TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁGUA, AMBIENTE, SOCIEDADE E SAÚDE

Exames: ÁGUA, AMBIENTE, SOCIEDADE E SAÚDE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  3.400 Palavras (14 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................5

2 ÁGUA .........................................................................................................6

2.1 Ciclo da água............................................................................................7

2.2 Água no Brasil...........................................................................................8

3 O PROBLEMA DA ESCASSEZ DA ÁGUA..............................................8

3.1 Aumento do consumo da Água................................................................11

4 ÁGUA E SAÚDE: PRINCIPAIS DOENÇAS TRANSMITIDAS ATRAVÉS DA ÁGUA....................................................................................................11

5 CONCLUSÃO...........................................................................................13

6 REFERENCIAS.........................................................................................15

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir os aspectos mais atuais envolvidos na relação entre recursos hídricos e a saúde humana. Ao longo do estudo são fornecidos dados sobre o crescimento da degradação dos recursos hídricos nos últimos anos e sobre as consequências desastrosas da poluição desses recursos na saúde das populações, também são apresentados os principais agentes patogênicos de origem fecal que levam a contaminação desses recursos e as respectivas doenças causadas por esses agentes, e por fim são apresentadas ações que evitem a contaminação dos recursos hídricos.

Palavras-chave: água; saúde; escassez da água e ambiente

1 INTRODUÇÃO

A água é o constituinte mais característico da Terra. As suas propriedades quase únicas determinam a natureza física e biológica do Mundo em que vivemos. Como ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a Terra fornece à Humanidade.

Desde os tempos mais remotos que a água assume um papel fundamental no desenvolvimento das populações: na alimentação, na agricultura, na produção de energia, na higiene, na indústria, etc. Sendo que, a localização dos principais agregados populacionais nas proximidades de rios e lagos mostra bem a importância da água de consumo sempre teve na criação de condições de vida mais favoráveis.

Esta preciosa substância, abundante no estado líquido no planeta, apresenta propriedades notáveis; para além de ser um solvente por excelência de muitos sólidos, líquidos e gases, promove a ocorrência de reações químicas de importância crucial para a vida e para o ambiente. Todos os seres vivos que habitam o planeta Terra têm na sua constituição uma apreciável quantidade de água que varia de espécie para espécie, sendo sempre substância predominante nos organismos. E os seres vivos que habitam o planeta, uma vez que são, na sua maioria, constituídos predominantemente por água, experimentam igualmente, em si e nas interações com o meio que os rodeia, reações deste tipo.

A estreita interação dos oceanos com a atmosfera explica o papel central que eles desempenham na regulação do clima, não só pelo controlo da temperatura do planeta, mas também por serem os intervenientes principais no mais importante ciclo biogeoquímico – o ciclo da água. Por outro lado, os oceanos constituem um gigantesco reservatório de dióxido de carbono dissolvido a partir da atmosfera, sendo por isso reguladores do efeito de estufa.

Ao compreender melhor o papel primordial da água, estaremos, com certeza, mais preparados para agir de forma a minimizar o impacto das atividades humanas no ambiente, atitude indispensável ao desenvolvimento sustentado e sustentável. De facto, o futuro da espécie humana e de muitas outras espécies pode ficar comprometido se não houver uma melhoria significativa na administração dos recursos hídricos terrestres.

Todos os anos a procura mundial de água aumenta. Sendo que, um dos maiores problemas da atualidade e do futuro com que a humanidade se defronta é a satisfação da crescente necessidade de água doce por parte da humanidade, sendo a água doce inexistente em quantidade suficientes, tendo em conta o aumento demográfico, a contaminação dos recursos hídricos, as alterações climáticas e a assimetria da sua distribuição.

2 ÁGUA

A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera).

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas. A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:

- 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.

- 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:

- 29,7% aquíferos;

- 68,9% calotas polares;

- 0,5% rios e lagos;

- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março.

A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com