TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Resenha: Agenda 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

A agenda 21, sendo um documento norteador para ações que possibilitem a melhoria da qualidade de vida dos moradores de determinada região, promove melhorias na utilização dos recursos naturais, tendo como um dos principais objetivos a preservação do meio ambiente, priorizando programas de inclusão social, sustentabilidade no meio urbano e rural.

É preciso garantir que todas as pessoas tenham acesso a uma qualidade de vida, com acesso água potável, alimentos saudáveis, usando todos os bens que a natureza proporciona sem comprometer as futuras gerações.

Na agenda 21 global esta estabelecido que “cada autoridade em cada pais implemente uma agenda 21 local tendo como base de ação a construção, operacionalização e manutenção a infraestrutura econômica, social e ambiental local”

É muito importante a criação de uma agenda individual já que cada estado possui suas necessidades diferentes, levando em conta sua realidade local. Na região onde moro o problema maior com relação ao meio ambiente, é lixo que é jogado em qualquer lugar indiscriminadamente na rua, algumas medidas deveriam ser tomadas para solucionar esse problema como:

 Conscientização dos moradores, é uma das maneiras mais importantes no busca de resultados, a mudança de comportamento das pessoas é o primeiro passo.

 Reciclar: hoje se fala muito em reciclagem mais pouco tem sido feito em relação a isso é preciso passar a teoria para á pratica.

 Serviço de limpeza urbana: com armazenamento sanitário adequado. Isso faz com que varias doenças sejam evitadas, diminuindo a mortalidade.

 Coleta seletiva através de locais de entrega e coletada de porta em porta.

 Diminuição da geração do lixo.

 Incentivo ao comercio local para que vendam produtos com monos embalagens.

 Colocar mais lixeiras nas cidades.

 Capacitação e legalização das pessoas que trabalham com a separação e reciclagem do lixo para que tenham mais incentivo para desenvolver um trabalho digno.

 Programa municipal de incentivo aos catadores ambulantes.

 Incentivar as pessoas a levarem suas próprias sacolas para os supermercados.

http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local> e http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local/item/723 >. Acesso em: 20 ago. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com