TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Formaçao Social Economica E Politica Do Brasil

Artigos Científicos: Atps Formaçao Social Economica E Politica Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 2

Unidade de Ensino (Polo): Fortaleza – Centro Curso: Serviço Social Disciplina: Formação Social, Econômica e Política do Brasil 2ª Série Equipe: Bárbara de Oliveira Lime Rodrigues RA: 403553 Francisco Cleudo de Sousa RA: R Rute Gomes Tatiana da Silva Cícera Maria

Jean Baptiste Debret retratou boa parte de suas obras, o cotidiano dos mais humildes, das classes sociais mais sofridas dentro do cenário brasileiro em meados do século XIX.

Em suas obras se ateve a mostrar um Brasil não somente rico em belezas naturais como também, um país repleto de diversidade cultural. Deu bastante ênfase nas atividades, costumes, postura dos escravos e índios, mostrando também a grande desigualdade social entre europeus, índios e negros.

A forma como índios e escravos foram pintados por Debret, foi um tanto contraditória: ás vezes retratava-os fortes e com postura heroica, outras vezes pintava-os em situações de maus tratos, subserviência, colocando-os aparentemente subordinados e conformados com suas condições de vida miseráveis.

Essa contradição da maneira da qual africanos e nativos são representados parece ser, uma forma da qual Debret posicionou-se diante a tanto sofrimento, repreensão e ausência de liberdade. Pois estas condições os tornam um símbolo de coragem e força. Acredito que em uma tentativa de destacar essas qualidades, externou-as fisicamente e expressivamente em algumas pinturas como, por exemplo, no quadro “Guerreiro indígena a cavalo” do qual retrata um homem de expressão de poder, bravura, confiança. Seu físico é forte e sua postura é aprumada.

Como também essa contradição pode simplesmente significar que africanos e índios, mesmo dominados ainda carregam suas identidades, suas tradições guerreiras, destemidas.

Os quadros de Debret são importantes documentos históricos que contribuem para o conhecimento histórico-social.

Carlota Joaquina, apesar da época em que viveu, apresentou no filme um comportamento bastante avançado para a época. Além de personalidade forte, quase sempre interferindo nas decisões do reino, ainda mantinha diversos casos extraconjugais. Tal hábito, já existente desde antes da sua vinda ao Brasil, gerou-lhe alguns filhos cujo pai não era D. João.

Percebe-se no filme como alguns favores, que dependiam da corte, eram obtidos. Aqueles que mantinham contato mais próximo ao rei, buscavam atender alguns pedidos dos menos afortunados, cobrando por isso algo em troca. Quem sabe ai esteja o início da corrupção no Brasil, um mal tão arraigado à nossa cultura mas que traz um prejuízo tão grande a todos nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com