TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente De Trabalho

Dissertações: Ambiente De Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 6

Marketing internacional

O marketing internacional é um conjunto de atividades, destinadas à satisfação de necessidades específicas, que inclui a divulgação e a promoção da empresa exportadora e de seus produtos nos mercados externos.

Disponibilidade do produto

Além das condições efetivas de oferta do produto, o exportador deverá ter em conta as preferências dos consumidores em um determinado mercado, como cor, tamanho, design e estilo.

Além disso, deve-se atentar para:

- materiais utilizados - observância das exigências legais referentes à saúde e segurança;

- desempenho - facilidade de manutenção, durabilidade, credibilidade, força e imagem, resistência a condições específicas;

- especificações técnicas - dimensões, voltagem, durabilidade, etc.

As especificações técnicas podem ser requeridas pelo importador ou pela legislação do país de destino do produto.

Aspectos culturais nas exportações

Os aspectos culturais são de grande importância no processo decisório de compras e vendas internacionais.

Fatores que contribuem para a aceitação do produto

Entre os vários fatores que contribuem para despertar o interesse de consumidores no exterior, podem ser relacionados:

- Preço

O exportador deve levar em consideração, para a definição do preço de exportação, tanto os custos para a sua empresa como os preços praticados no mercado em que pretende colocar o seu produto. Em princípio, o preço de exportação não deverá estar acima do praticado no mercado-alvo.

- Embalagem

A embalagem da mercadoria tem influência importante na aceitação do produto. Nas atuais condições de competição, a embalagem deve tanto servir para proteger o produto como para torná-lo mais atraente para os consumidores.

- Assistência técnica

Para certos tipos de produtos, a assistência técnica tem assumido um papel crucial na competição internacional e pode ser determinante na tomada de decisões do consumidor. A assistência técnica deve proporcionar ao consumidor os seguintes serviços: garantia, instruções sobre a utilização do produto, atendimento a reclamações, reposição de peças com defeitos, reparo e manutenção e treinamento de mão-de-obra especializada.

Canais de distribuição

Canal de distribuição consiste no caminho percorrido pela mercadoria, desde o produtor até os importadores e usuários finais.

Há dois tipos principais de intermediários de vendas no exterior: os agentes e os comerciantes.

O agente é uma pessoa física ou jurídica que atua na transferência de bens e serviços, que, sem assumir a titularidade legal sobre os bens comercializados, recebe comissão por sua participação na operação.

Diversamente, os comerciantes adquirem as mercadorias, isto é, assumem a titularidade e posse legal dos bens comercializados.

Tipos de agentes no comércio exterior

- Agente externo - é um representante do exportador, que possui exclusividade na venda de seus produtos em um determinado mercado. Recebe comissão sobre as vendas realizadas;

- Broker (corretor) - é o agente especializado em certo grupo de produtos ou setor. Costuma ser utilizado em operações que envolvem produtos primários (commodities) e atua, via de regra, nas Bolsas de Mercadorias. Recebe comissão sobre os valores das operações;

- Factor - é o agente que recebe mercadorias em consignação e é pago, igualmente, mediante comissão sobre as vendas realizadas.

Material promocional

No processo de difusão de seus produtos, é de fundamental importância que a empresa invista recursos na elaboração de material promocional de qualidade, bem como em campanhas publicitárias.

Vale salientar que o material promocional deve ser apresentado no idioma do mercado-alvo ou em inglês.

Comércio eletrônico

Nos últimos anos, tem-se intensificado o volume de transações por meio de intercâmbio eletrônico de dados, via de regra entre empresas, dentro de grandes corporações ou entre empresas e setor público.

Para onde exportar?

Uma das principais dificuldades para a empresa que deseja exportar é definir não apenas O QUE EXPORTAR, mas também PARA ONDE EXPORTAR, ou seja, identificar potenciais mercados de destino no exterior.

Formação do preço de exportação

A fixação do preço de exportação deve ser precedida de um estudo detalhado das condições de mercado, de forma a viabilizar a manutenção do esforço exportador, sem prejuízo para a empresa. É elemento fundamental para as condições de competição do produto a ser exportado.

Determinação do preço

A determinação do preço é influenciada por duas forças que atuam em direções opostas. Por um lado, o custo de produção e a meta de lucro máximo tendem a elevar o preço; por outro, as pressões competitivas no mercado internacional induzem à redução no preço.

A estratégia de comercialização do produto também afeta a formação do preço.

Cabe assinalar, ainda, que, em princípio, os preços de exportação não estão sujeitos à verificação por qualquer entidade de controle no Brasil.

No processo de formação do preço de exportação, deve-se primeiramente conhecer e utilizar todos os benefícios fiscais e financeiros aplicáveis à exportação, a fim de se obter maior competitividade externa.

Fatores que influenciam o preço de exportação

- Competidores potenciais;

- Custos de produção;

- Esquemas de financiamento à exportação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com