TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Fundamentos I

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Fundamentos I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  4.501 Palavras (19 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 19

Formação Social, Econômica e Política do Brasil

O objetivo deste trabalho e problematizar a Formação Social, Econômica e Politica do Brasil, nos convidando a resgatar os conhecimentos e também o inicio da nossa mistura racial.

A priori faremos um breve resumo de quem foi Jean Baptista De Bret.

Jean Baptist De Bret atendia também pelo pseudônimo de De Bret, foi pintor, desenhista, e professor de Francês, nasceu em (1768) e faleceu em (1848) em Paris. Sua carreira artística teve início na França sob influência de Jacques – Louis David, integrou a Missão Artística Francesa (1816), e residiu no Brasil entre os anos de (1816 – 1831), portanto, quinze anos, retratando em suas pinceladas a sociedade Brasileira da época e também lecionando. Em suas obras De Bret não expõe apenas a natureza bela e exuberante de nosso País, mas também a sociedade no seu todo, priorizando com clareza a presença marcante dos escravos, os índios e seu relacionamento com os brancos, o comércio da época, a corte e seu meio político e religioso, isto fez com que o criasse um acervo de fontes de estudo sobre o Brasil nas primeiras décadas do século XIX.

Após quinze anos residindo retratando o Brasil e retornando ao seu país a França, Debret escreveu e publicou um livro, ilustrando-o com desenhos e aquarelas. Esse livro recebeu o título de Viagem pitoresca e histórica do Brasil.

O Brasil por De Bret

De acordo com Lima (2004), em seus livros De Bret procurou detalhar fidedignamente a Formação do Brasil, enquanto povo e nação, os volumes foram publicados respectivamente em 1834,1835 e 1839, Lima também descreve os registros de sua obra.

"Ao longo de suas páginas, Debret enfatiza o que considera os diferentes momentos da marcha da civilização no Brasil: os indígenas e suas relações com o homem branco, as atividades econômicas e a presença marcante da mão de obra escrava e, por fim, as instituições políticas e religiosas."

De Bret procurou resgatar particularidades do país e do povo. Utilizou o termo "pitoresco" com a ideologia de precisão, habilidade, talento, e qualidade artística em representar e "preservar" o passado daquele povo. Segundo a autora, para Debret, esta obra favoreceria no sentido de demonstrar para Europa um Brasil que merecia ocupar o mesmo lugar dos grandes e civilizados países. Vejamos outra citação da autora a respeito do termo "pitoresco" utilizado por Debret:

" ...traduzia, igualmente, nas primeiras décadas do século XIX, a opção por privilegiar, no "retrato" dos povos, aspectos que não estivessem limitados às questões políticas, mas que dessem testemunho da religião, da cultura e dos costumes dos homens."

De Bret sempre procurou retratar com fidelidade o que ele via e também as impressões que tinha da época.

Nesta obra De Bret retrata o trabalho de escravos na moenda de cana-de-açúcar. Esta obra é neoclássica, pois representa nitidamente o relacionamento humano.

Nesta obra é retratado o trabalho manual de costura pelas mulheres daquela época. Obra neoclássica. Um trabalho que como vemos acompanha ate hoje um habito presente entre todas as mulheres independente de posição social.

Passeio das mulheres burguesas pelas ruas do centro comercial. E ao fundo Debret representa o escravo carregando na cabeça um cesto de frutas. Obra neoclássica.

Nesta obra Debret mostra uma mulher burguesa sendo servida por um escravo. Obra neoclássica.

Representação da família burguesa na hora da refeição. Obra neoclássica.

Representação de um escravo sendo açoitado por um homem branco. Obra neoclássica.

O filme Carlota Joaquina

Selecionamos, portanto cenas que caracterizam alguns aspectos que foram identificados não apenas no filme, mas que são vistos ate hoje no comportamento da sociedade são eles, trafico de influencia, impunidade, falta de conhecimento político e racismo.

As cenas elencadas e selecionadas pelo grupo e que de certa forma se faz presente nos dias atuais são:

Primeira Cena:

• A Viscondessa que usa de seu conhecimento com Carlota Joaquina, para tirar proveito e assim arrancar jóias do povo. Hoje no Brasil vemos muito disso principalmente no cenário político. São Deputados, prefeitos, vereadores e etc. Que usam o poder emanado do povo e a máquina pública e seus cargos para angariarem votos.

Segunda Cena:

• Citamos como exemplo de impunidade, quando D. João deixa de penalizar Carlota Joaquina do assassinato passando assim, a culpar uma pessoa com menos intelecto, conhecimento e principalmente sem dinheiro. Este tipo de situação não é difícil de ver, tiramos por base sempre que quem tem dinheiro e influência compra a sua liberdade.

Terceira Cena:

• Outra cena pitoresca e o fato de D. João não ter conhecimento político, e mostra-se despreparado para a governança. Como exemplo

• Podemos citar a nomeação de pessoas despreparadas para exercerem cargos em comissão, utilizando-se apenas de critérios pessoais exclusos, por exemplo, prefeito que nomeia determinado secretário que nada entende da pasta só porque esse o apoiou durante a Campanha.

Quarta Cena:

• O racismo é evidente no filme, pois Carlota Joaquina tinha um enorme preconceito com os Negros. Hoje o racismo é visto não só com negros devido o tom da pele, mas com índios como preguiçosos, hispânicos por não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com