TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA - Atividade De Autodesenvolvimento - Ciências Sociais

Artigo: AVA - Atividade De Autodesenvolvimento - Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Autodesenvolvimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

a) Apresentação da cidade.

A cidade de São Paulo fica localizada na região sudeste do Brasil e de acordo com o IBGE a população do município ultrapassa a casa dos 11 milhões de habitantes. A capital paulista não só é reconhecida como o centro financeiro brasileiro como também da américa latina e celeiro de um ambiente de tolerância e respeito à diversidade de credos, etnias, orientações sexuais e tribos.

b) Descrição dos fatores locais produtores de cultura e que são típicos da cidade.

São Paulo é considerada polo cultural devido a influência dos diversos grupos de imigrantes e migrantes que acolheu no passado e que acolhe até hoje. Possui uma ampla rede de teatros, casas de show, bares, museus e galerias de arte, possui também uma cena musical que abrange diversas vertentes. A cidade também é sede de três grandes clubes de futebol: o Corinthians, São Paulo FC e o Palmeiras, estes hoje em dia, com seus próprios estádios que servem não só para receberem jogos como também para grandes shows, em geral de Rock.

c) Apresentação de elementos de sincretismo na cidade.

Há várias manifestações religiosas na cidade, com a maioria da população de católicos, porém, ramificações de várias outras religiões como a budista, espírita, evangélica, afro-brasileiras, etc. crescem com o passar dos anos.

d) Avaliação de como cultura nacional e a cultura em rede se fazem presentes no cotidiano da cidade.

São Paulo é considerada polo cultural não só pelos seus imigrantes como também por seus “migrantes” que contribuem e muito para a diversidade de costumes, fazendo com que a cidade manifeste de alguma forma, tradições, culinária, dança e música de todas as regiões do Brasil, cada uma com sua particularidade. Isso inclui os indígenas também. Por ser uma cidade com importante influência global, é considerada como a 14ª cidade mais globalizada do planeta de acordo com a Globalization and World Cities Study Group & Network. E isso se faz presente no cotidiano, pois a todo instante podemos notar os paulistas entretidos com suas mensagens via celular, acessos às redes sociais, etc.

e) Referências bibliográficas.

História de São Paulo. In: BRASIL. Site oficial de turismo da cidade de São Paulo. Seção História. Disponível em <http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/historia >. Acesso em: 06 out. 2014.

Sobre São Paulo (cidade). In: BRASIL. Site encontrasp. Seção Índice Sobre São Paulo. Disponível em <http://www.encontrasaopaulo.com.br/sobre-sao-paulo.html>. Acesso em: 06 out. 2014.

Cultura de São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com