TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO E INTERAÇÃO DO GRUPO DE CONEXÃO E FORTALECIMENTO DE CONEXÕES (SCFV) DE PROTECÇÃO BÁSICA

Projeto de pesquisa: AVALIAÇÃO E INTERAÇÃO DO GRUPO DE CONEXÃO E FORTALECIMENTO DE CONEXÕES (SCFV) DE PROTECÇÃO BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE PASSO-FUNDO

AVALIAÇÃO E MOMITORAMENTO DOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTOS DE VINCULOS (SCFV) NA PROTEÇÃO BASICA.

Alunas RA

Paula Manfredini 2314352387

Juraci Spiller 2625483071

Sandra Maria Vaccari 1102001325

Viviane Aliprandini 1102001326

Vera Nice Morais 9678467072

PASSO FUNDO,

RIO GRANDE DO SUL

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE PROJETO SOCIAIS

Ao especificar o tema Avaliação e Monitoramento para a elaboração do projeto social, foi necessário compreender que significa avaliar e monitorar.

Avaliar segundo Chianca (2001:16) é;

“A coleta sistemática de informações sobre as ações, as características e os resultados de um programa, e a identificação, esclarecimento e aplicação de critérios, passíveis de serem defendidos publicamente, para determinar o valor (mérito e relevância), a qualidade, utilidade, efetividade ou importância do programa sendo avaliado em relação aos critérios estabelecidos, gerando recomendações para melhorar o programa e a informação para prestar contas aos públicos interna e externo ao programa do trabalho desenvolvido”.

Após analisar o conceitos acima podemos entender que fazer a avaliação dos projetos sociais é necessário compreender quais metodologia serão utilizadas para analisá-lo e rever os pontos relevantes do planejamento.Portanto avaliar os projetos sociais é necessário compreender que cada um destes itens que serão citados são importantíssimo para interpretar as conceitualização já deferidas anteriormente.

Avaliação de um projeto requer o envolvimento de dois questionamentos.

• Qual a diferença quero proporcionar com o projeto em planejamento?

• Quais impactos queremos ter nas ações prevista no projeto?

Estabelecendo estas indagações poderemos iniciar a avaliação de um projeto através dos seguintes reflexões :reconhecer o progresso das articulações sendo elas positivas ou negativas,pois ambas contribuem para especificar as temáticas.

Analisar as estratégia de maneira imparcial,pois podem variar para alcançar os objetivos propostos,estabelecer coerência durante a avaliação para oportunizar o método mais eficaz para o determinado projeto.

Durante a avaliação do projeto podem ser aplicadas diversas metodologias as mais utilizadas são: auto avaliação, estimativa ,participativa ,rápida, externa ,interna e interativa, avaliação mista destacamos que nos projetos sociais elas tem por finalidade duas metodologias a qualitativa e quantitativa.

Ao discorrer sobre a avaliação podemos constatar que o monitoramento é imprescindível para a efetivação da avaliação, pois o mesmo evidencia as potencialidades positivas e negativas das articulações previstas no projeto social.

O monitoramento nos projetos sociais segundo Janet Shapiro é;

‘’uma coleta sistemática e uma análise da informação de como um projeto progride. É criado para melhorar a eficiência e a eficácia de um projeto ou organização. É baseado em metas e atividades dirigidas durante as fases de planejamento

do trabalho. Auxilia a manter o trabalho em sua linha geral e possibilita ao gerenciamento identificar quando as coisas não estão andando corretamente. Se utilizado corretamente,

torna-se uma ferramenta inestimável para um bom gerenciamento e fornece uma base de avaliação muito útil. Habilita saber se os recursos estão sendo bem utilizados e se serão suficientes para o que está sendo feito; se sua capacidade de trabalho é suficiente e apropriada; e se você está realizando aquilo que planejou fazer .

Ao planejar as ações que compõem o projeto social é necessário compreender que ‘’é um empreendimento finito, com objetivos claramente definidos em função de um problema, oportunidade ou interesse de uma pessoa ou organização’’. (MAXIMIANO, 1997 apud MOURA e BARBOSA, 2007, p.22).

Tendo como base o inicio,meio é o fim o projeto social para ser entendido com tal é necessário ter critérios definidos sobre o monitoramento de suas ações.

Os critérios são: estabelecer indicadores de eficiência,de eficácia ,efetividade , impacto,estabelecer sistemas de coleta de dados relacionados aos indicadores,armazenar e analisar ,visualizar e gerenciar informações sobre a temática.

Ao correlacionar a avaliação com o monitoramento podemos concluir que são fundamentais para o processo do projeto pois ambos quando previamente estruturado ao longo do planejamentos visibilizam seus alcances e progresso através da visão geral dos objetivos,a estratégia propostas,mas tendo como base os conceitos citados podemos finalizar que é importante reconhecer que ambos não desempenho a função de estruturar as ações mais de auxiliar a identificar problemas e causas,sugerir possíveis para os problemas;levantar questões quanto à estratégia e às previsões realizadas; refletir para onde está indo e de como você está chegando lá,providenciar informações e aspectos internos,encorajá-lo a agir a respeito dessas informações e aspectos e aumentar suas possibilidades de acerto que farão uma diferença de desenvolvimento positiva.

Para compreendemos de maneira mais restrita o funcionamento da avaliação e monitoramento irão planejar o seguinte projeto social ‘’Avaliação e Monitoramento dos Grupos de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos na Proteção Básica’. ’

Etapa 02

Ao elencar como tema do projeto social a avaliação e monitoramento dos grupos de convivência e fortalecimentos de vínculos na proteção básica foi preciso estabelecer algumas diretrizes para a elaboração do mesmo. Os eixos vinculados nos projetos sociais são a eficiência, eficácia e a efetividade por estarem interligadas são diversas vezes interpretadas erroneamente.

A eficiência está associada á racionalidade, produtividade, ação, força, a virtude de produzir, ela é a parte operacional dos projetos, a eficácia é a noção de metas, dos objetivos, já a efetividade é os resultados das duas ações citadas acima.

A dissertação acima sobre a temática diz respeito ao conhecimento amplo das palavras, mas quando mencionamos o conjunto de palavras no projeto social estamos relacionando-as com o planejamento, aplicação e avaliação que são a: eficiência otimiza a aplicação dos recursos financeiros em relação aos resultados alcançados pelo projeto, a eficiência demostra os objetivos e metas previamente a serem atingidos, a efetividade a compilação dos resultados sendo eles positivos ou não.

Para compreendemos de maneira mais eficaz sobre

...

Baixar como  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »