TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos Teórico-Metodologico Do Serviço Social

Monografias: Fundamentos Históricos Teórico-Metodologico Do Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO SOBRE A EVOLUÇÃO CAMBIAL DO DÓLAR EM RELAÇÃO AO REAL, E O DESEMPENHO MACROECONÔMICO NO PERÍODO DE 1992 a 2012, DA DISCIPLINA TEORIA ECONÔMICA – CURSO DE SERVIÇO SOCIAL, PARA NOTA DA 4ª AED TURMA C02 3º PERÍODO, ANO 2013/2.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho será focado em pesquisa econômica direcionada a evolução cambial do Dólar americano em relação ao Real no período de 1992 a 2012, onde apontaremos os motivos que levaram à oscilação da taxa de câmbio, identificando e destacando os principais fatores que determinaram o desempenho do cenário macroeconômico brasileiro no período supracitado, como a taxa da inflação através do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, a variação o Produto Interno Bruto – PIB e a Taxa de Desemprego.

MACROECONOMIA

“A Macroeconomia, estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio”. (“VASCONCELLOS, GARCIA e 2002”. p. 83).

A política macroeconômica possui metas a serem atingidas: alto nível de emprego – responsável pelo equilibro entre a demanda e a oferta; estabilidade de preços – responsável pelo aumento contínuo e generalizado no nível de preços; distribuição da renda – distribuição de riqueza na economia é a forma como a renda é distribuída para os habitantes de um país ou região; crescimento econômico - responsável pelo crescimento da renda per capita.

A CRIAÇÃO DO PLANO REAL

A baixa qualidade de vida da maioria da população brasileira na década de 1980 e na primeira metade dos anos 1990 devido aos altos índices de inflação levou a economia brasileira a sofrer grandes oscilações, mas, ocorreram alguns fatores que causaram à estabilidade dos preços que, consequentemente, proporcionaram ao país um ambiente colaborativo para o posterior crescimento da economia nos anos 2000 com a chegada do Plano Real no dia 1º de julho de 1994.

EVOLUÇÃO CAMBIAL DO DÓLAR EM RELAÇÃO AO REAL

De maneira sintetizada o nosso grupo optou trabalhar com a unidade temporal mensal. Os níveis de cotações do Dólar em relação ao Real darão a ilustração de como ocorreu as medias econômicas e os planos criados para controlar a inflação e os níveis de deterioração da moeda brasileira, conforme demonstrado no gráfico abaixo.

Gráfico de Comparação:

Figura 1

A partir do ano de 1999 o Banco Central estabeleceu o Sistema de Metas de Inflação e a partir dos anos 2000 sua evolução e as principais causas que explicam seus índices em cada ano passaram a ser analisadas por meio do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Nesse período é observado um alto ganho de controle da inflação anual através de ajustes em outras variáveis, principalmente a taxa de juros, junto à estabilidade proporcionada pelo Plano Real.

ANÁLISE DE PONTOS IMPORTANTES 30/07/1993

A taxa de inflação do mês de julho foi de 31,01%, e a acumulada no ano de 1993 chegou a 2.477%. As finanças de milhões de brasileiros e os lucros das empresas eram devastados, o nível de desemprego chegou a 25% e no acumulado do ano já haviam sido demitidos 350 mil funcionários e levava o país á prática da correção monetária, o PIB referente a produção brasileira mesmo com altos níveis de inflação ainda teve crescimento de 4,9% ao ano, e 0,27% no mês de julho. Na tentativa de controlar a inflação, no dia 1º de agosto de 1993, foi tomada a primeira medida: mudou-se o nome da moeda de Cruzeiro para Cruzeiro Real, e cortaram-se três zeros. Mas, a mudança mais importante só ocorreria em 28 de fevereiro de 1994, com a introdução da URV, Unidade Real de Valor. (A inflação de fevereiro foi de 40,3% e a acumulada em 12 meses já estava em 3.025%).

ANÁLISE DE PONTOS IMPORTANTES EM 01/07/1994

No dia 1° de julho, nasce o Real, valendo 1 dólar. Foi trocada toda a base monetária de acordo com esta paridade de CR$2.750,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com