TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVANÇOS TECNOLÓGICOS E UM NOVO CONCEITO NO MUNDO DO TRABALHO

Trabalho Universitário: AVANÇOS TECNOLÓGICOS E UM NOVO CONCEITO NO MUNDO DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Uma empresa resolve registrar a rotina e a vida pessoal dos seus funcionários. Monta dossiês, com informações de horários de saída e volta à casa do profissional, local de destino, meio de transporte e trajes usados quando saíam, hábitos de consumo, informações sobre cônjuges e filhos, antecedentes criminais, participação em sociedade comercial e posse de bens. Parece uma situação característica da ditadura militar (1964- 1985), mas isso ocorreu entre os anos de 1999 e 2003. Seria essa atitude uma violação da privacidade, direitos humanos, ética ou moral? A sociedade da informação está contribuindo para essas mudanças no mundo do trabalho? É sobre estas questões a discussão ao longo do texto.

2 UMA QUESTÃO DE ÉTICA

Em agosto de 2012, chega aos tribunais uma denúncia declarando que o Banco HSBC violou os direitos humanos de seus funcionários para investigar a vida e a rotina daqueles que se encontravam afastados por motivo de doença ocupacional. O sindicato informou ter recebido, anonimamente, documentos comprovando que, entre 1999 e 2003, a instituição financeira contratou o Centro de Inteligência Empresarial (CIE) para realizar investigações.

Segundo o Banco HSBC o motivo para a medida seria o fato de, na avaliação da instituição, a quantidade de pedidos de licença médica ser excessiva na época. O objetivo da instituição era identificar se algum dos 152 licenciados nos quatro anos de investigação estaria praticando algum tipo de fraude, usando o período de licença médica na instituição para desenvolver alguma outra atividade profissional remunerada.

Podemos considerar que hoje está muito fácil conseguir um atestado falso com as novas tecnologias ou até mesmo com um médico amigo. Mas até que ponto uma empresa tem autoridade para espionar a vida de seus funcionários? Essa situação seria diferente se todos agissem pautados pela ética? Afinal o que é ética? Para Almeida e Battini (2013, p. 9) ética é a ciência que estuda a conduta humana, o modo de agir de acordo com o bem e o mal, almejando alcançar a felicidade.

Então essa atitude pode ser considerada falta de ética, violação de direitos humanos e privacidade? De acordo com a definição pode considerar que sim, pois fica claro que o Banco praticou a violação do princípio da ética e igualmente da moral que proporcionam a condição do desenvolvimento do comportamento organizacional sobre bases concretos da ética. Assim a ética e o comportamento organizacional tem que andar juntos, realçando a relevância de ambos na organização. Para Rampazzo e Ricieri (2009, p. 105):

No entanto, acompanhar o comportamento organizacional deve ir além da serialização e classificação das pessoas com instrumentos como testes, inventários de avaliação, descrições de cargo, análise de desempenho etc. Essas práticas acabam reduzindo a individualidade das pessoas e não oportunizam um bom desenvolvimento pessoal e profissional. O olhar profissional deve ir além dessas técnicas. Assim como poder, conflitos e qualidade de vida devem ser pontos importantes a serem trabalhados quando se fala em comportamento organizacional.

3 BENEFÍCIOS E CONSEQUÊNCIAS DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS

Os avanços tecnológicos têm trazido muitos benefícios para o mundo do trabalho, porém podemos verificar o surgimento de problemas até então não existentes. Um problema que pode ser apontado é o número de pessoas que se afastam por adoecimento relacionado diretamente com o trabalho, como estresse, depressão, síndrome do pânico e lesões por esforços repetitivos (LER). A organização do trabalho dentro dos bancos é amplamente questionada pelos trabalhadores. A forte pressão por cumprimento de metas e o assédio moral são problemas repetidamente apontados pela categoria. Essa realidade explica o alto número de afastamentos, mas não foi capaz de convencer o HSBC a mudar de postura. Diante disso é importante lembrar Rampazzo e Ricieri (2009, p. 104):

O conhecimento é necessário para uma boa administração de recursos humanos. Falta de motivação, baixo desempenho, dentre outros problemas podem ser obtido no estudo do comportamento organizacional. Aprender a gerenciar o seu capital humano é uma das grandes vantagens competitivas da empresa contemporânea.

Com a tecnologia da informação existe hoje outro tipo de “espionagem” dentro das empresas, o monitoramento na web. Pesquisas apontam que empresas já monitoram a navegação de seus funcionários na internet, barrando assuntos como sexo, rádios on-line e chat de bate papo. Algumas empresas também dizem monitorar e-mails dos seus empregados. Peretti, Brunetta e Werner (2009, pg. 131), afirmam que [...] “esse controle na vida do cidadão traz implicações, como por exemplo, tiram a liberdade e mudam até nosso, modo de pensar invadindo a privacidade”. É importante que a empresa seja transparente com esse assunto, e até mesmo ter autorização do seu funcionário por escrito, pois este documento pode contar em favor da empresa no caso de processo judicial.

Este assunto torna-se cada vez mais complexo, porque ao mesmo tempo em que pesquisas na internet podem trazer benefícios para empresa como agilizar processos, gerar novos conhecimentos e visões por meio do aprendizado e criar ações visando atender de forma adequada a satisfação de clientes, elas também podem desviar a atenção dos funcionários com assuntos não relacionados ao trabalho, além de que também deve se levar em consideração a segurança da informação, evitando a divulgação de dados confidenciais da empresa ou até mesmo dos clientes. Peretti, Brunetta e Werner (2009, pg. 1), diz que:

“Nesta sociedade tecnológica onde vivemos, a informação e o conhecimento são as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com