TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Unopar

Casos: Administração Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ETAPA 1 4

2.2 ETAPA 2 ................................................................................................................5

2.3 ETAPA 3 ................................................................................................................7

2.4 ETAPA 4 ..............................................................................................................11

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................13

4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................14

– INTRODUÇÃO

Na produção textual a seguir buscaremos compreender e contextualizar as estratégias organizacionais.

Com base na reportagem; o rei das farmácias é da pague menos, iremos desenvolver uma produção textual buscando empregar o aprendizado deste semestre e toda a bagagem adquirida em estudos passados.

Mesmo diante do momento, onde o varejo no país passa por uma serie de fusões, poderemos observar a seguir que o empreendedor Sr. Francisco Deusmar de Queiroz, não se intimida e busca sempre por em prática suas idéias de inovação.

– DESENVOLVIMENTO

2.1 – Etapa 1

1) Ficou claro na reportagem que a empresa sempre buscou inovar para se diferenciar dos concorrentes. Essa inovação ocorreu, principalmente, na operação das lojas, como por exemplo, na abertura da loja 24 horas com as portas abertas, a colocação das gôndolas com produtos de higiene no meio da farmácia e a oferta de vários serviços aos clientes. Outro ponto que ficou evidente, tanto na reportagem como na entrevista, é o fato de que a empresa está buscando formas de enfrentar a concorrência que a qualquer momento pode surgir de forma agressiva.

Baseado nisso, que outras inovações na gestão das lojas você sugere para a empresa continuar a se diferenciar e enfrentar os concorrentes?

A) Criar um espaço dentro das lojas para atender aos grupos de risco (diabéticos, hipertensos, pacientes cardíacos, etc);

B) Buscar parcerias com Laboratórios que produzem medicamentos de manipulação, para serem fornecidos ao consumidor em tempo real;

C) Ampliar e manter a modernidade nas instalações das lojas, variedade de produtos, excelência no atendimento, amplos

estacionamentos e localização de fácil acesso, tudo isso para continuar oferecendo ao cliente a maior comodidade, agregando serviços que fazem a diferença, proporcionando bem estar com simplicidade, paixão, inovação e sustentabilidade.

2) A empresa tem como principio a busca pela compreensão das necessidades e preferências dos clientes e do próprio mercado consumidor, adaptando suas ações até mesmo de acordo com as questões culturais dos locais onde está inserida.

Diante disso responda: qual a importância do acompanhamento do comportamento do consumidor para a empresa?

Kotler (2000) define o comportamento do consumidor, como o campo que “estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos.” Conforme o autor é benéfico estudar o cliente, pois é o estudo que fornece dados, informações, direções e decisões para o desenvolvimento de novos produtos, características de produtos, preços, canais de distribuição, mensagens e outros elementos do ‘Mix do Marketing’. Para a empresa é de suma importância manter atendentes capacitados e interados com a diversidade cultural dos consumidores, esta importância se dá por necessidade de uma maior interatividade entre o consumidor e empresa.

2.2 – Etapa 2

1) Durante a leitura da reportagem você percebeu que o criador da rede de farmácias Pague Menos, Francisco Deusmar de Queirós, foi inovador, revolucionando a forma de atendimento ao cliente, disponibilizando itens de perfumaria no sistema de gôndolas, facilitando a escolha dos produtos pelos clientes, sem a necessidade da interferência do atendente, além de propiciar a abertura das portas da farmácia 24 horas, ao invés da tradicional “janelinha” utilizada pelos concorrentes.

Os “balconistas” da rede de farmácias Pague Menos possuíam funções diferentes das farmácias tradicionais. Diante de tais fatos, por que as mudanças ambientais afetam a gestão de pessoas de uma organização?

Podemos citar como desafios para alcançar o sucesso na gestão de pessoas de uma determinada organização, a inovação capaz de reduzir custos e aumentar receitas, a flexibilização dos processos de produção e atendimento, a necessidade de se trabalhar com a diversidade, a aprendizagem, a capacidade de resposta rápida às mudanças ambientais e o acompanhamento do fluxo de informações. Neste século

XXI diversas mudanças ambientais como a preocupação maior com o meio ambiente, com o domínio de comunicação e comércio on-line, a concorrência acirrada com empresas diversas, faz com que tenhamos a necessidade de novos perfis profissionais.

2) Com a modernidade trazida pelas mudanças ambientais a Gestão de Pessoas mudou e atualmente deve estar alinhada à estratégia global da empresa. Faz parte da estratégia de recursos humanos, gerir talentos e conseguir o comprometimento dos empregados. Porém, para as organizações transformarem isto em realidade, elas necessitam traduzir estes objetivos estratégicos em políticas e práticas. Assim, cite as três práticas que as organizações devem investir para ENVOLVER seus funcionários.

A) Alinhamento / Orientação: o sistema precisa garantir que os talentos conheçam a seguinte cadeia de valor: os fatores críticos de sucesso da empresa, os valores, a intenção estratégica, as competências da organização, seus objetivos estratégicos da empresa, assim como os indicadores, as metas, os projetos e as competências que estarão sob a responsabilidade do talento;

B) Comprometimento / Incentivo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com