TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIREITOS HUMANOS ANHANGUERA

Monografias: ATPS DIREITOS HUMANOS ANHANGUERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 2

Aula tema 4

Ideia central do texto:

Trata-se de um estudo levantado pela OIT, no qual é possível avaliar os números em percentual das diversas formas de discriminação, tanto em âmbito internacional como em nacional. Apresenta também as leis em diversos países que atuam para minimizar essa discriminação que vem ocorrendo mesmo antes do trabalhador ter algum tipo de vício ou doença através de exames genéticos.

As principais vítimas tradicionalmente discriminadas no mercado de trabalho brasileiro:

Os negros e as mulheres são tradicionalmente a classe mais discriminada. No entanto, notou-se um aumento nos percentuais de adesão ao mercado de trabalho para os negros e mulheres.

Segundo a OIT, o que não caracteriza discriminação na contratação de empregados:

Não caracteriza discriminação, por exemplo a não contratação de pessoas obesas ou fumantes, que por devido a isso, sua condição não permitirá a execução adequada do trabalho a que se refere a proposta.

O estudo citado no 12º parágrafo do texto aponta, logicamente, para qual afirmação:

O estudo mostra que os trabalhadores discriminados mulheres e negros, tem seus salários reduzidos ao mínimo permitido por lei.

Aula tema 5

Como você imagina que a ideia de inclusão, e sua prática, possam ser ensinadas de forma eficiente à maioria:

Engana-se quem pensa que esse trabalho deve ser aprendido na escola, deve sim ser cobrado, rigidamente cobrado, porém, o ato de vivenciar a inclusão de pessoas diferentes a nós é algo que somente vindo da educação familiar será possível transcender para a sociedade. O problema enfrentado é que muitos pais não admitem que seus filhos se relacionem crianças diferentes, construa sua personalidade sem vícios, sem influência da mídia que só nos mostra todos os dias corpos perfeitos, mentes “normais”, atitudes normais. Uma ou outra vez tenta mostrar um lado social, tornando pública uma ou outra história, que assim como todas se perde no tempo.

Muitos são os desafios como podemos notar, para que a inclusão social possa ter forma, cheiro e cor. Na verdade, a palavra inclusão social não deveria nem existir, pois não a diferença quanto aos direitos humanos que cabem a todos, que realmente não quer se incluir nesse contexto é que deveria ser desincluídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com