TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Tese: Agenda 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autodesenvolvimento

Tema: Agenda 21

Minha proposta ao elaborar minha própria Agenda 21 é buscar melhorias em minha casa, através de ações que protejam o meio ambiente.

Alguma das ações abaixo já vem sendo colocadas em prática a alguns anos e tenho notado que com práticas simples, tenho dado minha colaboração para melhorar o meio ambiente.

Pesquisei em minha cidade (Sorocaba/SP) se existiam projetos ou cooperativas que realizassem ações de proteção ambiental, encontrei várias ONGs, uma Cooperativa mantida em parceria com o município e alguns projetos de Universidades que atuam em parceria com a comunidade. Com todas essas informações em mãos elaborei algumas das minhas atividades nos modelos que elas propõem.

Que são:

 Reciclagem de lixo: separo todo o material reciclável e disponibilizo em dias certos para que as pessoas da cooperativa passem retirar.

 Reutilização de óleo de cozinha: junto o óleo utilizado em frituras em galões e depois faço doação desse material para uma cooperativa que o transforma em sabão ecológico.

 Utilização de água de lavagem de roupa: faz muito tempo que deixei de a agua da torneira para limpar a casa. Toda vez que lavo roupas, com a máquina na capacidade máxima, aproveito a água com sabão para lavar banheiros, quintal, garagem. Economizo a água e evito despejar aproximadamente 600 litros de água que pode ser utilizada direto no esgoto.

 Reaproveitamento da água da chuva: em casa existe um sistema de capacitação da água da chuva, uma caixa d’água com capacidade de 500 litros foi colocada em uma calha e com a água captada molhamos as plantas, usamos para descargas, lavagem do carro, etc.

 Destinação correta de resíduos sólidos: pilhas, baterias de celular, componentes eletrônicos, todos tem destino certo, os postos de coleta que descartam esse material de forma correta sem destruir a natureza.

 Economia de água e energia: reduzindo o tempo no banho, deixando de utilizar aparelhos elétricos sem necessidade, como bater um bolo, por exemplo, não preciso necessariamente da batedeira.

 Sacola de tecido: nas idas ao supermercado levo sempre duas ou três sacolas feitas de tecido (calças jeans velhas, por exemplo) para não ter que voltar para casa com uma quantidade imensa de sacolinhas plásticas que não são biodegradáveis.

Meus objetivos com essas ações foram dar uma contribuição para o meio ambiente. É inconcebível a maneira com que a população age em relação aos seus resíduos, o descaso com que tratam seu lixo, o desperdício com a agua tratada. As pequenas ações que utilizo dentro de casa, acabam servindo de exemplo para as pessoas da família e amigos.

Tento incentivar o uso de algumas dessas medidas, como usar a água da máquina, reciclar o lixo, o óleo da cozinha, aproveitar a água da chuva.

Tenho consciência que não vou mudar o mundo, mas a partir do momento em que faço a minha parte, acredito que essa realidade não é utópica.

Ao assistir o vídeo para fazer esse trabalho, percebi que minhas iniciativas tem fundamento. Existem tantas coisas simples

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com