TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Artigos Científicos: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  6.478 Palavras (26 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 26

CAPÍTULO I

Neste trabalho, apresentaremos os principais sistemas de acumulação de custos quanto ao processo produtivo e quanto ao modelo de gestão.

Cada empresa adota um sistema próprio de apuração de custos, pois este depende da complexidade de suas operações.

O sistema de acumulação de custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.

O tipo de sistema de acumulação de custos a ser adotado pela empresa é totalmente dependente do produto ou do serviço produzido, bem como do processo de produção empregado.

O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos.

PRINCIPAIS SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS.

Os sistemas de acumulação de custos podem ser classificados quanto:

a) ao processo produtivo;

b) ao modelo de gestão.

Entre as etapas para a elaboração de um sistema de custos, cabe ao administrador conhecer o processo de produção, ou seja, o denominado “chão de fábrica”, para que, com base nesse conhecimento, possa estudar o melhor método de custeio a ser aplicado.

CRITÉRIOS DE ACUMULAÇÃO

ORDEM PROCESSO ATIVIDADE PREVISIONAIS RESPONSABILIDADE

PROCESSO

ORDEM PRODUTO PRODUTO

O esquema apresenta critérios de acumulação de custos, os quais podem ser por ordem, por processo, por atividade, provisionais ou por responsabilidade.

Qualquer que seja a filosofia utilizada, esta será da escolha do profissional da área contábil, que deverá, observando a atividade da organização, o modelo de gestão aplicado e a finalidade do sistema, eleger o critério que melhor resultado proporcionará.

Quando uma empresa trabalha por encomenda, denomina-se que esta utiliza a filosofia do custeio por ordem e, quando o processo industrial é realizado em série, sem intervalos (contínuo), o sistema é chamado de custeio por processo, que forma o custo por produto.

Observando os conceitos trabalhados, pode-se dizer que o sistema de custeio por ordem é, intrinsecamente, um sistema baseado no processo, pois, para que haja a produção, existe a necessidade de haver um processo de realização.

Existem inúmeros Sistemas de Acumulação de Custos, porém apenas alguns serão apresentados:

QUANTO AO PROCESSO PRODUTIVO

SISTEMA DE ACUMULAÇÃO POR PROCESSO (OU CONTÍNUO)

Quando a fábrica produz de modo contínuo, em série ou em massa, a preocupação da Contabilidade de Custos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases de produção (processos) e, em seguida, dividir esses custos pela quantidade de produtos fabricados no processo, durante certo período - custear o processo fabril em determinado período. O sistema de custos por processo não se preocupa em contabilizar os custos de itens individuais ou grupos de itens. Em vez disso, todos os custos são acumulados por fase do processo, por operação ou por departamento (centros de custos) e alocados aos produtos em bases sistemáticas.

Esses sistemas são usualmente utilizados em entidades que produzem grandes volumes de produtos uniformes em bases contínuas. Exemplo: produção de geladeiras, carros, mesas (padronizados – em linha).

SISTEMA DE ACUMULAÇÃO POR ORDEM DE SERVIÇO (ENCOMENDA)

O sistema de ordem de produção é mais adequado quando a firma tem um processo produtivo não repetitivo e no qual cada produto ou grupo de produtos é mais ou menos diferente entre si.

Os custos diretos de mão-de-obra e materiais gastos em uma determinada ordem são alocados com base em registros mantidos para esse propósito.

Os custos indiretos – aluguel, seguro, eletricidade etc. – são usualmente aplicados às ordens por taxas predeterminadas, tendo como base horas de mão-de-obra direta. Exemplo: móveis sob encomenda, carros sob encomenda etc.

Cada ordem recebe um número ou código. Quando são incorridos custos de material ou mão-de-obra, relacionados com a ordem, eles são registrados na conta produção em andamento do razão e do razão auxiliar que registram os custos de cada ordem.

QUANTO AO MODELO DE GESTÃO

SISTEMAS DE CUSTOS PELA RESPONSABILIDADE

Para a finalidade de controle das operações e dos próprios custos, procuram-se identificar os custos por departamento, por setor, por centro, por unidade etc. De acordo com esse pensamento, sempre haverá um responsável pela administração do objeto de custeio. Os custos serão identificados, direta ou indiretamente, aos departamentos ou aos centros de responsabilidade.

Assim, o sistema contábil deve ser preparado de acordo com a estrutura e objetivos organizacionais, representando a Contabilidade pela Responsabilidade uma das formas (modelos) de estruturação contábil baseada no critério de delegação da autoridade, seja ela por centro, departamento, atividade ou outras formas.

Compreendendo a mecânica desse modelo contábil, é possível apontar alguns objetivos da Contabilidade pela Responsabilidade, sendo eles:

• O controle das atividades/departamentos/pessoas;

• A descentralização da tomada de decisão;

• A motivação do quadro de pessoal e sua maior participação;

• O planejamento de novas estratégias e projetos;

• A avaliação do desempenho setorial e do pessoal.

Para atingir esses objetivos, por meio da Contabilidade pela Responsabilidade, faz-se necessário conhecer e empregar alguns conceitos inerentes ao processo, tais como descentralização, responsabilidade, controle, planejamento e motivação, os quais formam a base de tal metodologia.

CONCEITOS BÁSICOS DE CUSTOS EMPRESARIAIS

Os conceitos básicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com