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ATPS TGA 2º Bimestre

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Por:   •  15/11/2013  •  3.937 Palavras (16 Páginas)  •  262 Visualizações

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FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE RONDONOPOLIS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA.

CIÊNCIAS SOCIAIS

Professora:

TUTOR PRESENCIAL: PAULO ACÁCIO GONZAGA DA COSTA

ACADÊMICOS DO 2º SEMESTRE – NOTURNO

JEAN CARLOS CAMPOS DE SOUSA – RA - 446171

LUCINÉIA F. DE MORAIS – RA – 406902

MARIA JUCILENE B. COSTA – RA – 442198

RAQUEL COSTA TEIXEIRA – RA – 416827

ROSENILDA BRESSAN MOREIRA – RA – 412433

VIVIANE ASSUNÇÃO GONÇALVES – RA – 448477

RONDONOPOLIS/MT

NOVEMBRO 2013

Sumário

Introdução 3

1 Desenvolvimento 4

1. Cultura 4

1.1 Individuo 4

1.2 Sociedade 5

2. A classe operária vai ao paraíso 5

2.1. Trabalho 6

2.2. Consumo 6

2.3. Sociedade 6

3. Quais Interações existentes no coditiano da sociedade atual? 7

4. Bumbando e Ilha das Flores 10

4.1. Momentos nos documetários que marcam as divergências socias 10

5. Pajerama 13

5.1. Os pontos que tratam da exploração do meio ambiente ..................................................13

5.2. Os impactos que causam na sociedade 13

5. Conclusão 14

Introdução

1. Desenvolvimento

1.1. Cultura

Cultura é tudo que é socialemente aprendido e partilhado pelos menbros de uma sociedade, reforçando que é transmissível de uma geração para outra pelo convívio social e não pela herança biológica. (REINALDO DIAS, fundamentos de Sociologia geral. Campinas, SP: Editora Alínea, Ed. Especial, 2010, p.59) Um conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização, fazem parte da cultura de um povo como as seguintes: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

1.2. Indivíduo

O indivíduo ou ser individual significa o portador ou sujeito concreto de uma essência em sua peculiaridade não-comunicável,(...). Ao indivíduo opõe-se o universal ou a essência, que prescinde (abstrai) de todo sujeito determinado e como tal é comunicável a vários sujeitos. Só o indivíduo existe realmente, ao passo que o universal, enquanto tal, só se elabora no pensamento conceptual. A língua latina designa o indivíduo por Individuum, que etimologicamente significa o indiviso, denotando uma unidade essencialmente indivisa e indivisível, porque este "uno", enquanto tal, nunca pode existir multiplicado, nem, por conseguinte, existir várias vezes; este pinheiro determinado ou este homem determinado existem necessariamente só uma vez.

Nossa perspectiva em relação à sociedade é estarmos inseridos em uma sociedade mundial que não necessita mais de fronteiras, na qual todas as pessoas possam se deslocar livremente e existir em qualquer lugar o direito de permanência universal.

O homem moderno simplesmente não consegue imaginar uma vida além do trabalho. O homem adaptado ao trabalho, ou seja, a um padrão; está fazendo com que a qualidade específica do trabalho perca-se e torne-se indiferente. O homem moderno não passa de mercadoria produzindo mercadoria e vendendo sua própria mercadoria. As mulheres tornam-se responsáveis pela sobrevivência em todos os níveis. Os homens tornam-se dependente de uma relação abstrata do sistema. Como já mencionamos antes, a perspectiva que temos é a constituição de um sujeito como objetivo, capaz de construir uma sociedade igualitária, criativa, diversa, livre e prazerosa no ócio. É na sociedade moderna que se forma a ideia de educação para formar cidadãos, escolarização universal, gratuita e leiga, que deve ser estendida a todos; a escola passa a ser a forma predominante da educação.

Fonte:(http://www.brasilescola.com/sociologia/a-sociedade-individuo-educacao-que-temos-queremos.htm)

O indivíduo se efetiva, ao lado da identidade genérica derivada do fato de ser membro da espécie humana, pelo talento e possibilidade que demonstra de cultivar, em si, aquelas qualidades que o tornam único e singular. No século XIX, atingia o status de indivíduo, na acepção forte do termo, aquela pessoa capaz de constituir a si mesma enquanto obra, aplicando-se cotidiana e continuamente ao cultivo daqueles traços que a distinguissem das outras, sem qualquer equívoco. Essa tarefa, simultaneamente estressante e dignificadora, imprimia um sentido à vida de cada um, comportando busca consciente, planejamento deliberado e liberdade de escolha.

Nesse registro, trabalhar era sinônimo de disciplina, dignidade, auto-estima, bem-estar, progresso, conquista de autonomia. Sucesso ou fracasso dependia do tipo de trabalho exercido e da atitude de cada um diante dele. A possibilidade de trabalhar (acreditava-se) estava aberta para todos os que se dispunham a conquistar seu lugar no mundo, (bem) utilizando suas capacidades e habilidades.

A situação atual mudou, em vários sentidos. De um lado, ocorre que, hoje, cada vez mais intensamente, cresce o número de pessoas que, embora procurando trabalhar,

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