TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adminsitração Publica

Artigos Científicos: Adminsitração Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

O ensaio escrito pelo Presidente americano Woodrow Wilson em 1887 além de ser bastante contemporâneo é instrumento esclarecedor quanto ao significado de Administração como disciplina e também como arte de governar. Ele consegue expressar a constituição da disciplina a partir de uma das tradições de administração pública: a que, a partir do final do século XIX e a partir do século XX, consolidou-se nos EUA a ideia de uma tradição “científica”. Subtrai-se também que tradições distintas caracterizaram a administração pública em outros países: a tradição do Direito Administrativo na Europa Continental; a tradição pragmática prevalecente na Inglaterra e a tradição dos países comunistas.

Wilson também trata do paradigma que marcou a administração pública nos seus primeiros anos de desenvolvimento – baseado na separação entre administração e política. Vê-se através do texto que dessa dissociação decorreu o surgimento de princípios gerais válidos para a administração de qualquer organização, seja ela pública ou privada. Logo, a dicotomia entre administração e política acabou levando a constituição de dois caminhos distintos de desenvolvimento da disciplina: o primeiro correspondeu ao fortalecimento do polo da política, levando à reaproximação entre administração pública e ciência política; o segundo consistiu na consolidação da vertente da ciência administrativa – incluindo teoria organizacional e gestão – o que foi possibilitado pela vinculação de parte dos pesquisadores da área.

A desintegração entre política e administração verifica-se primeiro, porque a prática da política burocrática não repousa exclusivamente nos atributos estruturais da mecânica democrática representativa, se não da crescente predominância decisória da burocracia inserida neste contexto.

Por fim, do texto podemos retirar conceitos bastante modernos para definir o que é Governo: a condução política dos negócios públicos e conjunto de órgãos e de Poderes que se orientam, organizam-se para fins políticos, de comando e direcionamento dos atos de concretização dos objetivos do Estado, logo é também expressão da soberania interna do País, sendo conduta independente, mas política e discricionária. Diferentemente do conceito de Administração, que em sentido formal, é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos de Governo e, em sentido material, é o conjunto de funções necessárias aos serviços públicos. Trata-se, pois, de todo o aparelhamento do Estado, a fim de efetivar as políticas públicas, constituindo-se em conduta hierarquizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com