TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Dos Negócios No Brasil

Exames: Ambiente Dos Negócios No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O excesso de burocracia e a falta de transparência nos serviços prestados pela administração pública aos cidadãos, pessoas físicas e jurídicas, geram enormes perdas que afetam diretamente a competitividade brasileira. O Brasil tem um mercado potencial enorme, mas tem leis e condutas complicadas, e acaba dificultando as operações das empresas.

O alto nível de burocracia que emperra o ambiente de negócios no Brasil ainda está presente em praticamente todos os níveis e setores, capitaneado pela administração pública, que é a pior. Em linhas gerais, a burocracia e o emaranhado de processos são grandes obstáculos à transparência, simplificação e integração de processos. Quando se compara a realidade brasileira com a de outros países, ainda estamos muito atrasados quando o tema tem ligação com os processos que facilitem as licenças e permissões para as empresas. A realidade ainda é mais cruel quando estas dependem do setor público para o cumprimento de suas obrigações tributárias, previdenciárias, trabalhistas e demais operações de autorização.

O Banco Mundial e a International Finance Corporation (IFC) publicam desde 2002 o relatório Doing Business, que avalia a facilidade de realização de negócios em diversos países do globo por meio dos seguintes indicadores: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, obtenção de eletricidade, registro de propriedades, obtenção de crédito, proteção de investidores, pagamento de impostos, comércio entre fronteiras, execução de contratos e resolução de insolvência (fechamento de um negócio, em relatórios anteriores).

O Brasil situa-se na 119ª posição, numa lista de 155 países, nas condições oferecidas para o desenvolvimento de negócios. Evidentemente, a entrada de capital no Brasil promove a evolução da economia brasileira, gera mais negócios e permite a expansão do desenvolvimento do País. Por tal motivo, é de vital importância que se busque não apenas a melhora do posicionamento do País, mas também que o ranking reflita a real e verdadeira situação do ambiente brasileiro de negócios.

Nada mais desgastante na política e na economia do que a inflação, é por essa razão que os governos a elegem como prioridade absoluta na formulação e implementação da política econômica. Além disso, a própria inflação acaba por criar o desemprego, com certa defasagem, ao retirar poder aquisitivo das camadas de renda média e baixa, reduzindo as vendas, produção e investimentos. No mundo todo, a era das reformas já passou. A inflação foi contida e os governos passaram a gastar com mais responsabilidade.

Na microeconomia, para facilitar a vida de quem quer fazer negócios, as regras precisam ser as mais simples possíveis, com a redução da burocracia para abrir ou fechar empresas, pagar impostos, exportar, entre outros. O efeito das reformas microeconômicas depende da expectativa dos investidores, se elas forem interpretadas como sinal de mais avanços em outros campos, os resultados serão muito positivos, se elas forem vistas apenas como manobra publicitária do governo, os resultados serão modestos.

A contabilidade é fonte de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com