TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alteridade; Relativismo Cultural

Casos: Alteridade; Relativismo Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  6.788 Visualizações

Página 1 de 5

Alteridade | Relativismo Cultural

Alteridade é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo homem social interage e interdepende do outro. Especificamente na Antropologia teve uma grande importância, pois a Antropologia da época (século XIX) era predominantemente Evolucionista. Neste contexto surge o Etnocentrismo, que depois será “derrubado” ideologicamente pelo Relativismo Cultural, com sua característica principal, a Alteridade.

Denomina-se Relativismo Cultural a ideologia político-social que defende a validade de todos os sistemas culturais, não considerando nenhum superior aos demais. Acredita-se que todos os elementos culturais, como padrões e valores, são convenientes às sociedades onde são vigentes. Essa corrente defende que não devemos observar as demais culturas baseando-nos nos conceitos ocidentais de ética e moral. Para o Relativismo Cultural as designações de “certo” e “errado” são variáveis em cada cultura, pois são decorrentes das experiências de cada sociedade.

Enquanto o Etnocentrismo é um preconceito, e suas derivações doutrinárias (racismo, evolucionismo cultural, etc...) são ideologias – consciência falsa e falta ciência – o Relativismo Cultural pertence à esfera da ciência.

Surgiu depois que a Antropologia adotou como método a observação participante, isto é, produzir conceitos, construir modelos que dessem conta das diversidades das sociedades e culturas. Cada época tem suas “revoluções científicas”, deslocando a problemática e exigindo nova metodologia que corresponda aos objetos novos que a teoria define.

Relativismo Cultural é, também, teoria: instrumento de análise e meio de produção de conhecimentos que, aplicando-se a outros (etnográficos, históricos, etnológicos) produz novos conceitos, fazendo avançar a ciência tornando inteligível a totalidade do real.

A noção de Relativismo Cultural abrange três significados:

• Todo e qualquer elemento de uma cultura é relativo aos elementos que a compõem, só tem sentido em função do conjunto; que sua validade depende do contexto em que está inserido, de sua posição em meio a outros níveis e conteúdos da cultura de que faz parte.

• As culturas são relativas; não há elemento que tenha caráter absoluto, que seja em si e por si a perfeição. Será certa e boa para a sociedade que a vivencia e à medida que nela se realiza e que a exprime.

• As culturas são equivalentes, portanto não se pode fazer uma escala nem julgá-las como “melhor” e “pior”. O Relativismo não é só uma suspensão de juízo, devido a não se encontrar critério decisivo para classificar as culturas; é mais que isso: afirma positivamente que uma cultura é tão válida como outra qualquer, por ser uma experiência diversa que o ser social faz de sua humanidade. As culturas são variantes, alternativas.

Consequências e repercussões do Relativismo Cultural:

Como se pode prever, suas consequências são diametralmente opostas às do Etnocentrismo e suas repercussões são múltiplas.

• Respeito sincero pela cultura e sociedade dos outros povos. Não só está longe de tomar os costumes alheios como bizarros e grotescos, mas os considerar comportamentos tão dignos como outros quaisquer e vê-los como interessantes e capazes de nos ensinar algo de novo sobre o homem e a sociedade.

• Um cuidado extremo coma objetividade. Cada traço cultural deve ser estudado no contexto da cultura a que pertence e não em referência à do observador. Para isso, tenta-se imergir na cultura diferente para captar o sentido que a organiza. Nossa própria terminologia deve ser abandonada, por exemplo, nas relações parentesco e em outros campos. Xamã não é o mesmo que Feiticeiro, Exu não é Diabo, Tupã não é Deus, Totem e Tabu não tem tradução.

• Recusa de interferir e modificar costumes e tradições de um povo. Não tem sentido querer ensinar a uma tribo a “ser gente”; trata-se de aprender com eles – tal como se aprende um novo idioma – o léxico e sintaxe de sua cultura, descobrir os valores nas belezas dos ritos, nas nuanças da língua, na narrativa dos mitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com