TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SERVIÇO SOCIAL

Trabalho Universitário: ATPS SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

SERVIÇO SOCIAL

Fundamentos Históricos e Teóricos

Metodológicos do Serviço Social I

Profa. Ma. A. S Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Campo Grande-MS

Setembro-2012

Introdução

O trabalho aborda a realidade dignósticada no município de Campo Grande

hoje capital de Mato Grosso do Sul.

A cidade morena, tem problemas como a maioria das grandes metrópolis. O presente trabalho busca esclarecer o verdadeiro objetivo de estudos e necessidades junto as áreas inerentes.

Referências Bibliográficas

WWW.SISGRAN.COM.BR

WWW.GOOGLE.COM.BR

WWW.YOU TUBE.COM.BR

WWW.TEMPO MODERNOS CHARLES CHAPLIN

WWW.MARTINELLI , MARIA

WWW.YAMAMOTO

WWW.EMHA.COM.BR

WWW.SECRETARIA DE SAÚDE

WWW.PLANURB

WWW.IBGE2011.COM.BR

O Serviço Social teve inicio no século XlX a principio serviu a burguesia para amenizar os conflitos entre a burguesia para amenizar os conflitos de classes. A pricipio o serviço social não era profissão mais sim uma forma de filantropia (onde moças de familia rica ) obtendo depois o aspecto humanista aderindo assim aos dogmas da igreja catolica considerou-se como profissão no inicio do seculo passado onde se desenvolveu no brassil, na europa e nos eua onde tornou-se o centro de referência do capitalismo.

Na data de 1543 teve origem a primeira Santa Casa de misericordia chamada Casa de Deus para os homens , e considerada o primeiro lugar onde se praticou no Brasil a assistencia social.

O movimento de reconceituação que aconteceu nos paises latinos americanos teve inicio com criticas ao positivismo e ao funcionalismo e fez com que reorganiza-se as escolas de serviço social trazendo ao proficional uma identidade, na america latina teve fim no periodo da ditadura militar.

acreditamos que o assitente social ajuda sim , pois trabalhamos em conjunto e tentamos adaptar as condiçoes da vida social as necessidades do individuo, ou da familia. Sempre com o objetivo de reintegrar o individuo a sociedade, propondo ações de cidadania para melhorar as condiçoes de vida de adolescentes , adultos , crianças. Familias com os direitos violados estando assim em vulnerabilidade social .

CAMPO.GRANDE

Localiza-se na região oeste , o município esta entre o norte e o sul. Fundada a 113 anos por colonos mineiros , que vieram por causa da agua e pastos em abundancia .Considerada cidade mais arborizada do país , possui pistas largas e forte influencia indigena. Encontra-se nas imediações do divisor de aguas das bacias do rio Paraguai e Parana . A ocupação da malha urbana de Campo Grande se deu entre os córregos Prosa e Segredo que a principio foram considerados obstáculos, a expansão da cidade se deu a bloqueios representados por aréas institucionais, Ministério do Exército, Base Aérea de Campo Grande, Aero Porto Internacional, Cidade Universitária, e pelos trilhos da Rede Ferroviaria FederaL - ANTIGA NOROESTE DO BRASIL assim, como Prosa e Segredo hoje centralizados.

Entre 1970 e 1980 observou-se a maior taxa média geométrica de crescimento anual 7,61% . Desde então o crescimento vem se desacelerando em função da acentuada redução dos níveis de fecundação e diminuição migratório.

De acordo com o senso 2011 existem 94 homens para cada 100 mulheres . De acordo com os anos 80 a população era predominante jovem resultado da longa trajetória de altos níveis da fecundidade. Crianças sob a faixa etaria de 0 a 12 declinou 29,45% em 2000 para 22,60% e a população de 65 anos acima cresceu de 4,82% para 6,70%.

A economia produtiva economica , municipal por meios de programas do desenvolvimento das cadeias produtivas de carne, leite, etc

no municipio existem varios assentamentos como Nova Era ,

Pantanal , Assafi ,etc. Existem entre 20 e 100 famílias.

O abastecimento alimentar feito pelo mercado municipal Antonio Valente foi inaugurado em 26 de agosto de 1958 no centro campograndense possui um estacionamento com 205 metros quadrados , onde encontram-se 249 boxes e bancas , que comercializa carnes.

A realidade das Famílias em condições de vulnerabilidade:

Pudemos observar que a maioria dos usuários que começam a fazer o tratamento para dependentes químicos ou etílicos, encontram-se na faixa etária entre 40 a 45 anos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com