TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua

Monografias: Agua. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

Como é feito o tratamento da água até chegar a nossa casa.

Até chegar a torneira de nossas casas, a água passa por uma complexa operação de limpeza:

-Captação- A água que usamos é captada (retirada) de rios , lagos , represas por meio de bombas. Essa água vem com folhas, galhos, bactérias e muita sujeira. Para ficar pura , sem gosto , cheiro ou cor, ela passa por um processo de limpeza que dura cerca de 3 horas. Depois de captada a água é levada por tubulações chamadas adutoras para as estações de tratamento de água.

-Bacia de tranquilização- a água quando chega na estação (ETA) ela está sob forte pressão . Por isto ela passa primeiro pela bacia de tranquilização . A função deste tanque é reduzir a velocidade da água. Nesta bacia á agua sobre um processo inicial de limpeza. Ela passa por grades que retém os detritos sólidos maiores, como troncos , galhos de árvores e até peixes. Aqui neste tanque é jogado cloro para matar vírus, bactérias e outros microorganismos e dissolver metais na água.

Floculação- Nesta terceira etapa, a água passa por canais de coagulação , onde recebe sulfato de alumínio líquido. Este produto serve para desestabilizar as partículas de sujeira e para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila. Nos tanques floculadores de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam formando flocos maiores. Por isto o processo chama floculação

-Decantação – Agua sai dos tanques de floculação e vão para os decantadores, uma espécie de piscina a céu aberto , onde ficam por cerca de 90 minutos. Nos decantadores por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água. A cada duas horas esta sujeira é bombeada para um canal de esgoto.

-Filtragem- Na parte superior dos decantadores a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras e cascalhos de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

-Desinfecção- Nesta ultima etapa a água passa por três processos diferentes e complementares: cloração, alcalinização e fluoretação. Cloração é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças. Alcalinização -é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada que serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.Fluoretação-é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

Finalmente a água é bombeada para a estação de tratamento da água e levada por grandes tubulações para os reservatórios dos bairros onde é distribuída para a população.

Atitudes simples para economizarmos. Nós contra o desperdício

-Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;

- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;

- Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com