorreu neste período foi à quebra da bolsa de Nova York em 1929, gerando uma crise econômica, na qual viria afetar todo o mundo.

Outros fatores que também influenciaram o surgimento do serviço social no Brasil foram o momento de transição do sistema de governo, de DITADURA para DEMOCRACIA, a recessão econômica na qual ampliava a dívida externa do país; isso gerava uma crescente demanda social e devido às baixas finanças do Estado era praticamente impossível atender a todos. Foi este um período de grandes manifestações em prol de melhores condições de vida, melhores condições de trabalho, direito ao voto, direito à liberdade de se expressar. Enfim, tudo isso ocasionou inúmeros problemas sociais o que se fez necessário o surgimento do SERVIÇO SOCIAL.

A profissão buscou romper com a prática conservadora, e destinou seu foco para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com