TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Tga Etapa 1

Monografias: Atps Tga Etapa 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 7

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar no PLT e nas bibliografias complementares da disciplina Teorias da

Administração:

1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;

2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas

como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e

premissas;

3. Pesquisar sobre a Revolução Industrial apontando como a mesma criou o contexto

industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria

administrativa.

Pode-se também fazer pesquisas na internet, lembrando que sempre devem ser visitados sites

confiáveis quanto sua veracidade. Todas as fontes de consultas utilizadas deverão compor as

referências (bibliográficas), no final do trabalho

Introdução

Esta atividade tem como objetivo agregar conhecimento ao que se refere às teorias da administração, perceber que a evolução natural da Teoria da Administração a partir de uma nova visão, percorre um novo caminho, pelo qual os problemas das empresas eram mais complexos e, portanto, exigiam quebra de paradigmas da Administração, permitindo diferencia-las, ressaltando os principais pontos que influenciaram as proposta de administração que se arrastaram a realidade dos dias atuais. A Teoria da Administração é geralmente em certos aspectos, uma decorrência da Teoria das Organizações, ou seja, um meio de por em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações. Esta teoria trata-se do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular. Teoria esta que engloba um conjunto integrado de teorias em crescente expansão que gradativamente se abrange. Veremos que se trata do corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las. Reafirmando a ideia anterior, a Teoria Geral da Administração ou TGA como preferirem, é composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.

Entre estes e outros detalhes sobre a história da teoria da administração iremos ver adiante com prioridades sobre os fatos marcantes e diretamente ligados às mudanças, influências e acontecimentos desta característica teoria. Assim como autores que colaboraram para tais mudanças e seus aspectos sociais.

Etapa 1 - Surgimento das teorias da Administração

Com base na pesquisa referente ao fato de a administração ser uma habilidade humana, seus aspectos históricos, sociais e o desenrolar do seu surgimento observamos que à partir da instrução de mercado incluindo a economia, o trabalho humano já estava organizado de forma mecanizada. A administração foi muito requisitada para solucionar tais dificuldades de direção de negócios e compromissos financeiros das organizações. A abordagem humanista da teoria da administração inclusive nas organizações contrariou vários postulados da abordagem clássica de Fayol e da Administração Científica de Taylor. A ênfase na estrutura e nas tarefas foi substituída pela ênfase nas pessoas. Assim, junto com as necessidades e o aparecimento das organizações, cada uma com o seu propósito, a administração começa a surgir. Sua teoria começa a se evidenciar e sua origem também. Relacionando os fatos com a atualidade, são citadas várias organizações nas quais o trabalho mecanizado está em evidência, como por exemplo, as redes de fast food. Isso vem sendo retratado principalmente após a revolução industrial, que se iniciou na Inglaterra e foi difundida pela europa e américa do norte, nos quais os trabalhos manufaturados foram substituídos pelos maquinofaturados, ou seja, com essa nova medida a produção daria um passo enorme na busca do lucro, uma vez que os produtos seriam feitos em um menor intervalo de tempo, gerando dessa forma um grande aumento no número de mercadoria e menores gastos com mão de obra. Muitas dessas ideias serviram e ainda servem para solucionar problemas criados pelo desenvolvimento de algumas organizações. Mas o problema ocorre quando um sistema monótono e despreparado para novidades bate de frente com o que estava fora do planejado.

A administração científica teve como seu principal representante e pioneiro Frederick Taylor. Os princípios básicos de sua fundamentação giram em torno da descentralização da gestão, fazendo com que a responsabilidade da organização do trabalho seja transferida do empregado para o gerente. O aumento da produtividade foi bastante evidente nessa forma de administração. O principal problema dessas formas precursoras da gestão é que faz do trabalhador um ser alienado e transforma o seu trabalho em algo monótono e desprazeroso, no qual o empregado pode tirar poucos proveitos para sua vida, além de quando surgem problemas novos, as pessoas se mostram despreparadas para enfrentá-los e podem alegar que aquilo não faz parte da sua tarefa.

Temos aqui os principais precursores da administração

e suas teorias de significante influência

Frederick W. Taylor priorizou seus estudo pelo trabalho dos operários vindo mais tarde a incluir a administração geral em sua teoria.Taylor começa a se interar na administração no ano de 1903. Ano de lançamento de seu livro Shop Management (Administração de Oficinas).

CONCLUSÃO SOBRE TAYLOR

No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Após perceber que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se a alta chefia continuava a trabalhar da forma antiga o mesmo se afastou da sofisticação de técnicas pertinentes à “administração moderna” como chamara anteriormente.Contudo a Administração Científica possua alguns defeitos como a robotização dos funcionários, a visão microscópica do homem como única parte da maquina industrial. Esta atitude prejudicou tanto a sociedade quanto a imagem humana na administração. Se fez então muitas organizações à adotar preceitos de Taylor afim de minimizar tais impactos desta mudança repentina.

CONCLUSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com