TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: O papel da geopolítica como um conjunto de estratégias rastreáveis pelo estado

Seminário: ATPS: O papel da geopolítica como um conjunto de estratégias rastreáveis pelo estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Seminário  •  9.826 Palavras (40 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 40

UNIP – CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Disciplinas on line - Orientações para Estudos

Disciplina: Geopolítica, Regionalização e Integração

Caro Aluno

Seja bem vindo.

Nesta nossa disciplina estaremos tratando do papel da geopolítica como um conjunto de estratégias traçadas por um Estado, como uma forma de se conquistar diferentes objetivos em diferentes momentos históricos, a exemplo da expansão territorial ou, sendo mais atual, a busca de novos mercados com a redução das barreiras comerciais. A nossa expectativa é que você aprenda bastante.

Considerando-se que será você quem administrará seu próprio tempo, nossa sugestão é que você dedique ao menos duas (02) horas por semana para esta disciplina, estudando os textos sugeridos e realizando os exercícios de auto avaliação. Uma boa forma de fazer isso é já ir planejando o que estudar, semana a semana.

Para facilitar seu trabalho, apresentamos na tabela abaixo, os assuntos que deverão ser estudados e, para cada assunto, a leitura fundamental exigida e a leitura complementar sugerida. No mínimo você deverá buscar entender bastante bem o conteúdo da leitura fundamental, só que essa compreensão será maior, se você acompanhar, também, a leitura complementar. Você mesmo perceberá isso, ao longo dos estudos.

1. Conteúdos (assuntos) e leituras sugeridas

Assuntos Leituras Sugeridas

Fundamental Complementar

Apresentação

1 - O Que É Geopolítica? E Geografia Política? • Texto disponível no módulo 1 VESENTINI. J. W. O Que É Geopolítica? E Geografia Política?

2 - As relações entre sociedade, estado, território e poder. •Texto disponível no módulo 2 FIORI, José L. A nova geopolítica das nações.

3 - A evolução do pensamento em geopolítica. •Texto disponível no módulo 3 VESENTINI. J. W. Novas Geopolíticas

4 - A Geopolítica clássica. • Texto disponível no módulo 4 MACHADO DA FONSECA. Uma introdução à geopolítica clássica: de Ratzel a Haushofer

5 - A Geopolítica Contemporânea. •Texto disponível no módulo 5 VESENTINI. J. W. Novas Geopolíticas

6 - A nova política das nações e o lugar da China, Índia, Brasil e África do Sul. • Texto disponível no módulo 6 FIORI, J. L. A nova geopolítica das nações: e o lugar da China, Índia, Brasil e África do Sul

7 - Regionalização e integração. • Texto disponível no módulo 7 GOMES, E.B.; REIS, T.H. Globalização e o comércio internacional no direito da integração.

8 - Fases da Integração

• Texto disponível no módulo 8 GOMES, E.B.; REIS, T.H. Globalização e o comércio internacional no direito da integração.

Nota: ver as referências bibliográficas, para maior detalhamento das fontes de consulta indicadas.

2. Avaliações

Como é de seu conhecimento, você estará obrigado a realizar uma série de avaliações, cabendo a você tomar conhecimento do calendário dessas avaliações e da marcação das datas das suas provas, dentro dos períodos especificados.

Por outro lado, é importante destacar que uma das formas de você se preparar para as avaliações é realizando os exercícios de auto avaliação, disponibilizados para você neste sistema de disciplinas on line. O que tem que ficar claro, entretanto, é que os exercícios que são requeridos em cada avaliação não são a repetições dos exercícios da auto avaliação.

Para sua orientação, informamos na tabela a seguir, os assuntos que serão requeridos em cada uma das avaliações às quais você estará sujeito:

Conteúdos a serem exigidos nas avaliações

Avaliações Assuntos Exercícios de auto avaliação relacionados

NP1 Do assunto 1 até o assunto 4 Exercícios de no. 1 a 10

NP2 Do assunto 5 até o assunto 8 Exercícios de no. 10 a 20

Substitutiva Toda a matéria Todos os exercícios

Exame Toda a matéria Todos os exercícios

3. Referências bibliográficas

• Livro:

VESENTINI. J. W. Nova Ordem, Imperialismo e Geopolítica Global. Campinas: Papirus, 1987.

VESENTINI, J.W. Novas Geopolíticas. São Paulo: Editora Contexto, 2007.

GOMES, E.B.; REIS, T.H. Globalização e o Comércio Internacional no Direito da Integração. São Paulo: Editora Aduaneiras, 2005.

• Outras referências:

MACHADO DA FONSECA, Sandra R. Uma introdução à geopolítica clássica: de Ratzel a Haushofer. Disponível em: <http://www.ig.ufu.br/2srg/4/4-81.pdf>

VESENTINI. J. W. O Que É Geopolítica? E Geografia Política? Disponível em: <http://www.geocritica.com.br/geopolitica.htm>

FIORI, J. L. A nova geopolítica das nações: e o lugar da China, Índia, Brasil e África do Sul. Disponível em : <http://www.gritodosexcluidos.com.br/artigosSemanais/artSem148/nova_geopolitica_das_nacoes_3.pdf>

O QUE É GEOPOLÍTICA? E GEOGRAFIA POLÍTICA?

Por: José Wiliam Vesentini

É freqüente a confusão entre geografia política e geopolítica, que na verdade são imbricadas, se sobrepoem em grande parte, mas não se identificam totalmente. Existe uma história de cada um desses saberes que mostra suas origens, suas especificidades, embora em alguns momentos eles tenham se mesclado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com