TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SERVIÇO SOCIAL - FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho Escolar: ATPS SERVIÇO SOCIAL - FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS SERVIÇO SOCIAL – FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

Formas de evolução do capitalismo e o surgimento das questões sociais

A rápida evolução tecnológica gera o início de problemas sociais, onde o homem torna se incapaz do sustento de sua família, pois a mão de obra e substituída pelas máquinas causando o aumento do desemprego. Os trabalhadores eram explorados e tinham péssimas condições de trabalhos, eram tratados como complementos das maquinas e controlado pela elite dominante do capitalismo, para aqueles que não suportassem as condições de trabalho, sempre tinham outros aguardando para ocupar a sua vaga.

O capitalismo estava criando homens mecanizados para servirem as fábricas em conjunto com as máquinas, tornando-os obedientes na execução das suas funções, sem direitos a questionamentos, forçados assim com a situação a aguentar uma jornada enorme de trabalho, o prejuízo era inaceitável, a produção não parava em hipótese alguma, a gana pela maior produtividade do trabalhador, fazia com que as mais loucas engenhocas fossem criadas para maior proveito do tempo do trabalhador, focado a todo momento na produção sem se quer pensar no bem estar do operário..

O lema do capitalismo era “tempo é dinheiro”, então a falta de qualidade de vida dos homens do trabalho eram péssimas, para eles sobravam somente migalhas, chegando a comparar que aqueles que estavam presos, tinham melhor condições de vida, com a garantia um lugar onde ficar e comida na mesa. Com tantas insatisfações por parte dos trabalhadores sendo explorados diariamente,suas péssimas condições de vida sem conforto algum sobrevivendo com o necessário, o que causava um grau de estresse altíssimo e o corpo trabalhando no limite, o resultado não era dos melhores pois muitos adoeciam e muitas vezes surtavam.

Começaram a surgir movimentos de greve, solicitando melhores condições de trabalhos e salariais, mas logo eram contidos pelos patrões, que usavam da força política e autoridades policiais para sufocar o movimento e garantir o retorno das atividades fabris.

O filme trata da desigualdade de vida do proletariado e a burguesia, mostrando a necessidade da existência do menor para a sobrevivência do maior. O reino animal e um exemplo clássico que pode caracterizar muito bem o capitalismo, onde na cadeia alimentar o maior alimenta-se do menor para manter-se vivo.

O capitalismo suga o operário de todas as formas possíveis, arrancando dele todas as suas forças, uma forma legal da escravidão.

Se comparado os temas abordados no filme “Tempos Modernos de Charles Chaplin “ que citava situações da época de 1930 a atualidade, encontraremos problemas semelhantes e que se arrastaram desde aquela época até os dias de hoje. A exploração no trabalho e praticamente o mesmo e até o lema “tempo e dinheiro” também é utilizado nos dias de hoje.

Atualmente existem leis que proibi o patrão de manter o funcionário trabalhando fora do horário de expediente, e até os bancos de hora extra com limite de carga horária. Mas ao mesmo tempo e oferecido ao trabalhador maior remuneração por produtividade, levando estes a trabalharem por varias horas excedentes em busca do aumento da renda e assim dar melhor qualidade de vida e conforto a sua família. Vemos que não existe a obrigação e sim a opção, sem contar que existem inúmeras pessoas dispostas a ocupar a sua vaga a todo momento, o que faz com o que trabalhador de o máximo de si para ter instabilidade no emprego e assim garantir sua vaga.

O diferencial da atualidade é o serviço social que antes articulados pelos poderes agiam em pro da burguesia, no intuito de manipular os operários, hoje carrega a conduta do bem estar do homem com a sociedade, buscando garantir seus todos os direitos. O serviço social tem o papel muito importante para com a sociedade, pois através dele as classes menos favorecidas e em situações vulneráveis tem acesso a recursos que proporcionaram melhor qualidade de vida.

O desemprego citado no filme e visto também nos dias de hoje, é o desencadeador de vários problemas sociais. A falta do emprego causa a impossibilidade do sustento da família e torna o sujeito vulnerável o que é uma demanda do serviço social. A falta de rende a uma família ocasionam vários problemas como a fome e a falta de moradia que leva muitas vezes alguns dos indivíduos deste grupo a criminalidade, em busca de condições de vida melhor. Então neste momento percebe-se que o refugiu a criminalidade com a busca de melhorias na vida, surgirão inúmeros problemas sociais que podemos identificar em todos os momentos no dia-dia, dentre eles estão o trafico de droga que causa danos irreparáveis a toda sociedade e expõe a família dos usuários em extremo risco diário de maus tratos, violência e inúmeros casos que levam até a morte. A sociedade torna se refém da violência, que na maioria das vezes originada pela falta de condições de vida das camadas menos favorecidas. Poderia citar inúmeras situações que causam problemas para a sociedade e tem sua origem com a marginalização do homem, então trato esta como a principal questão social.

Introdução do Serviço Social no Brasil e sua forma de atuação

O serviço social foi introduzido no Brasil no período da industrialização e urbanização do país, o que gerou o aumento da oferta de emprego, e com a falta de trabalho no campo as pessoas migraram para as cidades, o que ocasionou a grande demanda da mão de obra, facilitando assim a consolidação do capitalismo.

Surgiu com o propósito de controlar a classe operaria lidar com suas insatisfações (alimentação, moradia, condições de trabalho e saúde), evitando o conflito com a classe dominante, visando à manipulação das classes subalternas aos poderes. A profissão esta relacionada a articulação dos poderes da burguesia industrial, oligarquias e a igreja católica. O profissional foi criado para manipular os operários e assim amenizar os conflitos entre as classes.

O serviço social foi reconhecido como profissão em 1953 e regulamentado pela lei 3252 em 1957. Manteve sua maneira conservadora até os anos 70, mas ao longo dos anos 80 iniciou a inovação do seu projeto profissional, baseado no comprometimento com a população dando acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.

A mudança na conduta do profissional do serviço social foi totalmente benéfica a massa operária, surgindo como principal aliado na luta contra a exploração do capitalismo, pois passou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com