TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS

Ensaios: ATPS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  3.382 Palavras (14 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

PÓLO BELO HORIZONTE/UNIDADE 2

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

ATPS – SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

PROFESSORA: Ma. Edilene Xavier

TUTORA PRESENCIAL: Ariane Amorim

GRUPO 8 :

Bianca P. Carvalho RA: 4300066964

Gislane Cristina RA: 3876675921

Jussara Gomes RA: 3869746432

Lina Santana RA: 4300066993

Maria Elizabete RA: 4311804801

Pollyanna Neiva RA: 3810643464

JUNHO DE 2012

INTRODUÇÃO:

A Profissão de Serviço Social deve ser sempre um elemento de discussão para os próprios profissionais da área, já que as práticas do dia a dia estão relacionadas à leitura que o mesmo faz da realidade onde está inserido e, ao mesmo tempo, essa prática.

O espaço de trabalho para o assistente social atualmente é muito abrangente principalmente em relação às medidas socioeducativas, na área municipal.

O surgimento da profissão no Brasil esteve ligado ao sistema capitalista, visto que é a partir da diferença entre capital e trabalho que surge a questão social.

A partir dessas reflexões iniciais da profissão, entende-se que as mudanças que aconteceram em relação a ela veio beneficiar a própria população, pois antes era uma profissão que era considerada como boa ação, voluntariado, e filantropia.

Hoje é mais completa, com profissionais capacitados, e que tem em suas mãos recursos que antes não existiam, esses recursos não suficientes para solucionar problemas da sociedade, mas capaz de através do profissional do serviço social trazer respostas para necessidades básicas do individuo.

1° e 2° ETAPA:

CONCLUSÃO DA ENTREVISTA AO PROFISSIONAL DA ÁREA.

Baseado nas respostas que obtivemos das nossas entrevistadas, pudemos observar o desejo de cada assistente social de fazer a diferença. Mas quando deparadas com a realidade, infelizmente pode-se perceber que este sentimento muitas vezes é frustrado pelo fato de uma politica totalmente capitalista. Podendo sim obter uma condição de trabalho muito mais abrangente com politicas sociais e mais acessíveis ao menos favorecidos.

Mas com tudo percebe-se a grande preocupação em relação à redistribuição de renda, pois o profissional do serviço social em seu campo de trabalho, diferente do que era no passado, se prepara no seu campo profissional para usar dos recursos obtidos por essa politica social para beneficiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Contudo, existe uma grande dificuldade para se conseguir fazer valer esses direitos para o individuo e famílias, na maioria das vezes devido às própria burocracia criada por essa mesma politica.

As mudanças obtidas através dos anos foram essenciais para o melhoramento da profissão, pois antes o que estava restrito somente em ajuda momentânea às famílias hoje se tornou lei e politicas sociais, que através do profissional da área com um olhar generalizado consegue identificar as necessidades da comunidade, faz valer os direitos constituídos nessa própria politica social para beneficiar famílias e cidadãos.

A profissão também passou por grandes mudanças algo que era visto como caridade hoje é visto como necessidade para se conseguir o equilíbrio entre Governo X sociedade.

Podemos perceber isso nos comentários de algumas das entrevistadas:

“Até hoje alguns pensam que o serviço social não é uma graduação sim um “curso” qualquer. Dependendo da demanda e do trabalho da pessoa, acho valido sim, atuação de outros profissionais na área. Mas é preciso que não se confunda um profissional diplomado com uma pessoa que esta fazendo caridade”. (Marcia da Silva Carmona Trabalho no Hospital Espirita André Luiz.)

“Cada dia que passa o Assistente Social vem sendo mais importante na sociedade. Acho que antigamente nós não éramos tão consideradas como profissionais. O trabalho era mais visto como sem grande importância, tipo filantropia mesmo. É importante ressalta o surgimento de varias faculdades com o curso de Serviço Social, quase toda já tem. Antigamente não era assim não, e o curso também não era valorizado. A profissão em si não era valorizada. Creio que hoje em dia, estamos criando nosso espaço, nosso campo de atuação esta se definindo mais claramente”. (Maria Moura. Centro de saúde santa Lucia)

A importância que faz o diferencial entre o serviço social de antes e o de hoje é que os programas sociais criados foram de grande valia, é uma ferramenta a mais que o atual governo tem pensado muito nisso e esta ajudando. Mas a pobreza, a desigualdade se alastra em números alarmantes, com isso hoje o assistente social é cada vez mais importante na sociedade para que esses benefícios sejam repartidos com igualdade de direitos por todos que deles necessitam.

Analisando as questões e respostas pudemos ver também que o assistente social é um profissional com grandes motivações, poucos recursos, um amplo campo de trabalho, grandes problemas para resolver em meio à população e poucos resultados devido a condição de que lhe imposta ao trabalho que realiza.

“Às vezes temos que esperar por falta de profissionais capazes e falta de verbas.” (Ivani Alves Dos Santos. Creas/Vespasiano)

“COMO A DEMANDA DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL É TÂO GRANDE, CABERIA AÕ ESTADO VALORIZAR MAIS O PROFISSIONAL, O QUE NÂO ACONTECE”. ( ALEXANDRA ROGHi ARÉA HÓSPITALAR. SANTA CASA EM BELO HORIZONTE)

Ainda sistematizando nossas entrevistas analisemos as diversas transformações na atuação e na espeficacão da profissão. A responsabilidade que o Serviço Social tem para com os problemas dos dias atuais, tanto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com