TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise das Políticas de Permanência da UNICAMP

Por:   •  24/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 8

Bianca Barboza Lino

RA: 213688

Analise das Políticas de permanência da UNICAMP e seu impacto sobre realidades historicamente desiguais entre alunos de escolas públicas e privadas.

Objetivo

Serão analisados dados sobre a implementação das políticas de permanência da UNICAMP, precisamente, os seguintes auxílios ofertados pela universidade, BAS (Bolsa Auxilio-social), BAT (Bolsa Auxilio alimentação e transporte), Auxílio-moradia e o PME (Programa de Moradia Estudantil), em paralelo com outros auxílios como a BITA (Bolsa Isenção de taxa alimentação) e a bolsa emergencial. Além disso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco alunos contemplados por esses auxílios, para análise do seu desempenho a partir de sua própria ótica, e sua consideração sobre a possibilidade de evasão.

O estudo procura fazer um link entre os conceitos presentes nos textos estudados durante o curso até o momento, em especial, conceitos trazidos por Condorcet e Bourdieu, como a instrução publica como um direito e dever do estado para a independência entre os homens e a importância do capital cultural como divisor de águas, entre aqueles que o obtém e aqueles que precisam conquista-lo, determinando seu êxito ou fracasso no mundo acadêmico. A pesquisa procura responder a hipótese de que o capital cultural tem sido determinante para o acesso de alunos de baixa renda, e consequentemente do ensino público, ao ensino superior público de qualidade.

A pesquisa procura também analisar, a partir da ótica de Bourdieu, quais são os fatores determinantes para a perpetuação das desigualdades sociais presentes no ensino e na disputa por vagas em uma instituição pública, a partir do diálogo com cinco casos de ex alunos da escola E. E. Maria Pires em São Bernardo do Campo, como um recorte possível para análise de alunos de escolas públicas egressos do ensino médio que não ingressaram em uma universidade pública, a pesquisa será feita por meio de entrevistas, com questionário semiestruturado, cujo objetivo é entender suas motivações, tendo em vista que como estudado em Bourdieu nossas aspirações e as de nossos pais, fator muito importante na determinação do nosso futuro acadêmico, são guiadas pelo que é tido como possível ou dentro das nossas possibilidades disponíveis, assim a pesquisa seguirá por esse viés onde um capital cultural pobre, e uma política estudantil que perpetua desigualdades ao esperar que alunos de meios sociais distintos e com oportunidades distintas, tenham desempenhos iguais, acaba por reproduzir desigualdades. A pesquisa busca debater sobre esses temas e ouvir os atores como meio para atualizar essa realidade.

Justificativa

A relevância da pesquisa se dá pela tentativa de abarcar a hipótese “A forma como se dão as políticas de permanência e o que leva a que existam, acabam muitas vezes por perpetuar desigualdades” e procura abarcar também o que leva a que alunos egressos do ensino médio público, não continuem seus estudos também em uma universidade pública.

Quebra de Página

Como lido no texto de Sechi, percebemos que o que determina uma política pública não é que ela seja necessariamente feita por governantes, ou seja, uma política governamental, para ser considerada uma política pública está deve em primeira estancia corresponder a tentativa de resolução de um problema público, ainda que o foco em políticas governamentais seja maior devido ao seu poder de controle dos recursos do país, e a sua capacidade de fazer políticas que sejam mais abrangentes e duradouras.

Fica evidente que as políticas de permanência foram criadas com esse objetivo, isto é, resolver um problema público, cujo finalidade é atenuar a evasão de alunos de baixa renda e com defasagens no ensino, que oriundos de escolas públicas com poucos recursos se veem muito aquém do desempenho esperado e encontram dificuldades para se manterem, muitas vezes em outra cidade, ou estado.

A pesquisa busca agora dar um passo além, com o objetivo de perceber até que ponto essas políticas se efetivaram e conseguiram de fato ter impacto sobe a evasão de alunos de escolas públicas em universidades públicas, e de que maneiras essas políticas precisam e podem ser melhoradas, em quais aspectos elas se efetivaram e em quais ainda existem lacunas. A pesquisa procura também paralelamente, e por meio de casos de uma escola especifica E. E. Maria Pires, em São Bernardo do Campo (por questões de viabilidade da pesquisa) analisar qual é o futuro de alunos egressos do ensino médio público, o objetivo da pesquisa é entender por que estes alunos não estão na universidade pública.

Dentro dessa questão a pesquisa procura abarcar o tema das super seleções em escolas públicas, como se dão? Por meio de vestibulares? Ou ainda antes, durante o próprio ensino ao receberem incentivos, ou não, de professores e familiares que notam suas “aptidões”. Quem são estes “super selecionados”? O que os distingue dos outros alunos? Teria alguma relação com o capital cultural adquirido?, membros da família que tenham completado o ensino superior ou uma relação puramente monetária? Como se dá o seu ingresso nas universidades públicas? Estariam equiparados aos alunos do ensino privado? Como se dá essa relação com a implementação das cotas?

Este é um problema público, do ponto de vista em que afeta uma parcela grande da sociedade que reivindica medidas, problema que está muitas vezes associado a baixa renda, falta de informações e de oportunidades, de forma que o acesso ao ensino superior de qualidade não é acessível a todos igualmente, sendo muitas vezes um universo restrito a uma determinada camada social. De modo que as próprias políticas de permanência e cotas, foram criadas a partir de uma demanda da sociedade, o que demonstra a relevância do tema para o coletivo.

A pesquisa procura analisar uma política pública de permanência estudantil, o que evidencia sua relevância para o tema da educação e para a universalização da mesma, essa política procura atenuar as desigualdades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com