TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Seguridade

Ensaios: ATPS De Seguridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  4.838 Palavras (20 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 20

SERVIÇO SOCIAL E SUA ATUAÇÃO

RESUMO

Aluna: Lauriene Silva dos Santos- RA: 430078620

A ênfase desse artigo está em compreender e contextualizar as origens da Política Social, associando as demandas políticas e sociais existentes, e analisar profundamente atuação profissional nas mesmas. Neste contexto os profissionais de Serviço Social se consolidam como trabalhadores comprometidos com a garantia de direitos, desvinculando-se completamente daquela visão assistencialista e caritativa que o exercício da profissão transportou como marca e reconhecimento até a ocorrência do movimento de reconceituação. O objetivo principal desse artigo é analisar como á pratica do profissional de serviço social, auxiliam nesse processo global que envolve a sociedade como um todo tornando esse sujeito de direito ao qual ela ira trabalhar de dependente a autores sociais de suas próprias vidas. Pretende-se ainda evidenciar as conseqüências da faltas de uma boa aplicação de Política Públicas no âmbito social. Faz-se necessário compreender a relação de todo o histórico de vida dele com a sociedade. Na atualidade serviço social está relacionado com ação, articulação através da utilização dos conhecimentos básicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde todos os conteúdos que serão abordados serão estudados de forma interdisciplinar. Através da análise das obras de alguns autores, tais como; (José de Paula Netto). Ressalta que a gênese do Serviço Social não se esgota apenas com a emergência.

Palavras - Chave: Serviço Social; Trabalho, demandas, atualidade

Introdução:

A finalidade desse artigo é expor o trabalho do assistente e a necessidade da atuação do profissional de Assistência Social no mundo contemporâneo, demonstrando através das pesquisas realizadas e entendimentos obtidos teoricamente. De inicio apresentaremos breves conceitos sobre a diferença entre filantropia, serviço social, assistencialismo, e assistência social contextualizando o entendimento ideológico de cada um, abordando sua forma técnica-operacional de trabalhar, com breve analise no seu campo de atuação e respectivas demandas, bem como as transformações da atualidade que provocam redefinições profundas no Poder Público e nas Políticas Sociais.

Desencadeando novas exigências, ações e possibilidades ao trabalho do assistente social no âmbito das políticas sociais. Fazendo com que o profissional atual ultrapasse as adversidades dos mercados e a praticidade de atravessar conhecimentos, para criação de novas possibilidades, para mostrar dentro de uma linha de raciocínio muito fácil no cenário brasileiro de como o assistente social deve:

1- Se capacitar para produção de conhecimentos científicos teórico-metodológica do serviço social;

2- Intervir diante dos processos sociais;

3- Ser um profissional que tenha compromisso com a cidadania;

4- Ser um profissional articulador e capaz de atuar, com qualidade, eficiência e competência na interconexão das políticas públicas dentre outros fatores mais abrangentes.

A Metodologia utilizada na composição desse artigo foi: Sites Institucionais, livros, vídeo-aula, visado sempre à compreensão da realidade da profissão e trajetória de lutas e conquistas de direitos. Conquistando espaços que vão proporcionando novas possibilidades para a divulgação e efetivação a cerca das políticas sociais. Com o objetivo de expandir os direitos e emancipar a sociedade, o Serviço Social se apresenta como uma profissão voltada para ao acolhimento das questões sociais dos cidadões.

Serviço Social Hoje

No Brasil o serviço social chega com grande atraso, vivia da produção agrícola principalmente do café a revolução de 30 levou Getulio a presidência o Nacionalismo populista foi o modelo implantado com isso a pequena burguesia nacional pode buscar o desenvolvimento industrial, as importações o domínio do café é exterminado, o Brasil da o 1 passo para implantação do capitalismo.

Na sociedade atual a qual vivemos em que o sistema se encontra numa crise gigantesca fazendo com que se cresçam cada vez mais as mazelas sociais como desemprego, a miséria, a fome dentre outros, o profissional que outrora não tinha tanta importância, se torna peça chave nesse elo entre poder público e o população, população essa que esta cansando de todo massacre vivido por décadas, podemos constatar isso diante das manifestações de antes e as vividas atualmente em nossa sociedade que estão se tornando cada vez mais intensa e perigosa, como uma bomba atômica prestes a explodir. E todo o conhecimento e experiências angariados ao longo do tempo pelos assistentes e ferramentas que modificaram sua forma de atuação e agir diante dos usuários levando em conta a demanda que lhe é exposta e a necessidade de atender ás exigências e ás contradições dessa sociedade capitalista a qual vivemos há décadas. O Assistente social precisa de uma graduação e de uma capacitação teórica, técnica e política para exercer sua função. Uma das suas missões é o comprometimento com os direitos da população compreendendo todas as intercorrências de vulnerabilidade e risco social que atingem varias camadas da população como: os jovens; crianças; idosos; mulheres etc. sendo um profissional de gestão buscando alternativas as questões sociais. No decorre dessa trajetória, várias correntes influenciaram nesse processo de profissionalização. As políticas sócias surgiram como respostas ás necessidades sociais matérias e profissionais vividas pelo povo que era extremamente explorado, massacrados que viviam e vivem em situação de vulnerabilidade, levando o profissional do serviço social a legitima-se profissionalmente e se tornando um dos recursos utilizados pelo Estado e Capitalista ao qual detém o poder em suas mãos, uma vez que quem banca o governo é o ($), ou seja, o dono do dinheiro, logo quem também dita às regras e não querem perder o poder nem os burgueses e muitos menos o poder público. O serviço social surgiu no momento de crise muito forte, vinculado a Igreja Católica sua ação era o assistencialismo dos mais necessitados, que tinha como objetivo manipular os trabalhadores e defender os interesses da classe dominante.

Dentro desse contexto teórico e metodológico houve a necessidade de articular sua prática com ferramentas, base e sua própria metodologia, na perspectiva de enfrentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com