TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do trabalho social e prática em conjunto com a política social

Tese: O papel do trabalho social e prática em conjunto com a política social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Tese  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera-Uniderp - Polo Ananindeua

Curso: Serviço Social - 4ºsemestre

Disciplina: Fundamentos das Políticas Sociais

Alunas:

Tutora EAD:

• Maria Edilene Xavier Garcia

A atuação do Serviço Social e sua prática junto às Políticas Sociais

Ananindeua (PA), 01 de outubro de 2013.

Neste artigo pretende-se fazer uma análise sobre os aspectos da relação do Assistente Social com as políticas sociais e refletir sobre a prática profissional nos trabalhos que são atribuídos à categoria, quando estes são decorrentes das complexas dimensões que perpassam pela questão social na contemporaneidade onde requer uma análise anterior de uma série de fundamentos dessa problemática. Objetiva-se também abordar o significado da palavra Política no contexto do Serviço Social e questionar alguns pontos sobre os direitos que são garantidos pela Constituição 1988.

Para analisar a Política de Assistência Social é fundamental investigarmos seu percurso e primeiramente compreender o que vem a ser política e principalmente relacionar com a atuação do educador social e seus conceitos. A palavra Política tem como uns dos seus principais conceitos seu surgimento através das classes dominantes como uma tentativa de estabelecer o bem estar comum, amenizando e controlando os problemas sociais. A palavra política pode se referir ao Estado, comunidades, sociedades e todas as definições que se refere à vida humana, assim como o governo de um Estado ou nação. Serve para contabilizar os interesses, também pode ser utilizado como um conjunto de regras ou normas de uma instituição.

O significado de política é muito abrangente e está relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial,política habitacional,política ambiental,etc.O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação. Monarquia e República são os sistemas políticos tradicionais, dentro de cada um desses sistemas podem ainda haver variações significativas ao nível da organização, por exemplo, o Brasil é uma República Presidencialista, enquanto Portugal Parlamentarista.

A política é uma ciência de organização, direção, doutrinas, que são indispensáveis a um bom governo de um povo, onde devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias para o bom funcionamento das instituições administrativas do Estado. Quando este busca tratar todos os temas sociais e econômicos de interesses públicos como o atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, moradia, segurança etc., verifica-se a efetivação da política social por parte daquele. Não se pode determinar um período específico do surgimento das primeiras identificações chamadas políticas sociais, visto que, como processo social eles originam na agregação dos movimentos de ascensão do capitalismo com a Revolução Industrial, das lutas de classes e do desenvolvimento da intervenção estatal. Com o surgimento desses movimentos populares, é que ela é compreendida como estratégia governamental, a política social procura compatibilizar o capital com o trabalho, são ações governamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma equânime e justa. São as Políticas que asseguram à população o exercício de direito de cidadania: Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Previdência Social, Justiça, Agricultura, Saneamento, Habitação Popular e Meio Ambiente. Porém, o Estado, ao garantir alguns direitos sociais que ele mesmo impôs, exige que, seja efetuada uma contraprestação por parte dos trabalhadores como o desconto do INSS sobre os vencimentos.

A prática profissional do assistente social, implementadora das políticas sociais e dos serviços, é uma expressão especializada da prática social e se insere na dinâmica contraditória das relações sociais, o profissional de serviço social tem como base na política, a instrumentalidade da sua profissão, à medida que o Estado se propõe a controlar a ordem social através das políticas sociais. Dessa forma o Serviço Social fica atrelado ao projeto burguês, se resume na capacidade que a profissão tem de se tornar um instrumento de manipulação para a preservação da ordem a serviço da burguesia.

Desde seus primórdios, o serviço social é visto como assistencialista não com uma leitura particular da sua profissão, mas como uma das atividades sociais que historicamente as classes dominantes implementaram para reduzir a miséria que geravam e para perpetuar o sistema de exploração do trabalhador. A assistência à população através de “benefícios” individuais e coletivos é decorrente de uma situação real embora não deixe de ser uma forma do Estado mascarar a dívida social que possui para com a sociedade. Mas por outro lado, na lógica do capital, ela representa a única fonte de acesso a bens de serviços a que tem direito. A assistência é uma possibilidade que se coloca no trabalho do assistente social, em razão da sobrevivência da população e por consistir na forma com que a lógica capitalista brasileira estende os bens e serviços às classes subalternas.

O Estado antes de servir ao cidadão serve ao capital, favorecendo mais aqueles que não necessitam de tanto amparo e impõe o interesse da classe dominante, como o Estado é a principal fonte da política é uma via privilegiada. Com a grande pressão que a classe subalterna tem imposto sobre o Estado este se vê obrigado a atender estas demandas sem prejudicar-se e sem desconsiderar seus interesses. A intervenção deste é conhecida como uma medida de políticas sociais que consiste na implantação de assistência social, de prestações de serviços sociais, que necessita de várias ações. O papel do educador social que seria o Assistente social é procurar da melhor forma planejar uma solução para o possível problema procurar elaborar formas exatas para resolver. Seu papel perante a sociedade e de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com