TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm. Finaceira

Pesquisas Acadêmicas: Adm. Finaceira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  6.915 Visualizações

Página 1 de 5

Questões para fixação do texto.

1. Descreva a relação geral entre Administração Financeira e Economia e explique como o administrador financeiro se baseia nos princípios de Macro e Microeconomia.

A importância da Economia para o desenvolvimento do ambiente financeiro se dá em função de suas áreas mais amplas:

Macroeconomia- estuda o ambiente global, institucional e internacional em que a empresa precisa operar. Fornece ao Administrador Financeiro uma visão clara das políticas do Governo e instituições privadas, através das quais a atividade econômica é controlada.

Microeconomia- trata da determinação de estratégias operacionais ótimas para empresas e indivíduos. O Administrador Financeiro vale-se das teorias Microeconômicas de operação da firma e maximização do lucro para desenvolver um plano que seja bem-sucedido. Precisa enfrentar não só outros concorrentes em seu setor, mas também as condições econômicas vigentes.

2. Como o administrador financeiro depende do contador? De que forma o resultado da Contabilidade age como insumo para a Administração Financeira?

O papel do Contador é prover dados que sejam desenvolvidos e interpretados com facilidade, sobre operações passadas, presentes e futuras da empresa. O Administrador Financeiro usa estes dados, seja em sua forma bruta, seja depois de fazer certos ajustes e análises, como um importante insumo ao processo de tomada de decisão financeira.

3. Quais são as maiores diferenças entre Contabilidade e Administração Financeira com respeito:

a) Ao reconhecimento de receitas e despesas?O contador prepara as demonstrações financeiras com base na premissa de que as receitas devem ser reconhecidas por ocasião das vendas e as despesas quando incorridas. A receita oriunda da venda de mercadorias a crédito, pela qual não se tem recebido ainda o pagamento efetivo de caixa, aparece nas demonstrações financeiras da empresa como contas a receber, um ativo temporário. As despesas são tratadas de modo semelhante – isto é, certos passivos são criados para representar bens ou serviços que foram recebidos, mas ainda devem ser pagos.

Já o administrador financeiro, reconhece receitas e despesas somente com respeito às entradas e saídas de caixa.

Ou seja, os contadores geralmente usam o regime de competência, ao passo que

as finanças se concentram em fluxos de caixa.

b) À tomada de decisão?

Os deveres do executivo financeiro diferem dos do Contador, pois este se dedica basicamente, a coleta e apresentação de dados financeiros. O executivo financeiro avalia as demonstrações do Contador, desenvolve dados adicionais e toma decisões com base em análises subseqüentes. Obviamente, isto não quer dizer que os Contadores jamais tomem decisões e que os Administradores Financeiros jamais coletem dados.

4. Como a função financeira evolui dentro da empresa?

Em empresas pequenas, a função financeira é geralmente realizada pelo departamento de Contabilidade. À medida que a empresa cresce, a importância da função financeira leva à criação de um Departamento Financeiro separado – uma unidadeorganizacional autônoma, ligada diretamente ao Presidente da companhia, através de um Vice-Presidente de Finanças.

Reportando ao Vice-Presidente de Finanças estão o tesoureiro e o controller. O Tesoureiro geralmente é responsável por conduzir atividades financeiras. O controller geralmente conduz as atividades contábeis.

5. Quais são as três funções do administrador financeiro com respeito às demonstrações financeiras da empresa?

1. Análise e planejamento financeiro;

2. Administração da estrutura de ativo da empresa;

3. Administração de sua estrutura financeira.

6. Qual é a meta do administrador financeiro? Mostre como se comprova que a meta foi atingida.

O administrador financeiro deve visar atingir os objetivos dos proprietários da empresa, maximizando sua satisfação.

A maximização da riqueza é a abordagem preferida dos proprietários.

O fator que comprova e reflete a riqueza do proprietário numa empresa, é o preço de mercado da ação.

7. A meta da Administração Financeira poderá conflitar com a maximização do lucro, de cinco formas. Discuta brevemente essas cinco razões, mostrando como elas dão suporte à meta da Administração Financeira.

A maximização da riqueza é a abordagem preferida dos proprietários, por cinco razões básicas:

Considera:

• O retorno realizável do proprietário- Uma vez que o preço de mercado da ação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com