TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO

Exames: ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  4.717 Palavras (19 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 19

POLO PADRÃO

Curso de Administração

Disciplina de Gestão do Conhecimento

ELMA YAMAKAWA RA 423435

FABÍOLA VILLAGRA RA 426368

JAQUELINE DA COSTA ROCHA RA 427774

LAÍS COELHO RA 418481

MÁRCIO KEITI HIRAMOTO RA 427337

“Produção de relatório, a partir das etapas da ATPS”

Professora EAD: Cassiana Navarrete Néris

Tutor a Distância: Profº Maurício Dias

Campo Grande - MS

Junho/2013

ELMA YAMAKAWA RA 423435

FABÍOLA VILLAGRA RA 426368

JAQUELINE DA COSTA ROCHA RA 427774

LAÍS COELHO RA 418481

MÁRCIO KEITI HIRAMOTO RA 427337

“Produção de relatório, a partir das etapas da ATPS”

Campo Grande – MS

Junho/2013

SUMÁRIO

Introdução 04

A Gestão do Conhecimento 05

Conhecimento Tácito e Explícito e Modelo Seci 06

BA: A Criação do Conhecimento 08

O Conhecimento acelera a Inovação 09

Entrevista Local 10

Dificuldade na Implantação e Cluster 12

Considerações Finais 14

Referências Bibliográficas 15

Anexo I 16

Anexo II 18

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS, vamos mostrar como a Gestão do Conhecimento está sendo usado nas empresas, e propor um maior conhecimento sobre o assunto. A gestão do conhecimento é um valioso recurso estratégico, para as empresas tomarem as decisões certas em relações a seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e para a vida de produtos e serviços da empresa, identificar as fontes de informações e gerenciar conhecimentos. Ainda há muitos desafios para serem vencidos na Gestão do Conhecimento, sendo a forma de influenciar o comportamento do trabalhador a maior delas, pois, o saber e o fazer são a maior riqueza, e as empresas estão investindo cada vez mais em colaboradores com maior nível de conhecimentos.

As grandes empresas estão se aperfeiçoando e se inovando principalmente na parte tecnológica, e assim conseguir uma maior vantagem competitiva.

A disseminação do conhecimento dentro de uma organização não é uma tarefa das mais fáceis, e os gestores têm buscado maneiras de fazer essa propagação de maneira eficiente e eficaz. O método SECI, de Nonaka e Takeuchi, é um dos mais difundidos e amplamente utilizados pelos gestores do conhecimento.

Vamos falar também, sobre Cluster que é a concentração de empresas de um mesmo setor de atividade e organizações como fornecedores de insumos e serviços, instituições culturais e de ensino, associações de classe que competem, mas também cooperam entre si.

Essa união através do cluster gera muitas vezes, maiores benefícios, do que se cada empresa buscasse individualmente.

A GESTÃO DO CONHECIMENTO

É uma ferramenta da administração moderna, aplicada em grandes e médias organizações, diminuindo os custos com produtos e investindo em colaboradores com maior nível intelectual, pois a maior riqueza é o saber e o fazer e as empresas estão investindo em colaboradores com maior nível de conhecimento. E quando eles conseguem dar suas opiniões e se fazer entender, se sentem valorizados e trabalham com dedicação total, eficiência, dinamismo e alegria, gerando uma maior vantagem competitiva.

Por falta de inovação tecnológica, alto custo para fazer todas as mudanças necessárias, as pequenas empresas ainda estão longe de aplicar esse método, e não conseguem competir com as maiores potências nacionais e mundiais.

“Gestão do Conhecimento é o conjunto de sistemas no qual o maior capital é o intelectual, aumentando a capacidade de solucionar problemas de uma forma mais eficiente e cujo objetivo é gerar vantagens competitivas” (Profº Luís Carlos)¹.

“Gestão do Conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada. É uma conquista e não uma aquisição. É mais ser do que ter. As empresas demandarão cada vez mais profissionais que saibam disso.”

As duas definições deixam claro que os colaboradores requisitados nas grandes empresas precisam ser muito bem capacitados, com visões criativas e transformadoras e com maior nível de conhecimento intelectual para resolver com maior rapidez os problemas que aparecerem nas organizações.

O objetivo principal da GC é compartilhar o conhecimento tácito e o explícito de determinado local, fortalecendo a sua visão de futuro, fazendo a empresa prosperar. Essa inovação pode ser utilizada em empresas privadas, órgãos governamentais e instituições de ensino.

Empresas como a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com