TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisando O Contexto Empresarial

Artigo: Analisando O Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  2.925 Palavras (12 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 12

DSGRS(pode deletar a parte “1º SEMESTRE”)

(POLKNL(pode deletar a parte “1º SEMESTRE”)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS 5

2. FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES 6

2.1 Ambiente Interno 6

2.2 Ambiente Externo 7

2.2.1 Microambiente 8

2.2.2 Macroambiente 9

3. ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO 11

3.1 Capacidade 11

3.2 Pessoas Jurídicas 12

4. A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS 14

4.1. Ativo 14

4.2 Passivo 15

4.3 Patrimônio Líquido 15

CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

INTRODUÇÃO

O mercado competitivo exige das empresas, constante atualização, inovação, busca de conhecimentos e tecnologias avançadas, para se manter sempre em alta competitividade.

A influência da matemática é imprescindível para empresa, pois fornece dados precisos, extremamente necessários para tomada de decisões, além de auxiliar a área econômica e financeira, proporciona exatidão nas análises de riscos, oferecendo maior probabilidade para que os resultados esperados sejam alcançados.

A exposição a mudanças no ambiente podem gerar grandes incertezas. Sendo necessário que o administrador se mantenha bem informado, e conheça todos os aspectos que possam vir a interferir no dia-a-dia da empresa, e assim estar preparado a se adaptar a possíveis modificações e ter alternativas disponíveis, já analisadas, para que essas mudanças não causem grandes impactos negativos na empresa, vindo a prejudicá-la.

Além de conhecer as mudanças do ambiente, a empresa deve buscar estar sempre de acordo com as exigências legais, cumprindo com seus deveres, conforme o Código Civil. A contabilidade é outro fator essencial, pois demonstra a situação em que se encontra a empresa em determinado período, podendo o empresário através de seus relatórios se basear para tomar as decisões adequadas para cada situação.

Diante de todas as exigências do mercado, surge um novo perfil administrador, o polivalente e sistemático, tendo por características, ser flexível, criativo, inovador e de fácil adaptação as mudanças.

1. A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

De alguma forma ou de outra, a matemática têm auxiliado as empresas na tomada de decisões. Através de dados estatísticos, por exemplo, as empresas podem se basear e se preparar para enfrentar possíveis crises, ou então para aproveitar melhor as oportunidades, demonstrando caminhos que possivelmente trarão melhores resultados ou ao menos não causarão grandes prejuízos.

Para Silva (2009), “através do raciocínio lógico alcançado pela matemática os administradores poderão tomar suas decisões financeiras e analisarem os riscos”.

Já segundo Vieira (2009), a matemática faz com que o administrador perceba as aplicações que realmente são úteis na área econômica e financeira, proporcionando a ele, a capacidade de analisar, relacionar, comparar, sintetizar, criar e resolver problemas.

Através da interpretação de dados podemos acompanhar as diversas formas de pagamento de empréstimo, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais, trabalhar com o financiamento de imóveis. É por falta de planejamento e controle financeiro que muitas empresas quebram no terceiro ano de sua existência, apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização. (Silva, 2009)

A matemática permite que se utilizem cálculos e gráficos cada vez mais precisos, afirma Viera (2009), o que possibilita a criação de estratégias de mercado, o cálculo de gastos e a definição de metas a serem alcançadas. Portanto, percebe-se que a matemática é um elemento muito importante, tanto na conferência contábil, quanto em análises de mercado, tomada de decisões ou planejamento econômico da empresa.

2. FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

Uma organização poder ser entendida, segundo Silva (2010), “como um conjunto de recursos integrados em um sistema para atingir determinado conjunto de objetivos”.

De acordo com o site Wikipédia (2011), “ambiente é o conjunto das substâncias, circunstâncias ou condições em que existe determinado objeto ou em que ocorre determinada ação. O ambiente de uma empresa é dividido em ambiente interno e ambiente externo.

2.1 Ambiente Interno

“O ambiente interno da organização é o que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização”, afirma o site Stratégia (2011). Na análise do ambiente interno colocam-se em evidência os pontos fortes e fracos da empresa:

• Ponto forte: É a diferenciação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (variável controlável).

• Ponto fraco: É uma situação inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial (variável controlável). (site Stratégia, 2011)

Além de identificar os pontos fortes e fracos também devem ser considerados os pontos neutros em determinado momento, que pelo planejamento ser um processo dinâmico, com o tempo são enquadrados por pontos fortes ou fracos.

Seguem, ainda conforme o site Stratégia, alguns fatores que devem ser levados em consideração para a definição do ambiente interno da empresa:

• Aspectos organizacionais: rede de comunicação; estrutura da organização; registro dos sucessos; hierarquia de objetivos, política, procedimentos e regras; habilidade da equipe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com