TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente & Sociedade

Casos: Ambiente & Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  2.515 Palavras (11 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: SERVIÇO SOCIAL - 5ºSEMESTRE

ADRIANA FERNANDES DOS SANTOS

ADRIANA MARIA NUNES

JÉSSICA VARGAS GOMES

MARIA APARECIDA ALVES DE CASTRO

TÂNIA JANAÍNA GUEDES ROCHA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Bom Jesus da Lapa

2014

ADRIANA FERNANDES DOS SANTOS

ADRIANA MARIA NUNES

JÉSSICA VARGAS GOMES

MARIA APARECIDA ALVES DE CASTRO

TÂNIA JANAÍNA GUEDES ROCHA

Trabalho interdisciplinar, individual, apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito avaliativo para as disciplinas do 1º e 2º Semestre.

Docentes do Semestre: Gleiton Lima; Giane Albiazzetti; Rosane Malvezzi; Rodrigo Trigueiro.

Bom Jesus da Lapa

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................... 04

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................... 05

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................... 10

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................... 11

Introdução

O ser humano é um ser nômade, pois tem a capacidade de se adaptar a locais e situações deferentes. Isso vem desde os tempos primitivos, onde era preciso mudar para regiões diferentes para garantir a sobrevivência. Hoje, apesar das mudanças na tecnologia e formas de sobrevivência, o ser humano vê o processo migratório não como forma de sobrevivência, mais sim, como uma opção de melhoria na sua qualidade de vida. Seja por questões de aperfeiçoamento ou melhores fontes de renda, a migração é impulsionada pelo processo de globalização e auxiliada pelo avanço da tecnologia. Esse processo de migração se torna importante tanto para quem migra, quanto para a sociedade que recebe esse imigrante. No entanto, os obstáculos que o migrante encontra, fazem com que esse processo não se torne simples. Esse pequeno trabalho mostra as novas características dos migrantes, os seus motivos e os problemas que interferem ou impedem o processo de migração.

Desenvolvimento

Os meios de comunicação mudaram a forma como os migrantes se comportam. Não há mais limites geográficos para conter aqueles que acreditam em uma qualidade de vida melhor e melhores salários em outra cidade, região ou até mesmo outro país.

As informações que chegam até nossas vidas plantam a semente da globalização, criam ideias consumistas e o desejo de uma qualidade de vida melhor. Isso interfere na forma de pensar e o impacto causado auxilia no processo migratório de maneiras diferentes. O que gera a vontade e a precisão de mudar para um local mais desenvolvido e com melhores oportunidades.

Alguns problemas como a pobreza a violência e o preconceito estão diretamente ligados a não migração. Muitos optam por não se aventurar em terras estrangeiras por não terem condições financeiras para a viagem ou para se manter até que obtenha um trabalho. Outros decidem não partir por estarem conscientes de que a violência e o preconceito nas grandes cidades são mais intensos contra os imigrantes. Contudo, a expectativa de melhores empregos e salários faz com que as pessoas em sua maioria jovens, optem pela migração. Mesmo sem a certeza de que alcançarão seus objetivos os que o fazem, costumam ocupar cargos inferiores, mas que são financeiramente compensados dispõe de outras vantagens sociais ou possibilitam um progresso profissional.

Em contra partida existe a emigração, que consiste na saída das pessoas para outros locais. A emigração se é benéfica quando faz com que países que possuem poucas opções de emprego amenizem os impactos provocados pelo crescimento alarmante de jovens desempregados. Os quais buscam cada vez mais qualificação em áreas que, na maioria das vezes, é pouco remunerada ou utilizada em suas regiões de origem.

As regiões e países mais desenvolvidos estão direta ou indiretamente ligados com a mão de obra migrante. Tanto nas empresas de grande porte e cargos de alto nível quanto nas microempresas e cargos que não exigem qualificação especifica. Construção civil, agricultura e serviços gerais são as categorias que lideram a lista de oportunidades, pois não são bem vistos como cargo que podem suprir as ambições de quem reside nas cidades mais avançadas. Por conta disso é fundamental que venham pessoas de outras regiões, que em geral são menos desenvolvidas ou mais pobres.

É um fato que a ciência e tecnologia têm avançado a um ritmo frenético neste ultimo século. A internet se tornou uma nova fonte de informação, conhecimento e interação. Os dispositivos se tornam cada vez mais potentes e menores. As pessoas mais conectadas umas com as outras e com o mundo. Com todo esse avanço tecnológico as formas de ensino e aprendizagem vêm sofrendo adaptações que influenciam tanto na forma de pensar como de agir dos que aprendem ou ensinam. E tudo isso acaba gerando uma mudança no comportamento da sociedade. Não é diferente com o perfil dos migrantes.

À medida que o método de ensino avança as pessoas se adequam a ele como forma de tornar a rotina mais pratica e alcançar determinado objetivo da maneira mais rápida e fácil. Instituições de ensino superior e profissional disponibilizam métodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com