TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Projeto de pesquisa: Agenda 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A agenda 21, corresponde a um plano de ação e planejamento global para construção de sociedades sustentáveis, que deve ser adotado em nível, internacional, nacional, local e mesmo individual. Partindo do principio de que, tudo para dar certo precisa de uma base forte, chego a conclusão que essa base não anda muito bem, já que eu mesmo não ando contribuindo para uma futura sociedade mais sustentável. O material a mim apresentado para elaboração desse trabalho abriu minha mente de como estamos maltratando o nosso ambiente, ambiente este que devemos nosso bem estar, nossa vida. Como acredito, a mudança deve vir de dentro para fora, eu como centro do meu ambiente devo mudar. Provocando mudanças na minha rotina, provocarei mudanças na minha família e amigos, e ao poucos chegarei numa Agenda Local, sendo esse o grande objetivo da minha Agenda 21 Pessoal, ser um objeto de modificação, de transformação, ao menos o inicio dela.

Desenvolvimento

Começando por corrigir meus erros, começo pelo mais grave o desperdício com a água. Pensei em controlar esse desperdício:

- Mantendo torneiras bem fechadas, eliminando defeitos e vazamentos;

- Ao lavar a louça, racionalizar o processo, enchendo uma pia e lavando toda a louça, para somente depois enxaguá-la;

- Instalar uma cisterna em casa, com captação de água da chuva, podendo usar essa água para limpeza da casa, do quintal, do carro, etc.

- Não deixar a torneira ligada ao escovar os dentes;

- Diminuir o tempo do banho;

Preciso me educar e educar meus pares de que água é recurso limitado, de como é caro produzir água potável, e que esse recurso não se renova por milagre.

Outra grande preocupação minha é com o lixo, de criar formas de reduzir o lixo produzido por minha casa. Cheguei á conclusão de que preciso evitar essas sacolas plásticas de mercado, usando sempre que possível, e se possível sempre, bolsas de compras próprias recicláveis. Devo também evitar produtos em embalagens descartáveis optando pelas retornáveis.

Tenho espaço em meu quintal considerável e que não utilizo, e nele criarei uma pequena horta orgânica, reutilizando matérias que iram ao lixo para montagem e usando o lixo orgânico como adubo.

Notei que o descarte de latas de alumino é muito alto na minha casa, com isso, as doarei para um senhor que conheci que as vende para um centro de reciclagem.

Se gasta muito, pelo desperdício de energia, simplesmente pelo uso desregrado. Estudos indicam que a grande demanda por energia causa grandes impactos negativos ao nosso meio ambiente. O que fazer para diminuir um pouco esses impactos? Economia, essa é a questão!

Seguindo pelos meus erros, encontrei focos de grande economia:

- Utilizava do ferro elétrico, alguns dias, por várias vezes; passarei então, a juntar uma determinada quantidade de roupas e passar tudo de uma só vez.

- Diariamente dormia com a televisão ligada, agora, a programo para desligar automaticamente.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com