TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Nocoes_Atividades_Atuariais

Casos: ATPS Nocoes_Atividades_Atuariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Resolução CFC n.1282/10 - Princípios Fundamentais da Contabilidade

A lei diz que os ativos serão registrados pelos valores pagos ou a serem pagos pelo caixa. O principio da entidade é reconhecer o patrimônio pelo valor original de compra, podendo sofrer variações, mas não incorporando no valor do bem.

Por isso, há a necessidade de se adequar a resolução CFC n. 750/93, onde as normas Brasileiras de Contabilidade diz sobre a atualização monetária e não apresenta uma nova avaliação é só ajustes de valores.

Introdução à Atuaria / Origens e evolução da ciência atuarial

Atuaria é o fato de se descobrir meios para sobrevivência da vida da sociedade e estudar o nascimento e a morte dos indivíduos. Essa ciência vem sendo estudada desde primórdios do século XVII quando o governo vendia aos seus súditos, títulos que lhes garantia uma pensão durante a vida, o que se fez necessário descobrirem com maior precisão qual o montante que seria investido para que se cobrassem a contraprestação devida para que a coroa não sofresse prejuízos.

Iniciou-se, então, a matemática atuaria a partir da probabilidade Pascal. Foi quando alguns estudioso fizeram pesquisas da probabilidade e a expectativa da vida humana a partir de registros de nascimento e de óbito. No início, por volta do século XIX a atuaria só estudava a mortalidade da população, com foco maior nas áreas de pensão e aposentadoria, logo mais tarde, no século XX as áreas de seguros tiveram grande expansão, forçando as ciências atuarias expandirem-se para as áreas financeiras e econômicas.

Desde então foram criadas várias tábuas de mortalidade, cada uma pesquisada por um estudioso do assunto. O cálculo de uma renda atuarial leva em conta, além de uma taxa de juros que descapitalize o montante a ser pago, a incerteza sobre seu o seu pagamento, onde o risco de uma pessoa estar ou não viva para o recebimento de uma renda interfere no valor que precisará pagar para receber tal pensão.

A arte de administrar riscos

Com o mundo globalizado, as altas tecnologias, a alta demanda de conhecimento, os riscos se tornaram constantes e presentes no cotidiano das pessoas, mas principalmente no cotidiano doa administradores, que tem o papel de tomar suas decisões diante aos tantos riscos envolvidos nos negócios.

Cada administrador controla sua cota de correr riscos, como também os administradores de seguros, ou apenas seguradoras. Esses gestores têm de estar em contato com várias informações determinantes e que influenciam esse tipo de mercado, pode-se dizer que seu principal papel é estar preparado para incertezas e acontecimentos ao acaso, assuntos que podem ser analisados antes de seu acontecimento. Porém, por exemplo, uma instituição que vende seguros de vida. A seguradora convive com base nos riscos e estatísticas da sociedade sobre o quanto uma pessoa pode viver, mas não tem certeza de quando as pessoas irão morrer, infelizmente ou felizmente não se sabe ao certo o dia da morte. Então como a seguradora analisa esses dados para poder tomar suas decisões e continuar com seu negócio?

Com esta questão se destacam as seguintes palavras: Previsão (é analisar as informações atuais que podem ser utilizadas para acontecimentos futuros); Projeção (é onde as informações do futuro serão apenas continuação das informações do passado); Predição e Planejamento (possuem conceitos muito parecidos, onde apenas se diferem pelo seguinte ponto, onde em predição o futuro será diferente do futuro por causas fora do controle, enquanto o planejamento são causas sob controle, ou seja, previamente estudadas).

Destaca-se a palavra projeção, que se encaixa no mercado de seguros, pois seus estudos e análises são feitos baseados em que o futuro será apenas uma continuação do passado. Porém, esse método de análise de informação é pouco confiável, visto que o que aconteceu no ano passado, por exemplo, não acontecerá do mesmo modo, nem com os mesmos resultados, no caso de um projeto este ano. Deste modo, os riscos acontecem, podem ser minimizados seus impactos, pode-se estar atualizado quanto às informações, mas a principal chave é perceber e avaliar esses riscos, sabendo que não são totalmente domados pelas pessoas, são incertezas que estar preparado a qualquer momento é a estratégia.

Perspectivas e desafios para o fortalecimento da sustentabilidade nos fundos de pensão no Brasil

Pergunta: Quais as contribuições sociais e ambientais do Fundo de Pensão para o desenvolvimento econômico do Brasil?

Os benefícios proporcionados pelo Fundo de Pensão aos seus participantes são representados por uma melhor manutenção do padrão de vida do trabalhador e uma melhor qualidade de vida do mesmo. Pois alem de esses trabalhadores obterem um aumento em seus rendimentos, as organizações participantes do Fundo de Pensão lhes proporciona ambientes de trabalho agradáveis. Prova disso são o tempo em que os funcionários permanecem em seus trabalhos e a diminuição de ações trabalhistas.

Já em relação ao meio ambiente, se comparado com outros setores da economia, nota-se que as operações realizadas pelo Fundo de Pensão geram uma quantidade de resíduos e emissões atmosféricas relativamente pequenas, ao contrário dos demais setores. Procura-se quanto mais, o uso de materiais recicláveis, (como papel), também um aumento crescente do uso de produtos de limpeza biodegradáveis. Também pode ser citado o estimulo e trabalho de conscientização das pessoas para a construção de um país economicamente forte, socialmente justo e ambientalmente saudável.

Referências Bibliográficas

Artigo A arte de administrar riscos, disponível em:

<https://docs.google.com/document/d/1MXWMlWllk8OpvXo7UkIDuvTlxeIARn_tMA50Teb0rVg/edit> Acesso em: 30 Março 2013.

Artigo Perspectivas e desafios para o fortalecimento da sustentabilidade nos fundos de pensão no Brasil, disponível em:

<https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpbHdhNTJhOUY4WGM>. Acesso em: 30 Março 2013.

CRCSP (2013), Resolução CFC Nº 1282/10 – Princípios Fundamentais da Contabilidade, disponível em:

<http://www.crcsp.org.br/portal_novo/legislacao_contabil/resolucoes/Res1282.htm> acesso em: 23 Março 2013

WIKILIVROS (2013), Introdução à Atuária/Origens e Evolução da Ciência Atuarial,disponível em:

<http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Atu%C3%A1ria/Origens_e_evolu%C3%A7%C3%A3o_da_ci%C3%AAncia_atuarial> Acesso em: 30 Março 2013.

...

Baixar como  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »