TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente De Negócios No Brasil

Trabalho acadêmico: Ambiente De Negócios No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.733 Palavras (23 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 23

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Orçamentos e sua importância 4

2.1 CONCEITOS SOBRE ORÇAMENTO 4

2.2 TIPOS DE ORÇAMENTOS 5

2.3 ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO 6

2.3.1 ORÇAMENTO OPERACIONAL 6

2.3.1.1 Despesas Administrativas 7

2.3.1.2 Despesas com Pessoal 8

2.3.1.3 Despesas com Vendas 8

2.3.2 ORÇAMENTO FINANCEIRO 9

3 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 12

3.1 BALANÇO PATRIMONIAL 12

3.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESUTADO DO EXERCÍCIO - DRE 12

3.2.1 DRE Projetada 13

3.3 DEMONSTRAÇÃO DO LUCRO OU PREJUIZO ACUMALADO - DLPA 13

3.4 FLUXO DE CAIXA 14

3.5 DEMONSTRAÇÃO DOS VALORES ADICIONAIS - DVPA 14

4 TIPOS DE ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO NO BRASIL 16

4.1 LUCRO REAL 16

4.2 LUCRO PRESUMIDO 17

4.3 SIMPLES NACIONAL 19

4.3.1 TRIBUTOS ALCANÇADOS PELO SIMPLES 19

4.3.2 TRIBUTOS NÃO ALCANÇADOS PELO SIMPLES 20

4.3.3 EMPRESAS ENQUADRADAS NO SIMPLES 21

4.3.3.1 Microempresa 21

4.3.3.2 Empresa de Pequeno Porte (EPP) 21

4.3.4 LIMITES PROPORCIONAIS 21

5 MORTALIDADE DAS EMPRESAS 23

6 BIBLIOGRAFIA 29

1 INTRODUÇÃO

É fundamental para a continuidade de uma empresa, que ela possua organização, planejamento e estratégia. O crescimento, a lucratividade e a manutenção do mercado deve ser buscado sempre.

Baseado nisso, é extremamente importante que o gestor (proprietário ou administrador) lance mão de algumas ferramentas para alcançar seus objetivos. Uma dessas ferramentas, e muito importante diga-se de passagem, é o Orçamento. Conhecido popularmente, mas aplicado de maneira muito simples, o orçamento passa despercebido pela maioria das pessoas e empresas. Orçamento não se trata apenas de comparação de preço como costumeiramente é usado, ele pode ser um instrumento decisivo nas tomadas de decisões e perspectivas de futuro das organizações.

2 ORÇAMENTOS E SUA IMPORTÂNCIA

2.1 CONCEITOS SOBRE ORÇAMENTO

O orçamento, como é conhecido na atualidade, surgiu na administração pública. Desta forma, a administração pública podia planejar suas despesas, controlando assim, sua situação financeira.

Em empresas privadas, o orçamento foi utilizado, primeiramente, por Brown, gerente financeiro da Du pont de Memours, nos Estados Unidos, em 1919. A partir da década de quarenta, o orçamento passou a ser foco de estudos no Brasil. Todavia passou a ser realmente utilizado com certa frequência somente na década de setenta. Mais tarde, com o surgimento da visão gerencial dos negócios, as empresas precisavam de um método para juntar ao plano de negócios – missão, visão, crenças, resultados, estratégias, objetivos e táticas – com suas atividades atuais. Este seria o papel do orçamento empresarial.

Um orçamento é a expressão quantitativa de um plano de ação futuro da administração para um determinado período. Ele pode abranger aspectos financeiros e não-financeiros desses planos e funciona como um projeto para a companhia seguir no período vindouro.

O orçamento empresarial fornece o mecanismo para assegurar a correta medição dos custos e controle das atividades da empresa. Ao mesmo tempo, ele expressa, em termos financeiros, as estratégias e táticas da empresa, isto é, ao se visualizar um orçamento, não só com os numerários, mas também com seus respectivos fins, entende-se aonde e quanto a empresa está aplicando em suas atividades, isto fica mais evidenciado quando se analisa orçamentos sucessivos.

Um orçamento é uma expressão quantitativa formal de planos da administração. O orçamento geral resume os objetivos de todas as subunidades de uma organização – vendas, produção, distribuição e finanças. Quantifica metas para vendas, produção, lucro líquido e posição de caixa e para qualquer outro objetivo especificado pela administração.

A realização do controle orçamentário, isto é, o confronto entre o realizado e o projetado, possibilita quantificar a variação dos recursos estimados para determinado período, e principalmente identificar os motivos que levaram à sua ocorrência, cobrando-se responsabilidades. O controle orçamentário e também sua avaliação possuem algumas finalidades importantes.

Os orçamentos também proveem meios para comunicar as metas a curto prazo da empresa a seus membros, o orçamento é uma ferramenta que força a coordenação das atividades da organização e ajuda a identificar problemas de coordenação. Considerando as inter-relações entre assuntos operacionais, o orçamento pode prover indicação de problemas potenciais e pode servir como ferramenta para ajudar a encontrar soluções para eles. Os orçamentos são preparados para períodos específicos, o que permite aos gerentes comparar os resultados efetivos para o período com os resultados planejados. Assim, pode-se inferir que o orçamento é capaz de identificar problemas, que se transformam em desvios do planejado, com a finalidade de corrigi-los e de evitar sua reincidência.

Outra virtude do orçamento é fazer com que os resultados obtidos na realização das operações se aproximem o máximo possível dos resultados esperados, já que ele serve como guia para o planejamento, ou seja, através do orçamento pode ser alterado tempestivamente, evitando surpresas desagradáveis possibilitando alcançar as metas e os objetivos traçados, originalmente ou adaptados a um novo cenário. Neste caso, pode-se verificar se as estratégias e políticas estão proporcionando os resultados esperados, dentro das situações existentes e previstas.

Por fim, o orçamento pode proporcionar um maior número de informações gerenciais, possibilitando rápida intervenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com