TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Das Demonstrações

Trabalho Escolar: Analise Das Demonstrações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  11.796 Palavras (48 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 48

1 INTRODUÇÃO

A avaliação do desempenho de uma empresa pode ser feita de diferentes maneiras, partindo da qualidade se seus produtos, responsabilidade social, atendimento entre outras, sendo que as demonstrações financeiras oferecem uma série de dados sobre a empresa dentro das regras contábeis. A análise de balanço e demonstrações de resultados, transforma esses dados em uma ferramenta muito eficiente para se manter o controle financeiro, sendo grande importância para qualquer empresa, independente de seu ramo de atuação.

È nítido que a macroeconomia tem bastante influencia na continuidade de qualquer entidade, porém não se pode defini-la como sendo a única, determinante, se fazendo necessário averiguar as demais causas para o fracasso empresarial que estão vivendo muitas das empresas instaladas em nossa cidade.

Muitas empresas de Mossoró não conseguem identificar a situação econômico-financeira de si mesmas, o que torna mais dificultoso o processo da tomada de decisão em curto prazo. Portanto é necessário utilizar analise, para saber identificar tanto sua capacidade de liquidez, endividamento como também de solvência.

É importante ressaltar que a entidade não precisa somente da análise financeira como também de um profissional contador capacitado, pois este realizará a analise das demonstrações contábeis e as demais envolvendo todos os departamentos da empresa, que desta forma fornecerá os fundamentos para decisões futuras ou imediatas da entidade.

Segundo MATARAZZO (1998, p.19), “os relatórios de analise devem ser elaborados como se fossem dirigidos a leigos, ainda que não sejam destinadas a estes, isto é, sua língua deve ser inteligível por qualquer administrador de nível médio, gerente de banco ou gerente de credito” isto implica dizer que o analista deve usar uma linguagem descomplicada utilizando diversos meios e métodos para facilitar o entendimento de complexas conclusões. Considera-se ainda análise como uma ferramenta de grande importância para acionistas, empresas, bancos, investidores, credores e muitos outros usuários.

Entre as indispensáveis ferramentas contábeis, a análise das demonstrações contábeis se destaca, pois representa em uma técnica que realiza o estudo, comparação e interpretação dos demonstrativos contábeis da empresa. O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício são as principais demonstrações; o Balanço Patrimonial relata a situação patrimonial da empresa em dado momento e a Demonstração do Resultado do Exercício mostra o resultado que a empresa alcançou no exercício.

Em relação ao exposto, no presente trabalho serão auferidos dados das demonstrações contábeis do período de 2011 a 2013, os quais serão utilizados para calcular os índices. Com a conclusão dos cálculos será analisada a situação da empresa nos períodos descritos, inferindo projeções futuras. A metodologia estará em concordância com o escopo do estudo no intuito de ser atingido o objetivo.

Segundo Marion (2009) a análise das demonstrações contábeis é tão antiga quanto à própria contabilidade.

No final do século XIX, com a chegada dos banqueiros, houve imprescindibilidade de informações mais claras e precisas para a permissão de empréstimos e financiamentos.

A análise das demonstrações contábeis é importante para determinar o desempenho da gestão financeira, econômica e patrimonial da empresa. É possível ainda realizar comparações com o segmento em que a empresa está inserida, possibilitando que os gestores tomem decisões, como por exemplo, aumentar ou reduzir investimentos, aumentar o capital ou conceder recursos, expor ou limitar as operações e obter uma perspectiva para o futuro.

Por meio do presente trabalho, questiona-se: Será que a análise financeira é uma ferramenta que serve para uma boa gestão, como também uma melhor tomada de decisão e sem ela as empresas tendem ao fracasso?

Desta forma o objetivo geral é evidenciar a importância da analise financeira utilizando o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício nos anos de 2012 a 2014 dentro das empresas de Mossoró-RN.

Tendo como objetivos específicos da pesquisa elaborar um breve histórico sobre a origem da analise financeira e seu desenvolvimento,definir o conceito e objetivo de analise das demonstrações contábeis,mostrar como funcionam os índices de liquidez, solvência e endividamento, mostrar como Funciona fluxo de caixa pelo modo direto.

Em virtude das necessidades das empresas de obter informações rápidas, o tema justifica-se para sócios e administradores, por evidenciar os benefícios obtidos com a análise das demonstrações contábeis. As referidas análises possibilitam tomar com mais seguranças decisões de como: elevar ou restringir investimentos e suas operações como comprar e vender a vista ou a prazo, aumentar o capital, emprestar recursos, verificar as condições de prover remuneração por um tempo prolongado e se há capacidade de aumentar o nível emprego na referida empresa, promoções e até mesmo aumento da remuneração. A empresa obterá mediante a análise, sua posição econômico-financeira hoje e o progresso do seu patrimônio no período analisado.

Deste modo, o trabalho foi realizado com suporte teórico em pesquisa bibliográfica relativa ao assunto em questão. Observados diversos autores, de forma a esclarecer o tema proposto e sua importância como ferramenta de apoio à tomada de decisão, cada procedimento será planejado em função dos objetivos específicos e os passos usados para coleta de dados.

O presente trabalho também contou com pesquisa quantitativa a partir de um estudo de caso sendo seus resultados analisados ao final do trabalho.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 HISTÓRICO DA CONTABILIDADE

A biografia da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. A origem da Contabilidade está ligada a obrigação de registros do comércio. A prática do comércio não era exclusiva, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. A permutação de bens e serviços era seguida de simples registros ou relatórios sobre o evento. Mas arrecadação de impostos já se fazia com escritas, embora limitada.

Diante do aumento de sua riqueza o homem começava a se preocupar em saber quanto poderia render e de como aumentar seu patrimônio. Foi o pensamento no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.4 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com