TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fundamentos Historicos Teoricos Metodologicos Do Serviço Social

Artigos Científicos: Atps Fundamentos Historicos Teoricos Metodologicos Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADES INTEGRADAS TORRICELI GUARULHOS-SP

CURSO: Serviço Social

DICIPLINA: Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social 1

PROFESSOR EAD. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

PROFESSOR PRESENCIAL: Helena Macedo

NOMES: RAs:

Crislaine Aparecida Almeida 7189533493

Elaine de Fátima Pinheiro Batista 7373577441

Elaine Fiais 7122322213

Eunice Santos Monteiro 7926687097

Patrícia Gomes De A. Moitinho 6506273168

Sane Cristina de M. Nascimento 6791416318

Eduarda Ramos Santos 6944438559

Guarulhos, 07 de Outubro de 2013.

O Serviço Social e sua origem

O Serviço Social tem origem na Igreja Católica, que tinha por objetivo principal recristianizar a sociedade que estava tão distante dos acontecimentos e realidade que circundava o Brasil naquela época, e hoje também, infelizmente.

Com o crescimento da população urbana que ocorreu devido ao êxodo rural, que por sua vez, gerava mão de obra barata e desqualificada para a situação industrial da época.

Como o país estava em grande progresso industrial era necessários a construção de rodovias, estradas, prédios e outros empreendimentos que iriam servir a indústria, assim foi de suma importância à criação de uma “ação social” que surge em primeira mão para conter a massa operaria que por sua vez já via os erros ocorridos em relação à classe operaria, e com isso estavam reivindicando melhores condições de vida e de trabalho.

O Brasil da década de 1930 sofreu e sofri até hoje as consequências do processo de industrialização despreparada, mesmo por que, os operários não tinham nenhum preparo para tais maquinários, assim iniciou o desemprego no Brasil.

O filme TEMPOS MODERNOS nos mostra com clareza a época, o desemprego devido às novas tecnologias, falta de moradia, fome, invasões, pessoas vivendo nas ruas, orfandade, tudo isso retrata fielmente nosso cotidiano mais presente.

Realmente chega a impressionar tamanha realidade e atualidade, ao ver o filme rever as ruas de São Paulo repletas de seus “moradores de rua”, crianças, e as grandes filas para vagas de emprego, como não poderiam faltar as manifestações dos últimos meses a intolerância policial e as injustiças ocorridas, infelizmente continua muito igual ao século XX quando se iniciou a revolução industrial.

Hoje a revolução não é industrial, mas social, o povo cansou de ser simplesmente a vitima e passou a reivindicar direitos conquistados lá atrás, mas esquecidos por nossos governantes.

Charlie Chaplin teve uma percepção de mundo muito peculiar, pois com humor e gerando muitos risos, ele abordou um tema tão complexo e atual, ele mostrou em seu filme o descaso com o ser humano, que já naquela época não tinha sido preparado pra uma industrialização. Ainda hoje a população em sua maioria continua despreparada, pois falta uma educação eficaz e preparatória para mercado de trabalho, as novas tecnologias são absorvidas por

poucos, formação poucos alcançam assim o mercado até oferece vagas, mas não tem quem ocupe.

Ele mostra no filme que cada operário é apenas mais uma “engrenagem” do maquinário, sujeito a cumprir horários, ordens, sem ter nenhuma segurança.

A população continua com jornadas de trabalho enormes, sem contar com a “guerra fria” pra chegar ao serviço e voltar pra casa, e esse foi mais um motivo das novas manifestações e reivindicações de hoje e a motivação de mais intolerância policial como Chaplin ilustrou tão bem em seu filme.

Com a demanda de “necessitados” sempre aumentando veio a importância de uma profissionalização do serviço social, pois ai o Estado viu que deveria fazer mais e com melhor estrutura, agindo com melhor estratégia seria mais fácil controlar as classes mais pobres.

O Serviço Social surge nesse contexto como mediador entre as classes dominantes e a classe subalterna.

Assim foram criadas diversas instituições de assistência social tais como:

 CNSS- CONSELHO NACIONALDE SERVIÇO SOCIAL

 LBA- LEGIÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA

 SESI – SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA

Estas eram no tempo que faziam um assistencialismo, eram vistas como “bonzinhos”, mas em 1995 foi extinto a LBA e foram criados outros órgãos e instituições com que se consolidou o Serviço Social eficaz que hoje garante ao cidadão seus direitos.

Contudo ainda hoje se vive muito do que foi mostrado no filme de Chaplin, o desemprego assola a população,assim como a falta de moradia e infraestrutura nas periferias e favelas de todo o pais,ainda existe o êxodo rural, e a migração para os grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Brasília que ainda exerce na mente de muitos brasileiros o fascínio de uma vida melhor, mas como usufruir dessas tais oportunidades da cidade grande, se o individuo vem sem preparo ou conhecimento quase nenhum.

No norte, nordeste e muitos interiores Brasil a fora é comum deixar de estudar para trabalhar, e assim estes brasileiros vem pra cidade grande e ficam marginalizadas nas favelas e morros desse país, muitas vezes nas ruas das capitais, e em seus subempregos mal remunerados, não

que falte emprego, mas falta é educação de qualidade pra que estes tenham as mesmas oportunidades.

Chaplin dizia: Pensamos demasiadamente Sentimos muito pouco Necessitamos mais de humildade Que de máquinas. Mais de bondade e ternura Que de inteligência. Sem isso, A vida se tornará violenta e Tudo se perderá. Charles Chaplin

Enfim, podemos dizer que a palavra chave para o filme é ATUAL, foi retradado á anos por Chaplin, a nossa realidade, a necessidade que temos hoje do assistencialismo por conta de toda a industrialização, foi posta nas telas dos cinemas, e hoje é inserida na vida de toda a sociedade, máquinas tiraram o emprego de muitos no passado, e sem a reformulação da educação, ainda tirara muito.

Contudo o serviço social deixou de ser caridade e passou por uma reconceituação, transformando a realidade das pessoas.

Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com