TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Artigos Científicos: Agenda 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste relatório estão inseridas informações sobre como criar um modelo de Agenda 21, tendo em vista o cotidiano e como essas ações podem influenciar na melhoria de vida de cada indivíduo que a considera como meio de aprimoramento do modo de vida sustentável.

Relatório

Para que possamos criar uma agenda 21 pessoal, devemos analisar o ambiente em que vivemos, criando vínculos entre as dimensões econômica, ambiental e social, fazendo com que a eficácia seja mais rapidamente alcançada.

Ações que podemos tomar para tomarmos consciência sobre o papel ambiental, econômico, social e político:

• Ter iniciativa para iniciar um processo de aprendizagem e conscientização.

• Aprender e aguçar o senso crítico para que esses fatores sejam discutidos.

Podemos identificar em uma conversa informal, por exemplo, que essas questões estão sendo deixadas de lado com desculpas de não intervir no direito alheio de escolha, pela própria preguiça ou má forma de expor ideias e opiniões e até mesmo pela própria ignorância.

• Buscar informações a repeito dos assuntos, fazendo com que esses fatores sejam facilmente compreendidos quando questionados;

O senso crítico vem de análises feitas de informações adquiridas.

• Utilizar os recursos oferecidos pela natureza de forma consciente, sem desperdícios e sem exageros;

Como já sabemos, os recursos naturais estão se esgotando e cabem a nós mesmos, humanos, a economizar e aprender a utilizá-los da maneira correta para que os tenhamos por mais tempo.

• Preocupar-se com o cenário político de sua cidade, estado, país e a influência de políticos estrangeiros;

É necessário o interesse em entender os impactos das definições políticas.

• Entender o real significado de economia sustentável e sua importância;

Já foi provado que é possível um país lucrar, tendo uma consciência ambiental. A sustentabilidade econômica é a base de uma sociedade estável e mais justa, além de abrir diversas possibilidades dentro de todos os setores da comunidade. O país que consegue conciliar desenvolvimento econômico com desenvolvimento sustentável se torna livre da dependência de recursos e da concessão de outros países ou uniões econômicas.

A sustentabilidade econômica busca, em primeiro plano, soluções que não sejam caras e que deem resultados rápidos. Mas para que o país possa implantar uma sustentabilidade econômica é preciso contar com medidas estatais ou políticas que sejam favoráveis a todos os setores da economia. Incentivos por parte do Governo que busquem auxiliar as empresas a mudarem suas atitudes e focos.

• Entender e executar as questões sociais;

Saber em que ambiente social estamos inseridos, que tipo de cultura nos pertence e o que podemos fazer para que a vida de outras pessoas sejam beneficiadas pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com