TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Academico

Trabalho Escolar: Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  1.466 Visualizações

Página 1 de 3

Ciências contábeis 2° semestre.

Gilberto Souza Silva.

Atividades de Macroeconomia.

1-Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da macroeconomia e da microeconomia.

Microeconomia.

Conceito: Estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços e as quantidades em mercados específicos. Trataria da consolidação das decisões de aquisição, produção e venda de bens e serviços nos diversos mercados.

Macroeconomia.

Conceito: Estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados como PIB, consumo global, investimento global, exportação, inflação, desemprego, com o objetivo de delinear uma Política Econômica. Estudando-se o nível geral dos preços, ignorando-se as mudanças de preços relativos dos bens das diferentes indústrias.

2- Sintetize os objetivos de política econômica.

Alto nível de emprego: Estimular o crescimento da capacidade produtiva da economia aumentado nível de emprego.

Estabilidade de Preços: Combate à inflação, que é o aumento contínuo generalizado de preços.

Distribuição de renda: É uma política de longo prazo que gera o desenvolvimento econômico.

Crescimento Econômico: Aumentar a capacidade produtiva da sociedade.

3- Politicas de estabilização da inflação não são compatíveis com melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Justifique sua resposta.

Sim. A estabilização da inflação "auxilia" na melhoria da distribuição de renda, pois se aumenta o poder de compra das famílias, gerando um efeito ilusório de distribuição, fato ocorrido no Brasil, em meados da década de 90.

4- Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda a e busca do crescimento econômico, a luz da experiência brasileira no período do milagre “econômico”.

Existe compatibilidade, pois os objetivos não são independentes uns dos outros, atingir uma meta pode ajudar a alcançar outras, porém podem existir conflitos entre elas. O crescimento pode facilitar a solução dos problemas de pobreza, pois se podem abrandar conflitos sociais sobre a divisão do bolo produtivo quando ele aumenta. Pode-se aumentar a renda do pobre sem diminuir a dos ricos. Entretanto, no Brasil, e em outros países em desenvolvimento, as metas de crescimento e equidade distributiva têm-se mostrado conflitantes, uma vez que o aumento do nível de poupança parece ser mais facilmente obtido através de uma distribuição desigual de renda especificamente aumentando a parte dos lucros e da poupança dos mais ricos na renda nacional. O grande problema entre a falta de compatibilidade destas duas metas é a política adotada pelo governo (de crescer primeiro para depois distribuir - Teoria do Bolo). Buscou-se um crescimento acelerado sem antes preparar os fatores de produção, como por exemplo, a educação para uma mão de obra qualificada. Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com