TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TGA

Exames: ATPS TGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Pesquisar no PLT e nas bibliografias complementares da disciplina Teorias da Administração:

O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história.

Administração é o processo de tomar decisões dobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

Levantar quais foram às escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas.

Escola clássica – Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica.

Frederick Winslow Taylor – Movimento de administração científica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas.

Henry Ford – Linha de montagem; produtos, peças e trabalhadores padronizados; eficiência do processo produtivo.

Henri Fayol - Administração como processo, com identidade e papel próprios dentro de funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal, diretrizes sobre como administrar.

Max Weber – Burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia tipo ideial de burocracia, organização como máquina burocrática.

Escola neoclássica – Foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade. Esse foi o momento dos grandes organizadores: Pierre Du Pont e Alfredo Sloan.

Pierre Du Pont e Alfredo Sloan – Estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo; centralização do planejamento e descentralização da execução; unidades centrais de apoio.

Pesquisar sobre a Revolução Industrial apontando como a mesma criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.

A Revolução Industrial foi uma mudança na forma de produção de mercadorias ocorrida em meados do século XIX. Com origem na Inglaterra, revolucionou o modo de produção com o uso de máquinas a vapor e transformações no sistema de trabalho da época. O uso de máquinas em grande escala foi implantado na Inglaterra a partir de 1760, teve profunda influência sobre a economia mundial, ocasionando significativas mudanças sociais, políticas e culturais para o homem contemporâneo.

Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê?

Sim. A tecnologia tem convertido o mercado de massa em milhões nichos, onde cada minuto que se passa há uma variedade de escolhas em diversos setores. Apenas estamos dando continuidade a mais uma revolução industrial, mas de uma forma muito mais rápida, mais acessível, onde as pessoas independentes da classe que pertence tem acesso à tecnologia atual. Hoje é mais fácil perguntamos as pessoas quem tem um smartfhone do que perguntar quem não tem um smartfhone. Vivemos um mundo de informações de fácil acesso, onde todos tem acesso à mesma, como consequência a exigência tem se tornado cada vez mais rigorosa. Muitos acreditam que estamos passando por mais uma grande revolução indústria, mas tudo tem sido muito natural para a humanidade, à inovação já faz parte do cotidiano.

ETAPA 2

Refletir com sua equipe a respeito do filme Tempos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com