TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Publica

Dissertações: Administração Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2014  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Administração Pública: É a gestão dos bens e interesses públicos

em benefício da coletividade, nos âmbitos federal, estadual e municipal, segundo preceitos do direito e da moral visando ao bem comum. É a organização que garante o sistema constitucional - legal de uma nação. (Bresser-Pereira, 2010).

A administração Pública tem por finalidade a promover o bem comum: bem estar, segurança e a justiça. É através da Administração Pública que é exercido o poder público para a promoção dos direitos dos cidadãos.

Podemos definir a Administração Pública como o conjunto de estruturas estatais voltadas para o atendimento de necessidades da coletividade, como o conjunto de funções relacionadas com a gestão da máquina estatal e como área do conhecimento científico-social.

O processo de modernização do Estado exige que a Administração Pública de hoje tenha eficiência e eficácia para os serviços fornecidos. Para tanto, verificou-se que deve-se aderir às propostas de adaptação e flexibilização advindas da modernidade.

Administração pública é uma atividade desenvolvida pelo Estado com atos concreto e executórios que pode ser direta ou indireta.

Tem como importância cumprir fielmente os preceitos do direito e da moral administrativa que regem a sua atuação sempre com interesse público ou o bem da coletividade.

A Administração Pública trata-se da atividade dinâmica que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos de ordem pública, que englobem uma população, um Estado. Ela compreende tanto os órgãos governamentais, supremos, constitucionais (Governo), aos quais incube traçar os planos de ação, dirigir, comandar, como também os órgãos administrativos, subordinados, dependentes, aos quais incube executar os planos governamentais.

Podemos considerá-la importante tendo em vista que é a atividade que o Estado desenvolve por meio de atos concretos e executórios, para a consecução, direta, ininterrupta e imediata dos interesses públicos. Ao ser investido em função ou cargo público, todo agente assume para com a coletividade o compromisso de bem servi-la, porque outro não é o desejo do povo, como legítimo destinatário dos bens, serviços e interesses administrados pelo Estado, seguindo os seguintes princípios: legalidade; impessoalidade; moralidade e probidade; publicidade; eficiência; licitação pública; razoabilidade; igualdade; motivação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com